Um histórico de regresso

Um histórico de regresso
Fotos: Luis Velasco Hevia
Video: Sac i Ganxo, CherryMrLee

E, de repente, o Voltregà chegou-se à frente para o lote de candidatos à conquista da Taça do Rei. A equipa de Sant Hipólit recebeu nos dois últimos jogos em casa os líderes Barcelona e Liceo e venceu os blaugrana - infligindo-lhes a primeira derrota da época - e empatou com os galegos, num jogo com quatro golos para cada lado. No lançamento da Taça do Rei, Daní Rodriguez relativiza a importância destes resultados. "Fizemos grandes jogos com o Barça e o Liceo, mas isso é passado. Agora temos de olhar em frente e dar tudo para vencer o Reus, porque os jogos que passaram já não contam", frisa ao HóqueiPT.

O Voltregà é um dos históricos do hóquei espanhol. Com cinco Taças do Rei conquistadas, é no entanto o mais infeliz na história das finais, contando com um recorde de 13 (!) perdidas.

No ano passado, a equipa de Ricard Ares cairia nos quartos-de-final com o Reus num encontro que reeditam - mas procurarão vingar - este ano. O jovem atacante Alex Rodríguez frisa que são situações distintas. "O ano passado chegámos à Taça depois de uma ausência de 11 anos. Era um prémio para o grande trabalho que fizemos na primeira volta da OK Liga. Este ano é tudo diferente porque vamos para ganhar a Taça. Na nossa cabeça está este jogo contra o Reus e vencê-lo para chegar às meias", ambiciona.

Eric Vargas
Eric Vargas

Eric Vargas partilha a perspectiva de Alex. "Na temporada passada fomos para disfrutar, acabando por não a disputarmos como deveríamos ter feito", reconhece, partilhando também a ambição do seu colega. "Esta temporada é para ganhar. Passo a passo, claro. Vamos fazer tudo para ganhar ao Reus e poder dar uma grande alegria aos nossos adeptos, que estão sempre ao nosso lado, dando tudo, e merecem ser recompensados por nos seguirem da maneira que seguem", admite.

Daní Rodriguez
Daní Rodriguez

Os adeptos e a claque de apoio à equipa estão sempre presentes no discurso dos jogadores do Voltregà. "A Sac i Ganxo estará connosco até à morte. São muito importantes e de certeza que farão com que joguemos em casa, ainda que seja em Blanes", sublinha Dani Rodríguez, um dos mais consagrados do plantel azul-e-branco, numa opinião reforçado pelo seu irmão, Alex. "Não é uma frase feita a de que os adeptos são o sexto jogador. No nosso caso, temos todo um povo por trás, a puxar por nós nos jogos, e foram a chave para a vitória contra o Barcelona ou o empate com o Liceo. Esperamos muita gente nossa na Taça", deseja.

Alex (mais novo) e Daní (mais velho) são irmãos. Mas o clã Rodríguez de Sant Hipólit não se fica por aí. Carles nasceu pelo meio e também deu jogador. O ano passado esteve no SHUM da Primera División mas este ano optou por uma equipa que milita nos campeonatos da Catalunha.

O Reus é uma das melhores equipas da OK Liga mas o crescimento sustentado do Voltregà permite acalentar uma vitória. "Acredito que somos melhores do que no ano passado e, estando a 100%, tudo é possível. No ano passado era um prémio estar presente na Taça. Este ano queremos ganhá-la", ambiciona o guarda-redes Roger Torello, protagonista de uma assombrosa exibição com o Barcelona para a OK Liga.

Roger Torello
Roger Torello

Também Ricard Ares acredita no projecto do clube e no sucesso nesta Taça. "Estamos a crescer como clube e como equipa. Todas as temporadas damos pequenos passos. Na última temporada, conseguir participar na Taça foi um progresso e nesta trabalhámos e crescemos para sermos competitivos. Fomos capazes de vencer equipas grandes e vamos tentar ganhar ao Reus", promete o treinador do conjunto azul-e-branco, lembrando que o Voltregà já venceu o Reus esta temporada. "Já os vencemos na OK Liga, controlando as suas virtudes nas transacções e neutralizando as características individuais especificas de cada um deles. E, acima de tudo, pondo muita intensidade no nosso jogo", recorda.

Ricard Ares
Ricard Ares

Alex Rodríguez, um talento que se afirma

A aposta do Voltregà, clube com centenas de jovens na formação, passa pelos jogadores da casa. "A cultura de usarmos jogadores da casa tem dado frutos e grandes jogadores", sublinha Ricard Ares.

Um deles, já uma certeza em Espanha, será Alex Rodríguez. Com 21 anos, Alex é o melhor marcador do Voltregà e um dos destaques da Liga, tendo sido associado a um interesse do Barcelona. Para já não passa de rumor e o jogador só pensa em ajudar a equipa. "Não penso no que dizem de mim. Tento render o máximo e dar o melhor de mim mas nunca para agradar aos outros", afirma, reconhecendo um bom momento. "Sinto-me bem e acredito que estou a trabalhar bem na OK Liga. Vamos ver como corre esta Taça. Para mim vai ser especial e espero ajudar os meus colegas a chegar o mais longe possível", deseja.

Alex Rodríguez
Alex Rodríguez

Quem se destacará nesta Taça? Fala quem sabe…

Eric Vargas venceu a 20ª jornada da OK Manager, passatempo promovido pela Federação Espanhola, com um recorde de pontos. Num jogo em que vence quem escolhe os jogadores que se distinguem em cada jornada, o HóqueiPT desafiou Eric a fazer um cinco para a Taça do Rei. "Os jogadores que destacaria, sem mencionar os do jogo entre Reus e Voltregà, que acredito será decidido pelo trabalho de grupo e não individualidades, são Aitor Egurrola (Barcelona), Martín Payero (Cerceda), Josep Lamas (Liceo), Mia Ordeig (Vic) e Sergio Miras (Vendrell)", vaticina. Decididamente um cinco que poucos treinadores desdenhariam.

"¡Jo soc Panchito Velazquez!"

Os dias que antecederam a Taça do Rei ficaram marcados por um extraordinário vídeo de apoio ao Voltregà que a claque Sac i Ganxo, uma das mais fervorosas (e criativas) de um hóquei espanhol a que vai faltando alguma paixão nas bancadas.

Os grandes rivais dos Sac i Ganxo são os Vigatans 1705, claque de apoio ao Vic. A rivalidade é no entanto encarada com espirito desportivo e quase sempre recorrendo ao humor.

"Demonstraram que nesta ocasião não nos vão falhar", comenta o guarda-redes Roger Torello que em Sant Hipólit tem literalmente as costas guardadas pela claque. E reconhece a sua importância. "São o sexto homem da equipa. Sem eles perdemos força mas, para nossa sorte, nunca nos falham", reitera.

#VIDEO1

Como chega o Voltregà à Taça do Rei

Posição na OK Liga: 7º.

Performance na OK Liga: 9 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, com 71 golos marcados e 61 sofridos.

Contra o Reus Deportiu: Vitória 2-1 em casa (18 Out), derrota 5-4 fora (3 Fev).

Último jogo: Derrota 4-2 em Vic.

Momento: Uma derrota.

Melhor marcador: Alex Rodriguez.

Taça do Rei: Presente em 18 finais, conquistou "apenas" cinco.

Taça do Rei 2014: Derrota nos quartos-de-final (2-5) com o Reus.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Em busca da 'vintena'