Sporting passa teste de Tomar

O Sporting venceu na pista do Tomar por tangencial 1-2 e, quebrando a invencibilidade tomarense em casa, segurou o 2º lugar na perseguição ao líder Porto. Na próxima jornada, os leões recebem os dragões.

Sporting passa teste de Tomar

Depois de quatro vitórias e três empates, o Tomar conheceu o sabor da derrota no seu pavilhão. O Sporting venceu por 1-2 e, após a vitória do Óquei de Barcelos na véspera, regressou ao 2º lugar, a dois pontos do líder Porto. Na próxima jornada, os leões recebem os dragões.

Num início de partida com cautelas e nervos à mistura, Matias Platero inaugurou o marcador num remate da zona frontal aos sete minutos. O Sporting procurava estender a marcação a toda a pista, mas, em crescendo, o Tomar foi rematando mais e, quando Paulo Freitas pediu um desconto de tempo a sete minutos do intervalo, estancou um período em que Girão se assumia como a figura do encontro, tal o punhado de defesas decisivas realizado.

O Sporting reequilibrou a partida e voltou a marcar a quatro minutos do descanso, com Ferran Font a ter facilidades para se libertar sobre a esquerda, batendo depois Francisco Veludo sobre o final do tempo de ataque.

Na segunda parte, os leões souberam gerir a partida com os recursos disponíveis. Sem Toni Pérez, operado ao nariz, foi chamado o ainda Sub-19 Filipe Martins, não sendo no entanto opção para ir a jogo e a presença de João Almeida acabaria por ter relevância apenas nos primeiros 25 minutos, quando a estratégia de Paulo Freitas não era tanto de contenção.

Paulo Freitas não contou com Toni Pérez, operado ao nariz (substituído por Filipe Martins na convocatória), nem com Zé Diogo, a contas com um positivo a coronavírus (foi chamado Gustavo Carvalho).

Depois de uma primeira parte com apenas duas faltas para os visitados e cinco para os visitantes, o Sporting chegou à oitava falta aos oito minutos. Pouco depois, João Souto via o azul por falta sobre Tomás Moreira, mas, chamado à tentativa de transformação do livre directo, o próprio Tomás não conseguiu desfeitear Girão.

O Tomar também não aproveitou a vantagem numérica e a nona falta leonina tardou 10 minutos, tinha o Tomar "apenas" quatro. No derradeiro "forcing", o Tomar chegaria também à nona falta (a desejada e temida décima não "caiu" para nenhuma das equipas) enquanto Nuno Lopes lançava a irreverência de Lucas Honório para tentar desequilibrar os leões. E o jovem campeão da Europa de Sub-19 - ao lado de Filipe Martins - chegaria mesmo ao golo, a dois minutos e meio do fim, relançando a incerteza para um final emotivo.

O Tomar ainda atacou com cinco, mas sem resultados práticos, não evitando a primeira derrota em casa.

Já esta quarta-feira, o Valongo recebe a Juventude de Viana e pode igualar os 27 pontos do Tomar, no 6º lugar. Ainda desta 17ª jornada, para dia 19 fica o embate entre os aflitos Sanjoanense e Turquel e a 16 de Março o Benfica desloca-se a Braga.

17ª jornada

Porto 9-2 Paço de Arcos • 5.Fev

Oliveirense 9-1 Parede • 5.Fev

Óquei de Barcelos 2-1 Marinhense • 5.Fev

• Tomar 1-2 Sporting • 6.Fev

• Valongo vs. Juventude de Viana • 9.Fev • 21h • Pedro Silva e Silvia Coelho

• Sanjoanense vs. Turquel • 19.Fev • 18h

• Braga vs. Benfica • 16.Mar • 20h30

Classificação

1º Porto (43 pontos), 2º Sporting (41), 3º Óquei de Barcelos (39), 4º Oliveirense* (35), 5º Benfica** (31), 6º Tomar* (27), 7º Valongo** (24), 8º Braga* (22), 9º Paço de Arcos (20), 10º Parede (13), 11º Marinhense* (11), 12º Juventude de Viana* (10), 13º Turquel** (7), 14º Sanjoanense* (7)

*menos um jogo, **menos dois jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Joan Gomis / Reus Deportiu
Nova vida de Aragonès com golos em quatro jogos seguidos

Nova vida de Aragonès com golos em quatro jogos seguidos

Afastado perto de três meses das competições de clubes, Sergi Aragonès causou impacto imediato no Reus. Este sábado marcou pelo quarto jogo consecutivo, numa demonstração goleadora de um jogador renascido após a experiência no Benfica.