Todos ainda vivos

Ainda nenhuma equipa está matematicamente relegada. Na penúltima ronda, o Parede venceu a Sanjoanense e o Marinhense bateu o Valongo. O Turquel perdeu na recepção ao Braga e regressa ao último lugar.

Todos ainda vivos

Na luta pela manutenção, Parede e Marinhense são os vencedores da ronda, ao vencerem Sanjoanense e Valongo. A equipa de São João da Madeira e o Turquel, também derrotado, ainda acalentam, no entanto, esperanças na manutenção. Noutras lutas, a Oliveirense subiu a 4º ao vencer o Óquei de Barcelos e a Juventude de Viana subiu ao 9º lugar que era do Paço de Arcos.

Num confronto directo na luta pela manutenção, o Parede venceu a Sanjoanense por 6-4. João Alves ("Joka") marcou primeiro, de grande penalidade, e Bernardo Pinto ampliou a seis minutos do intervalo. Ainda antes do descanso, Joka bisou para uma vantagem de três golos.

Na segunda parte, Hugo Santos reduziu aos três minutos, mas André Gaspar repôs a vantagem de três golos quase de imediato. João Pedro Pereira fez o 4-2, mas o Parede voltou a reagir bem, com Joka a chegar ao hat-trick.

No "tudo por tudo", João Pedro Pereira e Hugo Santos relançaram a discussão dos pontos ao reduzirem para 5-4, mas o Parede não perdeu a cabeça. André Gaspar dilatou para 6-4 a cinco minutos e meio do fim, não havendo mais golos apesar da pressão alvinegra.

Valongo é uma espécie de Robin dos Bosques. Roubou pontos aos "ricos" (venceu Benfica e Porto) para os dar aos "pobres", perdendo frente a Turquel e Marinhense quando estes eram os últimos classificados.

Na Marinha Grande, os importantes três pontos também ficaram em casa, e o Marinhense deixou a lanterna-vermelha.

O Valongo vencia por 0-2 aos oito minutos, mas Luís Silva reduziu a seis minutos do intervalo. Instalada a confusão saíram várias advertências verbais e um vermelho a Jorge Vieira. O Marinhense não aproveitou a vantagem numérica antes do intervalo, mas na segunda parte, com azul a Diogo Barata, Tomás Korosec igualou de livre directo e Nicolás Carmona virou o marcador no virar do terceiro minuto.

A meio desta etapa complementar, Tomás Korosec voltaria a marcar de livre directo para um 4-2 que perduraria até final num jogo de muitos protestos. O mecânico valonguense, José Silva, veria o vermelho após o apito final.

O Braga, ainda 8º, está agora a apenas um ponto do 6º lugar, repartido entre Valongo e Tomar. Os tomarenses jogam este domingo no Dragão Arena.

Em Turquel, Vítor Hugo adiantou os bracarenses aos oito minutos e meio, no único golo de uma primeira parte em que não foram registadas faltas para os forasteiros e apenas duas foram assinaladas à equipa da Aldeia do Hóquei. Na segunda parte, o Braga aprofundou o desgosto turquelense num jogo que era fulcral. Diogo Seixas ampliou aos oito minutos e Vitor Hugo bisou para o 0-3 a 12 minutos do final.

Federico Balmaceda ainda reduziu, mas o jogo não corria de feição. A oito minutos do derradeiro apito, num ápice, Seixas e "Curro" Fernandez marcaram mais dois golos que acabavam com as esperanças alvinegras. Tiago Mateus fez o segundo para a equipa da casa, mas Miguel Moura (de grande penalidade) e Vítor Hugo, a chegar ao hat-trick, fizeram o 2-7 final.

Na última jornada, a Sanjoanense é a única das quatro equipas em risco de descida que joga perante o seu público, mas o adversário é o actual líder, Porto. O Parede joga na Luz e o Turquel em Oliveira de Azeméis, ao passo que o Marinhense joga no pavilhão de Sequeira, casa emprestada do Braga.

Oliveirense vence Barcelos de 'pólvora seca'

Em Valença, por interdição do Municipal de Barcelos, no duelo entre os 4º e 5º classificados, a Oliveirense venceu por 1-2.

A equipa de Oliveira de Azeméis adiantou-se por Xavi Cardoso aos seis minutos num jogo em que a eficácia do Óquei de Barcelos tardou em surgir. Miguel Rocha desperdiçou uma grande penalidade aos 12 minutos e nenhuma das soluções atacantes de Rui Neto surtia efeito.

Sem marcar, o Óquei de Barcelos sofreu o segundo golo aos sete minutos da segunda parte, por Marc Torra, e só conseguiu chegar ao golo a poucos segundos do final, por André Centeno.

A Oliveirense sobe ao 4º lugar, em igualdade pontual com o Benfica (53 pontos), ao passo que os barcelenses descem a 5º, mantendo os 52.

Juventude de Viana vence em Paço de Arcos

Já com a manutenção alcançada e sem hipóteses matemáticas de chegar aos lugares de play-off, Paço de Arcos e Juventude de Viana defrontaram-se na Linha, com os vianenses a vencerem por 3-4, ascendendo ao 9º lugar.

O Paço de Arcos vencia por 2-0 ao intervalo, mas os vianenses viraram o resultado nos primeiros 14 minutos da etapa complementar. João Sardo igualou já nos cinco minutos finais, mas Nélson Pereira, a um minuto do fim garantiu que a equipa de Reinaldo Ventura regressava ao Minho com os três pontos na bagagem.

Na derradeira jornada, a Juventude de Viana recebe o Sporting com um ponto de vantagem sobre o Paço de Arcos, que joga em Valongo.

Antes, este domingo, há um embate entre Porto e Tomar e um dérbi entre Sporting e Benfica a fechar a ronda.

25ª jornada

Marinhense 4-2 Valongo • 30.Abr

• Paço de Arcos 3-4 Juventude de Viana • 30.Abr

Parede 6-4 Sanjoanense • 30.Abr

• Turquel 2-7 Braga • 30.Abr

• Óquei de Barcelos 1-2 Oliveirense • 30.Abr

• Sporting vs. Benfica • 1.Mai • 17h30 • Ricardo Leão e Miguel Guilherme

• Porto vs. Tomar • 1.Mai • 15h • Joaquim Pinto e Fernando Vasconcelos

Classificação

1º Porto* (58 pontos), 2º Sporting* (56), 3º Benfica* (53), 4º Oliveirense (53), 5º Óquei de Barcelos (52), 6º Valongo (39), 7º Tomar* (39), 8º Braga (38), 9º Juventude de Viana (26), 10º Paço de Arcos (25), 11º Parede (18), 12º Sanjoanense (16), 13º Marinhense (16), 14º Turquel (15)

*menos um jogo

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
As contas de quatro para apenas uma vaga

As contas de quatro para apenas uma vaga

O maior prémio em disputa na última jornada da fase regular será o da manutenção. Com jogos complicados, Parede, Sanjoanense, Marinhense e Turquel procurarão, numa espécie de 'photo finish', assegurar a continuidade na I Divisão.

Benfica não evita a 'habitual' final espanhola

Benfica não evita a 'habitual' final espanhola

O Benfica caiu tangencialmente frente ao detentor da Taça da Liga Feminina e não evitou a 11ª final espanhola em 15 edições. O anfitrião Gijón, que venceu o Cerdanyola, e o detentor Palau discutem o título.

Fase regular da OK Liga termina com Caldes em 8º e no play-off

Fase regular da OK Liga termina com Caldes em 8º e no play-off

Na derradeira jornada da fase regular da OK Liga, o Caldes garantiu o 8º lugar, a última vaga do play-off. O Barcelona termina esta primeira fase com o melhor ataque e melhor defesa.