Datas de arranque definidas, com 'conflito de agenda'

Datas de arranque definidas, com 'conflito de agenda'

A FPP anunciou em comunicado as datas pretendidas para o arranque das primeiras provas do calendário nacional em 2021/22. A data da Elite Cup volta a "bater" com a da europeia Taça Continental. #EliteCup #TaçaContinental #PrimeiraDivisão #NacionalFeminino

A Federação de Patinagem de Portugal divulgou as datas pretendidas para o arranque de várias provas na nova temporada, ficando apenas sem data prevista de arranque as Taças de Portugal (no masculino e feminino) e os campeonatos nacionais de Sub-23, Sub-19, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.

Sendo de realçar que, dado o cancelamento da Taça de Portugal de seniores masculinos, não haverá Supertaça António Livramento pela segunda temporada consecutiva, o início do Campeonato Nacional da I Divisão está apontado a 25 de Setembro, e o arranque das II e III Divisão ao fim-de-semana seguinte, de 2 e 3 de Outubro.

No feminino, a Supertaça (porque a Taça se vai realizar) está apontada a 31 de Outubro, iniciando-se o Campeonato no fim-de-semana seguinte.

Elite Cup vs. Taça Continental

No seu calendário, a FPP inclui, como no passado recente, a (ainda) oficiosa Elite Cup, apontando o início da prova - que tradicionalmente dura três dias - a 16 de Setembro. Tal "bate", mais uma vez, com a data anunciada pelo comité técnico europeu para a realização da Taça Continental, a 18 e 19.

Sendo ainda totalmente desconhecidos os moldes das competições europeias em 2021/22 (ou sequer se existirão...), a data para a Taça Continental foi anunciada em Fevereiro, mas terá agora sido ignorada na definição da data da prova que desde 2016 reúne os oito mais bem classificados da última edição da I Divisão.

Em 2018, o Sporting conquistou uma Elite Cup orfã de Porto e Óquei de Barcelos, por
Em 2018, o Sporting conquistou uma Elite Cup orfã de Porto e Óquei de Barcelos, por "culpa" da Continental.

A coincidência de datas aconteceu também em 2018, quando, em Portimão, a Elite Cup não contou com a presença de Porto (finalista da Liga Europeia) e Óquei de Barcelos (vencedor da Taça WSE). Na altura, a Elite Cup foi agendada para 28 a 30 de Setembro dado que os regulamentos da WSE previam que a prova europeia fosse realizada "no início de cada época desportiva, num fim-de-semana de Outubro"), mas o habitual atropelo regulamentar nos organismos do Hóquei em Patins marcou a prova para 29 e 30 de Setembro.

Em 2019, a prova europeia que desde 2017 junta os finalistas da Liga Europeia e da Taça WSE voltou a ter lugar em Setembro (a 28 e 29), com Sporting e Porto presentes, mas a Elite Cup disputou-se uma semana antes, curiosamente com leões e dragões finalistas.

Modelos competitivos

Entretanto, em Portugal estão a ser discutidos os modelos competitivos para a próxima temporada. Mantendo-se a aposta no play-off, em cima da mesa está o tema das equipas que não se apuram para a decisão do título e que lutam pela manutenção. No horizonte está uma segunda fase que poderá definir as descidas.

Desde logo, e no que foi a maior crítica ao modelo actual, recorde-se que, esta temporada, as seis equipas que não se apuraram para o play-off entraram de férias a 17 de Abril. Enfrentam perto de seis meses de paragem competitiva.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia