Tomar vence em Turquel

Em jogo em atraso da 14ª jornada, o Tomar venceu em Turquel por 1-3, regressando às vitórias depois de dois desaires. A equipa da Aldeia do Hóquei tarda em sair do último lugar.

Tomar vence em Turquel

Foi um jogo marcado antes da sua realização por uma troca de comunicados. O Tomar alegou várias baixas por doença (gripe A), impeditivas de treinar, para pedir o adiamento do jogo, mas - dado que só a CoViD-19 é regulamentarmente aceite como motivo para adiamento - era necessário o entendimento entre os clubes. Que não foi alcançado.

O Turquel esclareceu que sugeriu nova dada [ndr: na semana prévia ao compromisso tomarense para a Liga Europeia], não aceite pelos tomarenses, que contrapuseram com outra data. Não aceite pelos turquelenses. E houve jogo esta terça-feira.

O Tomar entrou forte e obrigou Guillem Pérez a pedir um desconto de tempo com apenas três minutos e meio jogados. Mas não resolveu. Pouco depois, ainda não estavam cumpridos cinco minutos, Lucas Honório conduziu o contra-ataque e serviu Guilherme Silva para o tento inaugural.

A equipa orientada por Nuno Lopes - antecessor de Pérez no comando técnico do Sporting entre 2014 e 2016 - teve o controlo do jogo durante largos minutos, mas foi-se dissipando com o aproximar do intervalo. E seria um pouco contra a corrente do jogo - e muito facilitado pela defensiva contrária - que o capitão Ivo Silva faria, em iniciativa individual, o 0-2. Antes do intervalo, Rúben Sousa ainda dispôs de um livre directo, mas não conseguiu bater Diogo Almeida.

O azul a Xavi Lourenço que permitira o livre directo no fecho da primeira parte, dava vantagem numérica aos tomarenses no início da segunda, mas sem resultados práticos. O Tomar acabou por ser muito perdulário, com mérito para as intervenções de Diogo Almeida em particular no duelo com o jovem Lucas Honório, muito activo no regresso à casa onde nasceu - como tantos outros - para o Hóquei em Patins.

Aos seis minutos, Tomás Moreira revisitava o último jogo na Aldeia do Hóquei entre Turquel e Tomar, desperdiçando um livre directo. Como, com a camisola dos anfitriões a 4 de Novembro de 2020, desperdiçara na derrota turquelense por 2-4. Desta feita, de verde-e-branco, sairia vencedor. E selando a vitória.

Antes, o Turquel carregou em busca do golo. Brilhou Francisco Veludo com um punhado de boas intervenções, negando, por exemplo, o golo de livre directo a Vasco Luís, a cinco minutos do final. Com pouco mais de três para jogar, Tiago Mateus lograva enfim bater Veludo e relançava o jogo.

O Tomar conseguiu manter a cabeça fria e, com poucos segundos para jogar, Tomás Moreira teve o esclarecimento de fintar um Diogo Almeida que saíra da baliza para tentar a recuperação de bola e rematou para a baliza deserta, dando a estocada final na partida.

A equipa de Nuno Lopes regressa às vitórias depois das derrotas com Benfica e Juventude de Viana e está agora com nove pontos de vantagem sobre o Paço de Arcos, primeira equipa fora dos lugares de play-off.

O Turquel de Guillem Pérez, sem somar dois jogos consecutivos a perder, também não consegue somar dois consecutivos a pontuar e mantém-se no último lugar, com nove pontos, a três do Marinhense e a quatro do Parede, que recebe no próximo sábado.

Esta quarta-feira, com a deslocação do Benfica a Braga, o calendário ficará acertado, mas não por muito tempo. O Valongo acedeu ao pedido de adiamento do Tomar e a partida, prevista para sábado, será agendada para nova data.

Classificação

1º Porto (49 pontos), 2º Óquei de Barcelos (48), 3º Sporting (44), 4º Benfica* (43), 5º Oliveirense (41), 6º Valongo (33), 7º Tomar (33), 8º Braga* (26), 9º Paço de Arcos (24), 10º Juventude de Viana (17), 11º Sanjoanense (13), 12º Parede (13), 13º Marinhense (12), 14º Turquel (9)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Golden Cup com programa (parcial) da festa

Golden Cup com programa (parcial) da festa

Oito dias após sorteio dos grupos, o Liceo divulgou o calendário da primeira fase do torneio do seu 50º aniversário. Benfica e Porto defrontam-se a 12 de Abril. Sporting, Óquei de Barcelos e Oliveirense também participam.

Ambicioso Calafell 'pisca o olho' a Marin

Ambicioso Calafell 'pisca o olho' a Marin

O Calafell afirma-se no panorama da OK Liga e procura reforçar-se para ombrear com as equipas de topo. Raul Marin, do Reus, pode estar a caminho.