Passos para o desenvolvimento

Os presidentes das federações inglesa e espanhola reuniram tendo em vista, a médio prazo, a criação de um plano de acções e cooperação para o desenvolvimento do Hóquei em Patins.

Passos para o desenvolvimento
Foto de capa: England Roller Hockey

Kos Galtos, presidente da federação inglesa, reuniu esta segunda-feira com Carmelo Paniagua, presidente da federação espanhola e "chairman" do comité-técnico mundial de Hóquei em Patins.

"Foi uma reunião muito produtiva com o líder global do Hóquei em Patins. Estivemos quase três horas a discutir as alterações que estão a ser implementadas em Inglaterra para melhorar e aumentar as perspectivas da modalidade, e a falar sobre a necessidade de auxílio no desenvolvimento de jogadores, treinadores e árbitros", declaria Kos Galtos.

O encontro terminaria com o compromisso de reuniões regulares no sentido da criação de um plano de acções e cooperação, a ser publicado no relatório anual da federação inglesa, em Julho de 2022, ou ainda antes.

Depois do aparente entendimento com a EHCA, Carmelo Paniagua volta a dar sinais de abertura, sendo que a Inglaterra é um dos membros da UERH (Union of European Roller Hockey), constituída por federações ditas "mais fracas" e onde há muita margem para a modalidade evoluir.

O pai de Kos Galtos foi vice-presidente da FIRS (hoje World Skate) durante 24 anos e agora Kos assume a "responsabilidade" de voltar a dinamizar o Hóquei em Patins em Inglaterra.

Recorde-se que a Inglaterra foi a primeira grande potência do Hóquei em Patins, num domínio quebrado pela II Grande Guerra. Antes, entre 1926 e 1939, os ingleses conquistaram os 12 campeonatos da Europa disputados, sendo que, em dois deles (1936 e 1939), foram simultaneamente coroados campeões do Mundo.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Marinhense aposta em Manuel Neves

Marinhense aposta em Manuel Neves

Nos ajustes do mercado de Inverno, o Marinhense aposta em Manuel Neves, ex-Valença, para a segunda metade da temporada. Uma espécie de 'segundo take' na relação entre o jogador e o clube da 'cidade vidreira'.

Rafa Lourenço a caminho do Parede

Rafa Lourenço a caminho do Parede

Segundo O Jogo, o Parede deverá contar com o internacional jovem Rafa Lourenço para o que resta da temporada. O atacante alinhou (e marcou) na primeira metade da época na Sanjoanense, mas foi condicionado por uma lesão.

Valongo, filão dos 'grandes'

Valongo, filão dos 'grandes'

No próximo defeso, Bernardo Mendes rumará ao Benfica, Miguel Vieira ao Sporting e Diogo Barata é apontado ao Porto. As 'potências económicas' não tiram os olhos do Valongo.