Óquei segura registo vitorioso no último minuto

O Óquei de Barcelos manteve o seu registo perfeito em casa graças a um golo de Alvarinho no derradeiro minuto, para uma vitória tangencial sobre o Marinhense. Porto e Oliveirense confirmaram favoritismo com goleadas.

Óquei segura registo vitorioso no último minuto

O Óquei de Barcelos acusou as feridas da derrota em Turquel e, mesmo no "conforto" do seu Municipal, só "in extremis" venceu o Marinhense.

Ao intervalo registava-se um nulo, tal como uma semana antes em Turquel. A equipa de Rui Neto mostrava intranquilidade e alguma falta de confiança, ainda que em casa não conhecesse senão o sabor da vitória.

Na etapa complementar, aos dois minutos, Tomas Korosec inaugurava o marcador para os visitantes e a equipa de Nuno Domingues ia resistindo aos raides adversários. No entanto, já depois de Luís Querido ter desperdiçado uma grande penalidade, Dario Giménez igualou aos sete e meio. O Marinhense também desperdiçaria um livre directo, por "Tommy", para depois Mola brilhar nos livres directos de Dario e Rampulla.

A partida entrava nos instantes finais com incerteza. Por instantes, Rui Neto teve em pista Rampulla, Rocha, Dario e Alvarinho, mas nem a miriade de soluções ofensivas desta artilharia dava resultados.

Tal como frente ao Porto, foi já no "pressing" final, mesmo com 14 faltas, que o Óquei de Barcelos chegou ao triunfo. O Marinhense facilitou na zona frontal e Alvarinho, com meio minuto para jogar, num bom remate, bateu Albert Mola para o 2-1. A equipa da cidade vidreira ainda tentou um ataque com cinco jogadores de pista, mas não evitou o mesmo desfecho dos anteriores oito visitantes do Municipal.

Com este tangencial triunfo, o Óquei de Barcelos soma nove vitórias em outros tantos jogos em casa, igualando o registo do Porto conseguido horas antes. O Sporting também soma por vitórias todas as partidas no seu pavilhão, mas com "apenas" seis jogos realizados.

Provas dos nove

Será de senso comum que Porto e Oliveirense têm mais argumentos que Paço de Arcos e Parede. E, ainda que no desporto por vezes a lógica não impere, por regra impera a lei do mais forte. E foi assim no Dragão Arena e no Dr. Salvador Machado.

O Porto já vencia o Paço de Arcos por 3-0 aos seis minutos e faria o 4-0 aos 11. Só dois minutos depois do quarto dos azuis-e-brancos é que a equipa da Linha, desorientada, veria averbada a primeira falta de equipa. Telmo Pinto selaria o resultado ao intervalo depois dos golos de Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves (dois) e Mena.

Na segunda parte, Carlo fez o 6-0 aos 10 minutos para Reinaldo Garcia ampliar pouco depois. Diogo Alves e Tiago Gouveia ainda reduziram, mas o capitão argentino do Porto respondeu com mais dois golos para o 9-2 final, selando um hat-trick.

Em Oliveira de Azeméis, Jorge Silva abriu as "hostilidades" aos cinco minutos, mas o Parede até foi resistindo. Xanoca ampliou aos 15 e, depois do terceiro, por Marc Torra, Manuel Coimbra reduziu e relançou o jogo antes do descanso. Mas o arranque de segunda parte seria fatal para a equipa de Pedro Gonçalves.

Marc Torra viu o azul e o Parede, quando tinha oportunidade de reduzir, sofreu o 4-1 com um jogador a mais. E, volvido um minuto, num azul a Manuel Coimbra, Tomás Pereira fez o 5-1 no correspondente livre directo. A Oliveirense "matava" o jogo com três minutos jogados na etapa complementar.

"Tato" Ferruccio bisou, Lucas Martinez também marcou e Jorge Silva "fechou o círculo", marcando o definitivo 9-1 no último minuto, cerca de 45 minutos depois de ter aberto o marcador.

A "outra" invencibilidade caseira à prova

Para lá dos registos 100% vitoriosos de Óquei de Barcelos e Porto (com nove vitórias) e Sporting (com seis), há apenas mais uma equipa que ainda não foi desfeiteada em casa: o Tomar.

Com quatro vitórias e três empates, a equipa de Nuno Lopes defende este domingo - a partir das 15h, com transmissão n'A Bola TV - essa invencibilidade na recepção ao Sporting. Depois dos resultados deste sábado, os leões de Paulo Freitas viajam até à cidade templária com a pressão de não deixar fugir o líder Porto e de recuperar o 2º lugar, agora do Óquei de Barcelos.

Outros três jogos, incluindo uma complicada deslocação do Benfica a Braga (a fechar a jornada, a 16 de Março), ficarão para depois.

17ª jornada

Porto 9-2 Paço de Arcos • 5.Fev

Oliveirense 9-1 Parede • 5.Fev

Óquei de Barcelos 2-1 Marinhense • 5.Fev

• Tomar vs. Sporting • 6.Fev • 15h • Rui Torres e Fernando Vasconcelos

• Valongo vs. Juventude de Viana • 9.Fev • 21h • Pedro Silva e Silvia Coelho

• Sanjoanense vs. Turquel • 19.Fev • 18h

• Braga vs. Benfica • 16.Mar • 20h30

Classificação

1º Porto (43 pontos), 2º Óquei de Barcelos (39), 3º Sporting* (38), 4º Oliveirense* (35), 5º Benfica** (31), 6º Tomar** (27), 7º Valongo** (24), 8º Braga* (22), 9º Paço de Arcos (20), 10º Parede (13), 11º Marinhense* (11), 12º Juventude de Viana* (10), 13º Turquel** (7), 14º Sanjoanense* (7)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Aquela mais-valia espanhola no feminino

Aquela mais-valia espanhola no feminino

A Taça da Liga Feminina arrancou com quatro jogos em Espanha e quatro vitórias caseiras. Benfica e Sanjoanense foram duas das 'vítimas' das equipas da competitiva OK Liga, historicamente dominadoras da competição europeia.

Juventude de Viana com outra face na Europa

Juventude de Viana com outra face na Europa

A Juventude de Viana venceu o Igualada por 6-2 e tem um pé nos 'quartos', onde já estão certos Lleida, Valdagno, Calafell, Voltregà e Quevert. A Sanjoanense, de novo derrotada na Catalunha, está fora da corrida.

Valongo confirma duelo entre primodivisionários na Taça

Valongo confirma duelo entre primodivisionários na Taça

O Valongo venceu o Pessegueiro do Vouga por 0-12 e está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, onde defrontará o Benfica. Cumprindo-se o planeamento actual, os valonguenses jogarão duas vezes na Luz em cinco dias...