Águias e dragões na Final Four

Águias e dragões na Final Four

Benfica e Porto carimbaram este fim-de-semana o passaporte para a Final Four da Liga Europeia.

Pese as derrotas na primeira mão dos quartos-de-final, águias e dragões vão repetir a presença nas meias-finais da mais importante prova europeia de clubes.

O Benfica registara em Reus a maior derrota dos jogos da primeira mão, trazendo uma desvantagem de três golos para recuperar. Sempre balanceados no ataque e contando com Guillém Trabal inspirado para ir mantendo vivo o sonho, os encarnados chegaram ao intervalo empatados a um, longe das meias-finais. Mas, na etapa complementar, João Rodrigues juntou dois golos ao da primeira parte e Carlos Lopez selou a menos de meio minuto do final a igualdade na eliminatória. A contenda seria resolvida já na segunda parte do prolongamento, com o golo de ouro do capitão Valter Neves.

O Porto tinha um golo para recuperar na Corunha e não se fez rogado. Entrou decido e chegou a estar a vencer por 0-3 e depois por 1-4 mas a habitual resiliência da equipa do Liceo levou o jogo para prolongamento com um 3-4 no marcador. Na lotaria dos penaltis, os dragões adiantaram-se logo ao primeiro remate por intermédio de Tiago Losna que deu o mote para o que Hélder Nunes confirmou, juntando mais um golo aos três que já apontara no tempo regulamentar. Sem conseguir bater Edo Bosch, o Liceo ficou assim afastado da Final Four pelo segundo ano consecutivo depois do título em Lodi em 2012.

Á semelhança da época passada, o adversário do Benfica nas meias-finais será o Barcelona. Com uma difícil vitória em Valongo para consolidar, os catalães chegaram ao intervalo a vencer por 2-0 e entraram na segunda parte com o terceiro. O Valongo ainda reduziu – por André Azevedo – mas, perante os seus adeptos, o Barcelona disparou para o 7-1 que sela a sua presença na Final Four.

Quando já se perspectivava uma reedição total das meias-finais do ano passado em que, para além de um Benfica – Barcelona, houve um Porto – Valdagno, eis que o Vendrell estragou os planos aos transalpinos. Os vencedores da edição do ano passado da Taça CERS e recentemente coroados vencedores da Taça do Rei pela segunda vez consecutiva, tinham sido vergados a uma derrota por 4-6 no seu terreno na primeira mão mas entraram para a história em Itália. Os pupilos de Guillém Cabestany chegaram ao intervalo a vencer por 1-4 e na segunda parte geriram a resposta do Valdagno. Com uma vitória por 4-7, carimbam, na primeira participação na Liga Europeia da história do clube, a primeira presença na Final Four.

A Final Four realiza-se a 3 e 4 de Maio em local a designar.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Ferran Font no lugar de Barroso

Ferran Font no lugar de Barroso

Pedro Alves dos Santos

Xavi Barroso não vem

Xavi Barroso não vem

Pedro Alves dos Santos

Barcelona oficializa candidatura

Barcelona oficializa candidatura

Pedro Alves dos Santos