Porto e Sporting goleiam em dérbis no regresso

No regresso, Porto e Sporting golearam em dérbis das suas cidades, respectivamente, Valongo e Paço de Arcos. Os dragões continuam só com vitórias e com os leões a cinco pontos.

Porto e Sporting goleiam em dérbis no regresso

Foi com um ligeiro atraso que começou um dos dérbis com mais História do Hóquei em Patins nacional, mas que acabaria por ter pouca história tal a superioridade de um Sporting campeão sobre um Paço de Arcos recém-regressado à I Divisão. Com as duas equipas em pista à hora marcada, ficará por saber a quem será imputada a já tradicional multa federativa de atraso no início das partidas...

Sob o olhar atento de Nuno Resende e Pedro Caeiro Gonçalves, treinadores de Benfica e Parede, faltou velocidade e emoção a um jogo táctico, resolvido pelas mais-valias leoninas e por um superior entendimento entre Font e Toni Pérez.

Abdicando dos seus recém-coroados campeões da Europa no apito inicial, Paulo Freitas viu Matías Platero inaugurar o marcador aos quatro minutos, sendo pouco sal para um jogo insosso. As equipas jogavam pela certa, a um ritmo tão baixo que só aos 12 minutos houve a primeira mexida. Pouco depois entravam os campeões espanhóis para decidirem a contenda.

Aos 14 minutos, Font e Toni protagonizavam uma bonita triangulação para o tento do catalão e as jogadas de entendimento entre os dois multiplicavam-se. Já na recta final da primeira parte, Toni Pérez fez o 0-3 numa jogada em que se ficou a pedir falta sobre Bruno Frade. O jovem jogador do Paço de Arcos veria o azul por protestos e, eficazes em powerplay, os leões chegavam ao quarto golo com Font a assistir Toni.

A equipa da Linha ainda reduziu, numa grande penalidade de Filipe Fernandes, e voltaria a festejar pouco depois, mas o golo - com a baliza fora do sítio aquando do remate de João Sardo - não foi validado.

Novo azul - a Pedro Vaz - nos instantes finais da primeira parte, deram novo powerplay aos leões, que voltaram a não enjeitar a oportunidade. Gonzalo Romero fez o 1-5 e, pese a pronta reacção de João Sardo, a reduzir, a vitória já estava pintada de verde-e-branco.

Com um terceiro azul à equipa de André Luís, agora a André Ferreira, surgiria o 2-6 de grande penalidade, por Gonzalo Romero, a quase 20 minutos do final de uma partida que, de bocejo em bocejo, rolaria tranquilamente para o seu final. Filipe Fernandes não conseguiu desfeitear Girão de livre directo, Platero fez o seu segundo da tarde e Gonçalo Nunes carimbou a vitória a um minuto do fim, no regresso à casa que o viu nascer e crescer para a modalidade.

Recorde-se que, do Europeu, para além da reforçada ligação entre Toni Pérez e Ferran Font, o Sporting contou com a indisponibilidade de Henrique Magalhães, positivo a CoViD-19. João Almeida completou a habitual convocatória de Paulo Freitas.

Porto mantém registo vitorioso

Sem perder "gás", o Porto regressou com a nona vitória em outros tantos jogos, vencendo o Valongo por 7-2.

Os dragões foram a equipa mais desfalcada pelo Europeu (emprestando um total de seis jogadores a três selecções) e a rotina de jogo demorou a carburar. Gonçalo Alves inaugurou o marcador de grande penalidade ainda não estavam cumpridos quatro minutos de jogo, mas o Porto tardou em chegar a novo golo.

Seria mesmo o Valongo a igualar, num livre directo de Diogo Abreu depois de azul ao ex-valonguense Carlos Ramos, a seis minutos do intervalo. Mas, depois, praticamente só deu Porto.

Até ao intervalo, Rafa e, no último minuto, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto, desequilibraram definitivamente o marcador e a partida.

Na segunda parte, Telmo Pinto ampliou nos primeiros cinco minutos e, pese o golo de Facu Navarro, os dragões geriram com tranquilidade o resto do jogo. Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto fecharam a contagem.

Com este triunfo, os dragões, para além de manterem o seu registo imaculado, são os primeiros a garantir matematicamente a presença na Taça 1947. Recorde-se que a prova estreou o ano passado e os dragões não puderam estar presentes devido a um surto de CoViD-19.

9ª jornada

Tomar 4-1 Braga • 27.Nov

• Sanjoanense 5-6 Oliveirense • 27.Nov

• Turquel 2-3 Benfica • 27.Nov

Óquei de Barcelos 5-2 Juventude de Viana • 27.Nov

• Paço de Arcos 2-8 Sporting • 28.Nov

Porto 7-2 Valongo • 28.Nov

• Marinhense vs. Parede • 22.Dez • 21h

Classificação

1º Porto (27 pontos), 2º Oliveirense (23), 3º Sporting (22), 4º Óquei de Barcelos (18), 5º Tomar* (17), 6º Benfica (15), 7º Valongo* (12), 8º Parede* (9), 9º Braga (9), 10º Paço de Arcos (8), 11º Marinhense* (7), 12º Juventude de Viana (7), 13º Turquel (4), 14º Sanjoanense (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny