Reus 'vira' em Vendrell e ganha lugar de cabeça-de-série

Reus 'vira' em Vendrell e ganha lugar de cabeça-de-série

Em jogo em atraso da primeira volta, o Reus 'virou' de 4-2 para 4-5 em Vendrell e assegurou a primeira vitória pós-casos de CoViD e um lugar como cabeça-de-série na Taça do Rei. #OkLiga #CopaDelRey

O SARS-CoV-2 obrigou o Reus a parar praticamente um mês. E o regresso não tem sido fácil.

Os "rojinegros" perderam com Calafell (5-4) e Caldes (2-3), ambas com uma primeira parte desastrosa, obrigando a correr atrás do resultado. Em Vendrell, com um lugar como cabeça-de-série na Taça do Rei em causa, o "filme" foi praticamente o mesmo, mas a equipa de Jordi Garcia terminou com motivos para sorrir.

A equipa agora orientada por Xavi Ferrer está empenhada em fugir aos lugares de despromoção e tem somado pontos. Frente ao Reus, o Vendrell viu-se a perder logo no primeiro minuto, com um tento de Marc Julià, e voltou a estar em desvantagem quando Romà Bancells desfez a igualdade que Xavi Crespo lograra.

Depois, com o Reus a repetir a falta de foco que o tem obrigado a ir atrás do prejuízo, o Vendrell - mesmo sem Pablo Del Rio, que está cedido pelo Reus - fez o 2-2 ainda na primeira parte, por Francisco Fernandez. No arranque da segunda, Xavi Crespo bisou para o 3-2. E, a nove minutos do fim, Jan Escala ampliou para 4-2.

Era um "filme" já visto para os de Jordi Garcia. E com pouco tempo para jogar e sem Àlex Rodriguez, a cumprir castigo por ter completado uma série de cinco azuis.

Então, o capitão  deu o exemplo. Já nos derradeiros cinco minutos, Joan Salvat reduziu. E fez o empate. A minuto e meio do fim, o madrileno Pablo Najera consumava a reviravolta.

Cabeça-de-série por diferença geral de golos

A vitória em Vendrell vale ao Reus um lugar como cabeça-de-série na próxima Taça do Rei, a realizar em Junho. No sorteio, os quatro primeiros - Liceo, Barcelona, Caldes e Reus -, cabeças-de-série não se poderão defrontar nos quartos-de-final.

O Reus termina a primeira volta com 32 pontos, tantos como Caldes e Lleida. Ao contrário do que o HóqueiPT anunciou anteriormente, o critério de desempate não é o confronto directo entre as três equipas (que deixaria o Reus em quinto), mas antes a diferença geral de golos. Nesse particular, o Caldes somava uma diferença de 16, o Lleida de 13 e o Reus de uns avassaladores 39. Que agora até passam a 40.

Uma vaga

Entretanto, faltam dois jogos da primeira volta, ambos com o Calafell como interveniente. Esta quarta-feira, 17 de Fevereiro, a equipa de "Xano" Edo recebe o Palafrugell e a 17 de Março desloca-se a Girona.

Qualquer das três equipas ainda pode conquistar a vaga em aberto (que actualmente é do Girona), sendo que as contas mais complicadas são as do Calafell. Os pupilos de Pere Varias têm de vencer os dois jogos conseguindo anular uma diferença de 17 golos (!) que tem para o saldo do Girona.

Em risco está ainda o lugar do Noia, sétimo. Mas, para perderem a vaga, Girona e Palafrugell teriam de vencer o Calafell, tendo os alvinegros de vencer por 11 golos (!).

OK Liga - Primeira volta

Jogos em atraso

• Calafell vs. Palafrugell • 17.Fev • 20h45

• Girona vs. Calafell • 24.Fev • 21h

Classificação

1º Liceo (43 pontos / 15 jogos)

2º Barcelona (40 / 15)

3º Caldes (32 / 15)

4º Reus (32 / 15)

5º Lleida (32 / 15)

6º Voltregà (21 / 15)

7º Noia (20 / 15)

8º Girona (19 / 14)

9º Palafrugell (17 / 14)

10º Taradell (14 / 15)

11º Igualada (13 / 15)

12º Calafell (13 / 13)

13º Lloret (12 / 15)

14º Vendrell (11 / 15)

15º Vic (10 / 15)

16º Mataró (5 / 15)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia