Elite Cup no feminino, no teste de um 'novo' Sporting

Disputa-se este fim-de-semana a primeira edição da Elite Cup Feminina. Académico da Feira, CACO e um Sporting em reconstrução tentam contrariar a quase inevitabilidade do triunfo de um Benfica hegemónico nas provas nacionais.

Elite Cup no feminino, no teste de um 'novo' Sporting

Tem sido um Benfica pleno de conquistas desde que criou a sua equipa feminina em 2012. A nove títulos de Campeão Nacional, oito Taças de Portugal e oito Supertaças, as águias de Paulo Almeida têm agora também uma Elite Cup para conquistar.

Do plantel do triplete da pretérita temporada saem as menos utilizadas Sofia Contreiras e Catarina Pedro (rumam ambas ao CACO) e chegam Carolina Monteiro e a argentina "Mica" Balmaceda, que segue o irmão para Portugal. "Pichu" chegou em 2021 para o Turquel e esta temporada representará o Parede.

Teoricamente, será um Benfica para continuar a vencer tudo a nível nacional, até porque o principal rival das últimas três temporadas, a única equipa a lograr vencer as águias nos últimos anos, se apresenta em reconstrução.

O Sporting arrancou com o seu projecto em 2019 e, "mordendo os calcanhares" às águias, nunca se conseguiu impôr definitivamente e, mais importante, com títulos.

Neste defeso, há mudança no comando técnico - com a chegada de Ricardo Pereira para o lugar de Nuno Pinto - e, no imediato, uma clara perda de capacidade competitiva.

As leoas perdem a guarda-redes Cláudia Vicente e as jogadoras Ana Catarina Ferreira, Rita Lopes, Rute Lopes e Inês Vieira, que - só por si - formariam uma equipa que poderia ombrear pelo título. E ainda Alice Vicente, a guarda-redes habitualmente suplente, e Inês Açoreira.

Na preparação desta Elite Cup e na apresentação aos seus associados, o Sporting venceu o Troféu Stromp com uma vitória sobre a Stuart por 3-2, com Rita Batista a marcar de bola parada, já nos últimos dois minutos de jogo. Rita é uma das permanências e, a par da agora capitã Sofia Moncóvio, de Margarida Florêncio e Inês Arrais, um dos garantes de uma equipa competitiva, mas claramente aquém do potencial do eterno rival. Para a equipa leonina regressou Inês Florêncio e chegaram as guarda-redes Beatriz Alves e Margarida Santos e três jovens jogadoras: Catarina Barbosa (de 2004), Sofia Carvalho (2006) e Matilde Granadas (2008), esta no seu primeiro ano a poder disputar provas seniores.

Nas meias-finais da Elite Cup, o Benfica defronta o Académico da Feira e o "novo" Sporting terá um sério testes frente ao CACO. Académico da Feira e CACO foram, respectivamente, 3º e 4º classificados no último Campeonato Nacional, ganhando o lugar nesta Elite Cup.

A equipa de Santa Maria da Feira lança-se numa temporada em que aceitou o desafio da Liga dos Campeões, prova maior que o CACO disputou em 2021. As equipas orientadas por Franklim Silva e Nuno Brás têm muito potencial e podem surpreender na temporada.

Elite Cup Feminina 2022

Meias-finais

• Benfica vs Académico da Feira • 10.Set • 15h

• Sporting vs. CACO • 10.Set • 19h

3º e 4º lugares

Vencido J1 vs. Vencido J2 • 11.Set • 10h

Final

Vencedor J1 vs. Vencedor J2 • 11.Set • 17h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Supertaça é do Benfica

Supertaça é do Benfica

O Benfica conquistou a Supertaça, 10 anos depois, ao vencer o Porto por 2-4. Pablito, com um hat-trick, desequilibrou o marcador e valeu um triunfo sobre os dragões na quarta decisão entre as duas equipas este ano.

«Quinto lugar na fase regular? Assino já»

«Quinto lugar na fase regular? Assino já»

Vencido no primeiro jogo, o Tomar conseguiu depois o melhor lugar possível na Elite Cup com duas vitórias. Nuno Lopes e o guarda-redes António Marante valorizam o 5º lugar na prova, com a equipa a mostrar crescimento.

«Vamos fazer com que as pessoas desfrutem»

«Vamos fazer com que as pessoas desfrutem»

A Elite Cup deixou Alejandro Dominguez satisfeito com o reflexo de cinco semanas de trabalho no Sporting. Para Matías Platero, é toda uma proposta distinta de jogo que está a ser trabalhada, e já se notam resultados.