Uma 'ragazza' na Serie A1

A guarda-redes Greta Ganassi foi este sábado chamada por Massimo Barbieri para o jogo do Scandiano em Sarzana. Foi a segunda chamada da jovem de 19 anos esta semana ao principal campeonato italiano.

Uma 'ragazza' na Serie A1

A recuperação de Igor Alves, guarda-redes d'Os Tigres, para a partida deste sábado com o Riba d'Ave evitou uma situação caricata. Sem poder contar com Pedro Santos, a equipa de André Luís poderia ter de se apresentar sem nenhum guarda-redes sénior, dado que podia apresentar o mínimo de sete jogadores - não descriminados na sua função - exigidos.

Em Itália, o Scandiano, fustigado por casos positivos de SARS-CoV-2, viu-se privado do seu habitual titular Luka Hernandez no início do ano. E o surto alastrou à equipa "B"...

Assumiu a baliza o habitual suplente Matteo Vecchi, de 17 anos. Frente ao Correggio, no dia 9, o suplente foi Leonardo Ruini, de apenas 14 anos. Depois, "saltou" para o banco um guarda-redes mais experiente. Greta Ganassi, de 19 anos, foi chamada pelo treinador Massimo Barbieri.

A guarda-redes da equipa feminina do Scandiano foi chamada aos jogos do principal campeonato italiano, a Serie A1, com o Monza, a meio da semana, e este sábado, com o Sarzana, com repercursões mediáticas em Itália.

O campeonato feminino italiano tem pouca competição, e esta temporada - com meras seis equipas - ainda só teve uma jornada realizada, já neste mês de Janeiro. Mas a selecção costuma apresentar-se forte, aparentemente a controlar a lógica.

O crescimento das jogadoras é feita com a integração - efectiva, para lá do papel - em todos os escalões de formação e não é raro encontrar atletas femininas nas competições secundárias habitualmente reservadas aos homens. Na Serie A1, o caso de Greta Ganassi, não sendo o primeiro, é uma excepção. Mas a mediatização desta chamada fará outras jogadoras, que vão ombreando com outro jogadores noutras categorias, sonhar...

Na pista, sem argumentos perante inúmeras ausências, o Scandiano foi derrotado em Sarzana por 6-1 e mantém-se no penúltimo lugar da classificação da Serie A1, com cinco pontos em 13 jogos disputados.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Novo calendário a contar com retoma no Carnaval

Novo calendário a contar com retoma no Carnaval

A FPP aponta a retoma competitiva ao Carnaval e já definiu nova calendarização das provas, com alteração no modelo competitivo da III Divisão. A final da Taça está agora apontada a 25 de Abril.