Rui Torres e Carlos Correia apitam Supertaça

O Clássico entre Porto e Benfica que decidirá a Supertaça António Livramento será arbitrado pelos minhotos Rui Torres e Carlos Correia, em princípio sem 'ajuda' do Sistema de Revisão de Vídeo, a ferramenta testada na Elite Cup.

Rui Torres e Carlos Correia apitam Supertaça

Depois da atacada arbitragem de Pedro Figueiredo e Rui Leitão, novo Clássico volta a ter dupla minhota na condução. Agora, Rui Torres e Carlos Correia, para uma actuação que deverá ser sem "rede". Isto é, sem Sistema de Revisão Vídeo (SRV), um dos arietes no "ataque" encarnado à arbitragem da final da Elite Cup.

Nem Rui Torres, nem Carlos Correia estiveram entre os árbitros da Elite Cup que "beneficiaram" do SRV, entrando com a Supertaça nos jogos oficiais da presente temporada.

Na pretérita temporada, Rui Torres arbitrou 25 jogos da I Divisão, somente aquém dos 27 de João Duarte e Ricardo Leão, e Carlos Correia "apenas" 15. Juntos arbitraram um só jogo, um outro Clássico, entre Porto e Sporting, num já distante 10 de Outubro de 2021, que terminou com vitória dos dragões por expressivos 9-5.

Supertaça António Livramento joga-se este sábado, 10 de Setembro, a partir das 15h, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Entre os jogos arbitrados na categoria máxima por ambos, contam-se três jogos no play-off. Carlos Correia dirigiu dois jogos nas meias-finais e um na final, este entre dragões e águias e ao lado de Joaquim Pinto. Antes, na fase regular, apitara com Pedro Figueiredo na vitória do Benfica sobre o Porto por 4-1.

Rui Torres, um dos mais cotados árbitros nacionais, arbitrou dois jogos nos quartos-de-final e um nas meias-finais, entre Benfica e Sporting. Foi o mediatizado dérbi que terminou com várias agressões que a dupla de arbitragem não terá visto. Na altura, muito jeito teria dado o SRV a Rui Torres e Sílvia Coelho, mas a verdade é que nenhum dos dois voltaria a ser chamado ao play-off. E, entretanto, a culpa até deverá "morrer solteira" (sem castigos aos jogadores) por um erro processual do Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal.

Sistema de Revisão em... revisão

Pese os elogios dos treinadores e jogadores, a utilização do Sistema de Revisão Vídeo na Elite Cup foi em modo de teste e não para implementação definitiva (para já).

Recolhidos pontos positivos, pontos negativos e inevitáveis lacunas não previstas, Orlando Panza, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal, promoverá esta sexta-feira em Barcelos uma conferência de imprensa sobre a experiência e, necessariamente, o protocolo será alvo de estudo e alterações. O que deverá descartar, desde logo, a utilização nesta Supertaça.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Aproveitaremos ao máximo este microciclo para melhorarmos»

«Aproveitaremos ao máximo este microciclo para melhorarmos»

Falhado o objectivo da Elite Cup, Nuno Resende tirou coisas positivas e outras para trabalhar na semana que medeia nova discussão do Benfica com o Porto, agora para a Supertaça.

Sai Rui Neto, regressa Paulo Freitas

Sai Rui Neto, regressa Paulo Freitas

Surpreendentemente, o Óquei de Barcelos anunciou ao fim da tarde desta quarta-feira a saída de Rui Neto do comando técnico. Três horas depois, os barcelenses anunciavam o regresso de Paulo Freitas.