«Quinto lugar na fase regular? Assino já»

Vencido no primeiro jogo, o Tomar conseguiu depois o melhor lugar possível na Elite Cup com duas vitórias. Nuno Lopes e o guarda-redes António Marante valorizam o 5º lugar na prova, com a equipa a mostrar crescimento.

«Quinto lugar na fase regular? Assino já»

A Elite Cup terminou para o Tomar com um triunfo por 4-1 sobre o Valongo, na reedição da meia-final da última Liga Europeia, que valeu um 5º lugar final. "Terminámos também no lugar que queríamos. Eu tinha dito que era importante terminar abaixo do 'milhão', sermos o primeiro dos de baixo. E foi o que aconteceu", congratulou-se o treinador tomarense Nuno Lopes.

"Um jogo no terceiro dia já é duro. Não é fácil ter disponibilidade física para um jogo destes, mas penso que foi extremamente positivo para nós. Começámos mal, também tínhamos tudo a ganhar. No fundo, porque da forma que começámos, como começámos, acho que íamos crescer e crescemos. E foi bom. É um torneio de pré-época, é. É bom a sensação positiva. Acho que tirámos aqui coisas muito boas. A segunda parte do jogo de hoje foi o menos positivo, porque acho que falhámos - com mérito para os guarda-redes, porque, tanto de um lado como do outro, estiveram a um nível muito bom - alguns golos e o resultado podia ser completamente diferente. Volumoso também não era, se calhar, justo para o Valongo. Mas pronto, são positivas as sensações", analisou.

O Tomar entrou com uma derrota pesada frente ao Porto (8-1) e garantiu depois o melhor lugar possível, vencendo depois Braga (5-2) e Valongo (4-1). Repetir este 5º lugar na fase regular do Campeonato seria plenamente satisfatório. "Assino já. Se for assim, assino já, está resolvido. O quinto lugar para nós é um lugar bom. Acho que vai haver muito campeonato", referiu Nuno Lopes, esfriando um pouco os ânimos ao recordar o "factor casa" nesta Elite Cup. "Vamos lá ver, nós também jogámos em casa e não há dúvida nenhuma que isso também nos favorece. A nós, pelo menos o campo, o rinque, as dimensões do rinque, o estilo de jogo que temos. Mas acho que vai haver muito campeonato. As viagens a norte são duríssimas. O campeonato a Norte é duro para nós, nós sabemos. Este ano, a coisa está mais dividida, há mais equipas do Sul, mas vai ser um campeonato longo, em que, acima de tudo, eu quero que a nossa equipa cresça. Há alguns jogadores que já não têm margem de crescimento, mas é consolidá-los, mas há outros que ainda têm muito para crescer e essa época tem que os tornar melhores no final, quando terminarmos, numa boa classificação para nós, que é aquilo que queremos", apontou.

A sucessão de Francisco Veludo

O Tomar perdeu este defeso uma das suas maiores figuras, com o regresso do guarda-redes Francisco Veludo a Itália. Para o seu lugar foi contratado o guardião Albert Mola ao Marinhenses, mas António Marante, "escudeiro" de Veludo nas duas últimas temporadas, mostrou que vai lutar pelo lugar.

"Foi notório que foram duas boas prestações e que esteve muito bem", elogiou o técnico. "Agora, claro que a consolidação disso demora mais tempo. Mais uma semana, mais um jogo. Lá está, ele vai crescer. O sinal é bastante positivo, porque também anda há dois anos à espera desta oportunidade e não há dúvida nenhuma que esteve bem", referiu Nuno Lopes, agora com uma saudável "dor de cabeça" pelo lugar entre os postes.

"Sendo pré-época, também temos que olhar à concorrência. O lugar da baliza é um lugar muito especial, quem está bem, está bem, não há volta a dar, portanto a lei manda assim. Não temos que inventar. Agora, logicamente que também não é meu estilo andar a trocar de guarda-redes só porque sim. Ou avaliar só por causa da semana. Há muita coisa que é o jogo que decide. Ele, francamente, esteve bem e para nós é motivo de orgulho, porque, lá está, é da nossa formação e é importantíssimo manter esse nível para mostrar a baixo que vale a pena trabalhar. A grande aposta neste caso, a aposta dele pelo Hóquei, merece que isto seja trabalhado assim desta forma e merece esta oportunidade que - neste caso, o clube e eu - estamos a dar, e que é muito importante", sublinhou.

António Marante foi dono da baliza frente a Braga e Valongo.
António Marante foi dono da baliza frente a Braga e Valongo.

António Marante tem 20 anos e todo um percurso na formação do Tomar. Nesta Elite Cup, começou no banco e ia estrear-se frente ao Porto depois de azul a Albert Mola... mas viu também azul quando entrava, num momento caricato que acabaria com Filipe Almeida entre os postes e a tentar "sobreviver" aos remates de Gonçalo Alves.

Depois, Marante foi dono da baliza frente a Braga e Valongo, mostrando argumentos que obrigam a considerá-lo como opção. Um momento de afirmação? "É uma afirmação de toda a equipa, porque trabalhámos, demos a volta por cima e conseguimos mostrar a nossa identidade. No fundo, é o mais importante, preparar a época para começar da melhor maneira", declarou o jovem guarda-redes, que prometeu trabalho.

"Estou a dar tudo para me conseguir afirmar. Se não conseguir, fico de consciência tranquila, porque sei que tentei. Mas o objetivo, é lutar ao máximo pela titularidade e pelo sucesso desta equipa, que é o mais importante", reiterou.

Para esta época, há a registar a já referida saída de Veludo e entrada de Mola na baliza e as saídas de Caio, Rúben Sousa e Francisco Beirante, chegando "Tato" Ferruccio (Oliveirense) - que se "apresentou" com um hat-trick frente ao Valongo - e sendo Diogo Cortez promovido dos Sub-19.

O 5º lugar conseguido nesta Elite Cup satisfaz Marante. "Sinto que é fruto do trabalho que já vem de há alguns anos, porque estamos a construir uma dinâmica. Já conhecemos muitos dos jogadores que estão na equipa. Quem chega de novo, rapidamente se entrosou bem, e sinto que espelha assim a nossa afirmação enquanto equipa e o nosso trabalho", observou o guarda-redes, "vaidoso" por receber a prova. "É um motivo de orgulho, porque faz-nos ver que o nosso clube está a crescer a olhos vistos. É uma tremenda felicidade poder ver aqui as melhores equipas do Mundo, a jogarem neste pavilhão e nesta cidade que é a minha casa", frisou.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Supertaça é do Benfica

Supertaça é do Benfica

O Benfica conquistou a Supertaça, 10 anos depois, ao vencer o Porto por 2-4. Pablito, com um hat-trick, desequilibrou o marcador e valeu um triunfo sobre os dragões na quarta decisão entre as duas equipas este ano.

Elite Cup no feminino, no teste de um 'novo' Sporting

Elite Cup no feminino, no teste de um 'novo' Sporting

Disputa-se este fim-de-semana a primeira edição da Elite Cup Feminina. Académico da Feira, CACO e um Sporting em reconstrução tentam contrariar a quase inevitabilidade do triunfo de um Benfica hegemónico nas provas nacionais.

«Vamos fazer com que as pessoas desfrutem»

«Vamos fazer com que as pessoas desfrutem»

A Elite Cup deixou Alejandro Dominguez satisfeito com o reflexo de cinco semanas de trabalho no Sporting. Para Matías Platero, é toda uma proposta distinta de jogo que está a ser trabalhada, e já se notam resultados.