Um campeão para reinventar

Ainda antes de ser coroado na OK Liga, o Liceo já sabia que teria (mais) um defeso de reconstrução pela frente. Juan Copa tem mais um desafio, ficando apenas com três dos novos campeões.

Um campeão para reinventar

O Liceo conquistou a OK Liga pela oitava vez. Depois de ter vencido três títulos na década de 80 (1983, 1986 e 1987) e outros três na década de 90 (1990, 1991 e 1993) do século passado, este foi um audaz segundo título neste século XXI que tem sido dominado pelo Barcelona. Desde 2000, os blaugrana só não tinham sido coroados campeões em 2011, quando ganhou o Reus, e em 2013, no último triunfo do Liceo.

Agora, a defesa do título será com um plantel radicalmente diferente.

Já não chegava, historicamente, o Barcelona reclamar os mais destacados jogadores do Liceo, a equipa galega - sempre condicionada economicamente - começou também a ser "assaltada" pelos "magnatas" portugueses nas últimas épocas. Neste defeso, e não só para o Palau Blaugrana ou para os mais "ricos" de Portugal, são inúmeras as saídas. Sete do plantel principal, todas definidas ainda antes do título ser conquistado.

Para outras paragens partem os agora campeões Carles Grau (Barcelona) e Martin Rodriguez (Noisy), Jordi Adroher (Oliveirense), Jordi Burgaya (Voltregà), Marc Grau (Barcelona), Maxi Oruste (H. Vercelli) e Roberto Di Benedetto (Benfica). E até Nahuel Castro, "Nanu", o mais utilizado da equipa "B", que, como Adroher e Di Benedetto, ruma ao campeonato português, sendo aposta da Juventude de Viana.

Do plantel campeão sobram os galegos César Carballeira e Dava Torres e o catalão Alex Rodriguez, a que se juntam os promovidos da equipa "B" Matías Bridge e Francisco Torres, ambos com participação (ainda que diminuta) na caminhada para a conquista da OK Liga. Os dois jovens argentinos chegaram à Corunha em 2019. Matías, de 21 anos, é irmão do valonguense Facundo Bridge, mas é guarda-redes na peugada do pai, o campeão olímpico Alfred Bridge. "Fran" é um fantasista que só completa 19 anos em Setembro, mas também tem Hóquei em Patins nas veias. Por exemplo, o sobrinho de Leonardo Torres, "Tomba", que representou, entre outros, Benfica e Óquei de Barcelos.

A outra metade do plantel será composta por valores seguros, em busca da afirmação definitiva ao mais alto nível como tantos outros que confiam no bom trabalho que se desenvolve ano após ano no Palácio dos Desportos do Riazor.

Regressam Bruno Di Benedetto e Fabrizio Ciocale. Bruno, ex-Lleida, a dar continuidade ao legado dos Di Benedetto para a sétima temporada consecutiva em que pelo menos um dos três irmãos -- desde que Carlos chegou em 2016 - representa "los verdes". Ciocale, representou o Braga na primeira metade de 2020/21, sendo chamado de volta à Corunha na "janela" de Inverno. Na pretérita temporada, representou os italianos do Valdagno e já tinha acordo para continuar, mas o apelo galego foi mais forte. Chegam ainda o guarda-redes Martí Serra, internacional espanhol ex-Lleida, e os talentosos Arnau Canal (ex-Voltregà) e Sito Ricart (ex-Caldes).

A missão de Juan Copa será reconstruir a equipa, mantendo-a num trilho vencedor. Às suas ordens, "los verdes" venceram a Supertaça em 2018, tendo vencido no último ano a Taça do Rei (Junho de 2021), a Supertaça (Setembro de 2021) e a OK Liga (Junho de 2022) "contra" uma singela Taça do Rei conquistada em Maio deste ano pelo rival Barcelona.

Na sua preparação, o Liceo tem previsto um embate de campeões ibéricos com o Porto no Dragão Arena a 18 de Agosto e dois jogos com o Valongo, jogando em Portugal a 20 e recebendo na Corunha os valonguenses a 25. Já a "doer", o Liceo defronta a 2 de Setembro o Reus nas meias-finais da Supertaça e, em caso de vitória, disputa o troféu com o vencedor da "meia" entre Barcelona e Noia, A defesa da OK Liga começa no fim-de-semana seguinte, em Sant Hipólit de Voltregà.

Liceo 2022/23

Martí Serra (ex-Lleida) e Matías Bridge (ex-Liceo B); Alex Rodriguez, Arnau Canal (ex-Voltregà), Bruno Di Benedetto (ex-Lleida), César Carballeira, Dava Torres, Fabrizio Ciocale (ex-Valdagno), Fran Torres (ex-Liceo B) e Sito Ricart (ex-Caldes). Treinador: Juan Copa.

Acompanhe esta e outras transferências deste defeso nos principais campeonatos aqui.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Vemo-nos na Argentina»

«Vemo-nos na Argentina»

Sabatino Aracu, presidente da World Skate, dirigiu uma missiva às federações a confirmar os World Skate Games - incluindo os Mundiais de Hóquei em Patins - na Argentina, após compromisso assumido pelo Ministro do Turismo e Desportos.