Elite Cup no feminino, no teste de um 'novo' Sporting
Disputa-se este fim-de-semana a primeira edição da Elite Cup Feminina. Académico da Feira, CACO e um Sporting em reconstrução tentam contrariar a quase inevitabilidade do triunfo de um Benfica hegemónico nas provas nacionais.
Tem sido um Benfica pleno de conquistas desde que criou a sua equipa feminina em 2012. A nove títulos de Campeão Nacional, oito Taças de Portugal e oito Supertaças, as águias de Paulo Almeida têm agora também uma Elite Cup para conquistar.
Do plantel do triplete da pretérita temporada saem as menos utilizadas Sofia Contreiras e Catarina Pedro (rumam ambas ao CACO) e chegam Carolina Monteiro e a argentina "Mica" Balmaceda, que segue o irmão para Portugal. "Pichu" chegou em 2021 para o Turquel e esta temporada representará o Parede.
Teoricamente, será um Benfica para continuar a vencer tudo a nível nacional, até porque o principal rival das últimas três temporadas, a única equipa a lograr vencer as águias nos últimos anos, se apresenta em reconstrução.
O Sporting arrancou com o seu projecto em 2019 e, "mordendo os calcanhares" às águias, nunca se conseguiu impôr definitivamente e, mais importante, com títulos.
Neste defeso, há mudança no comando técnico - com a chegada de Ricardo Pereira para o lugar de Nuno Pinto - e, no imediato, uma clara perda de capacidade competitiva.
As leoas perdem a guarda-redes Cláudia Vicente e as jogadoras Ana Catarina Ferreira, Rita Lopes, Rute Lopes e Inês Vieira, que - só por si - formariam uma equipa que poderia ombrear pelo título. E ainda Alice Vicente, a guarda-redes habitualmente suplente, e Inês Açoreira.
Na preparação desta Elite Cup e na apresentação aos seus associados, o Sporting venceu o Troféu Stromp com uma vitória sobre a Stuart por 3-2, com Rita Batista a marcar de bola parada, já nos últimos dois minutos de jogo. Rita é uma das permanências e, a par da agora capitã Sofia Moncóvio, de Margarida Florêncio e Inês Arrais, um dos garantes de uma equipa competitiva, mas claramente aquém do potencial do eterno rival. Para a equipa leonina regressou Inês Florêncio e chegaram as guarda-redes Beatriz Alves e Margarida Santos e três jovens jogadoras: Catarina Barbosa (de 2004), Sofia Carvalho (2006) e Matilde Granadas (2008), esta no seu primeiro ano a poder disputar provas seniores.
Nas meias-finais da Elite Cup, o Benfica defronta o Académico da Feira e o "novo" Sporting terá um sério testes frente ao CACO. Académico da Feira e CACO foram, respectivamente, 3º e 4º classificados no último Campeonato Nacional, ganhando o lugar nesta Elite Cup.
A equipa de Santa Maria da Feira lança-se numa temporada em que aceitou o desafio da Liga dos Campeões, prova maior que o CACO disputou em 2021. As equipas orientadas por Franklim Silva e Nuno Brás têm muito potencial e podem surpreender na temporada.
Elite Cup Feminina 2022
Meias-finais
• Benfica vs Académico da Feira • 10.Set • 15h
• Sporting vs. CACO • 10.Set • 19h
3º e 4º lugares
• Vencido J1 vs. Vencido J2 • 11.Set • 10h
Final
• Vencedor J1 vs. Vencedor J2 • 11.Set • 17h
Sábado, 10 de Setembro de 2022, 8h44