Um ponto que satisfaz pouco...
Em jogo em atraso da 18ª jornada, Marinhense e Turquel dividiram pontos e ninguém terá ficado contente. As duas equipas da zona centro continuam nos dois últimos lugares da classificação.
O dérbi da zona centro entre Marinhense e Turquel era particularmente importante na luta pela manutenção. Mas a divisão de pontos não satisfazerá ninguém...
Mais eficaz na primeira parte, o Marinhense chegou a uma vantagem de três golos. Aos nove minutos, Gonçalo Domingues aproveitou a superioridade numérica após azul a Balmaceda e Tomas Korosec ampliou dois minutos volvidos. "Sobrevivendo" a novo azul (ao livre directo e à inferioridade numérica), o Turquel veria o Marinhense dilatar depois do terceiro azul, com Mathias Arnaez a não perdoar de livre directo.
Mas Nuno Domingues viu a vantagem esfumar-se.
Federico Balmaceda ("Pichu") respondeu com eficácia de grande penalidade e, a poucos segundos do intervalo, Vasco Luís reduzia para a diferença mínima e relançava definitivamente o jogo.
Ainda não estavam cumpridos cinco minutos na etapa complementar quando Pichu bisou para a igualdade, deixando tudo em aberto. E, depois de ter estado a perder 3-0, o Turquel até teve tudo para reclamar os três pontos.
A quatro minutos do fim, Vasco Luís consumou uma reviravolta quase épica, mas Nico Carmona repôs a igualdade um minuto volvido. Mais um minuto passado e o chileno - aniversariante este domingo - quase passava de herói a vilão, quando viu o azul. Mas, num mal menor para o Marinhense, Xavier Lourenço não conseguiu bater Albert Mola e, em superioridade, o Turquel não conseguiu desfazer a igualdade.
As duas equipas somam um ponto, mas não saem dos dois últimos lugares da classificação, em zona de risco de descida. O Marinhense não vence desde 4 de Dezembro, somando desde aí nove derrotas e, agora, dois empates. O Turquel soma agora cinco pontos em seis jogos, desde que Guillem Perez chegou ao comando técnico. São já mais do que os quatro que somara nas anteriores 13 partidas às ordens de João Simões, mas a equipa da Aldeia do Hóquei vai empunhando a indesejável lanterna-vermelha...
Depois deste acerto, o Turquel tem ainda um jogo em atraso, frente ao Tomar, para colocar em dia no próximo dia 15 (21h, com arbitragem de Miguel Guilherme e João Duarte).
Sobrará depois apenas um outro jogo por acertar, entre Braga e Benfica, mas, marcado para dia 16 (20h30, dirigido por Pedro Silva e Jerónimo Moura), permitirá entrar na 21ª jornada - a 19 e 20 de Março - com todas as equipas com 20 jogos concluídos.
Classificação
1º Porto (49 pontos), 2º Óquei de Barcelos (48), 3º Sporting (44), 4º Benfica* (43), 5º Oliveirense (41), 6º Valongo (33), 7º Tomar* (30), 8º Braga* (26), 9º Paço de Arcos (24), 10º Juventude de Viana (17), 11º Sanjoanense (13), 12º Parede (13), 13º Marinhense (12), 14º Turquel* (9)
*menos um jogo
Domingo, 13 de Março de 2022, 10h46