Prevaleceu a lógica, mas 'gigante' Alenquer assustou dragões

Confirmando o favoritismo teórico Benfica, Juventude de Viana, Porto e Oeiras estão nos quartos-de-final. Os dragões, perante um Alenquer 'tomba-gigantes' que voltou a agigantar-se, só garantiu o apuramento no prolongamento.

Prevaleceu a lógica, mas 'gigante' Alenquer assustou dragões

Depois de Marinhense e Braga, quase que o Alenquer cometia nova proeza nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Nisto do desporto, "quase" é o mesmo que nada, mas a equipa da Zona Sul da II Divisão colocou em sentido o detentor da Taça Intercontinental, líder da I Divisão e recordista de triunfos na "prova rainha".

Quando o internacional moçambicano Mário Rodrigues ("Marinho") fez o 7-3 a 15 minutos do final, o que começara por ser uma surpresa, começava a tomar contornos de escândalo. Marinho assinara os dois primeiros golos do jogo nos primeiros 11 minutos e o Porto, sempre atrás do resultado, nunca conseguiu igualar.

A vencer por 4-2 ao intervalo, o Alenquer chegaria ao 7-3 com um poker de Marinho e um hat-trick de Francisco Contins. O Porto de Ricardo Ares - e Xavi Maliàn - ainda não sofrera tantos golos. Sofrera seis na segunda mão da Taça Intercontinental (mas ergueu o título) e cinco em Barcelos. E ainda havia 15 minutos para jogar. Mas o Alenquer não voltaria a marcar, e veria o Porto apontar sete golos...

Sem perderem a compostura, os dragões não demoraram a reduzir por Carlo Di Benedetto e, paulatinamente, impuseram a sua qualidade. Xavi Barroso fez o 7-5, Telmo Pinto reduziu para a diferença mínima e, a três minutos do fim dos 50 regulamentares, Carlo Di Benedetto fez o 7-7 que valeria tempo extra para o público que encheu o Pavilhão Zeca Carmo e João Lota. No prolongamento, o irredutível gaulês Di Benedetto assistiu Mena para a primeira vantagem azul-e-branca no jogo e fechou as contas com mais dois golos, totalizando - na ausência do outro habitual goleador, Gonçalo Alves - cinco na reviravolta portista.

Benfica ganha duelo de primodivisionários

Entre primodivisionários, em duelo que terá "remake" no próximo dia 23 (então para o campeonato), o Benfica recebeu e venceu o Valongo por 5-1.

O trio argentino deu o mote, com Nicolia, Alvarez e Ordoñez a assinarem os três golos que coloriram o marcador na primeira parte.

No arranque da segunda, "Pablito" bisou e o Benfica pode gerir a partida. Diogo Rafael faria o quinto das águias para Diogo Barata, praticamente sobre o apito final, assinar o tento de honra que marca a despedida dos valonguenses da presente edição da Taça de Portugal.

Juventude de Viana e Oeiras avançam

Fora de portas, Juventude de Viana e Oeiras também garantiram um lugar nos quartos-de-final.

Os vianenses, com um trajecto paupérrimo no campeonato, brilham na europeia Taça WSE e estão entre os oito derradeiros emblemas da "prova rainha" depois de vencerem na pista do Académico da Feira por 2-6.

A equipa da II Divisão derrotara o Paço de Arcos na ronda anterior, mas desta feita não houve surpresa. Uma grande penalidade com pouco mais de um minuto cumprido, valeu vantagem - com golo de Nelson Pereira - aos vianenses, que jamais a largaram. Andrés Castaño ampliou um minuto depois e Diogo Casanova fez o 0-3 a sete minutos do intervalo.

O Académico da Feira ainda reduziu, por Rui Pedro (que bisaria na segunda parte), mas a equipa de Reinaldo Ventura soube segurar o jogo. Remi Herman fez o quarto antes de Castaño e Nelson Pereira assinarem os seus segundos tentos na partida.

Mais a norte, na Póvoa do Varzim, entre equipas da II Divisão, o Oeiras, aspirante à subida ao escalão maior, venceu por 1-3. Diogo Fernandes adiantou os poveiros aos sete minutos, mas teve resposta quase imediata de Miguel Fortunato, reforço de Inverno da equipa da Linha.

Na etapa complementar, o argentino Bruno Alonso colocou os pupilos de Zé Carlos na frente do marcador com apenas dois minutos decorridos e o Oeiras soube conter a resposta contrária. Já no último minuto, Miguel Fortunato confirmou a vitória e o apuramento para os quartos-de-final.

Entretanto, com o fecho dos 16-avos-de-final já são conhecidas as restantes partidas destes oitavos. Os quartos-de-final estão previstos para 12 de Março e o respectivo sorteio calendarizado já para o próximo dia 23 de Fevereiro.

Oitavos-de-final

I Divisão vs. I Divisão

Benfica 5-1 Valongo • 19.Fev

• Tomar vs. Oliveirense • data a definir

• Óquei de Barcelos vs. Parede • data a definir

II Divisão vs. I Divisão

• Famalicense vs. Sporting • data a definir

• Académico da Feira 2-6 Juventude de Viana • 19.Fev

• Alenquer 7-10 Porto • 19.Fev (7-7, 0-3 prol.)

II Divisão vs. II Divisão

• Juventude Pacense vs. Valença • data a definir

• Póvoa 1-3 Oeiras • 19.Fev

Apurados para os quartos-de-final

I Divisão

Benfica, Juventude de Viana, Porto

II Divisão

Oeiras

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Lanterna-vermelha' entregue pela mão de Hugo Santos

'Lanterna-vermelha' entregue pela mão de Hugo Santos

Em acertos de calendário, a Sanjoanense recebeu e venceu o Turquel - com cinco golos de Hugo Santos - e passou a indesejada 'lanterna-vermelha'. A Oliveirense regressou aos triunfos com uma vitória sobre o Marinhense por 0-3.

16-avos (enfim) fechados, sem 'sobreviventes' da III Divisão

16-avos (enfim) fechados, sem 'sobreviventes' da III Divisão

Em dia em que já houve jogos dos oitavos, os 16-avos da Taça de Portugal ficaram enfim fechados, com quatro partidas. Destaque para a vitória do Valença e para a confirmação dos primodivisionários Parede e Tomar na ronda seguinte.