Nova prova, o vencedor do costume
O Benfica venceu a primeira edição da Elite Cup Feminina, juntando um novo troféu ao seu hegemónico palmarés. As águias venceram na final o CACO por 6-1 enquanto o Académico da Feira venceu o Sporting para o 3º lugar.
São nove Campeonatos Nacionais, oito Taças de Portugal e oito Supertaças. E, agora, uma Elite Cup.
Sem que Académico da Feira ou CACO conseguissem contrariar o favoritismo das hegemónicas águias, o Benfica ergueu o troféu da primeira edição da Elite Cup Feminina.
Depois de derrotar a equipa de Santa Maria da Feira nas meias-finais por 5-1 (com 3-1 ao intervalo e apenas avolumado nos derradeiros cinco minutos), a equipa orientada por Paulo Almeida venceu o "clube do bairro" por 6-1, numa reencontro na decisão dos dois conjuntos, depois de terem estado da decisão da Supertaça, há cerca de um ano.
A equipa dirigida por Nuno Brás não teve argumentos para segurar o ímpeto das campeãs nacionais que, aos 13 minutos, já venciam por três golos sem resposta. E chegariam ao descanso a vencer de mão cheia, com destaque para o hat-trick da chilena Catalina Flores.
Na segunda parte, as encarnadas geriram. Rita Paulo e Marlene Sousa marcaram um golo para cada lado, fixando o resultado final da vitória encarnada
No próximo sábado, 17 de Setembro, as pupilas de Paulo Almeida defrontam o Sporting de Ricardo Pereira pela Supertaça, num duelo que se antevê o mais desigual desde que as leoas lançaram o seu projecto em 2019. O jogo está agendado para as 15h, no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira.
Dores de crescimento
Em três anos de projecto, o Sporting ainda só fora derrotada nas provas nacionais pelo rival Benfica. Agora, sem perder nos regulamentares 50 minutos, dois empates, em que as leoas mostraram resiliência para levar a decisão para desempate por livres directos, redundaram em duas derrotas e o quarto lugar final nesta primeira edição da Elite Cup Feminina.
Nas meias-finais, em dérbi lisboeta com o CACO, Beatriz Alves inaugurou aos cinco, longe de saber que também fecharia a contenda. Até porque, após Sofia Moncóvio igualar para o Sporting, o CACO chegou a uma vantagem de 1-4 ainda na primeira parte. Margarida Florêncio reduziu antes do intervalo, e as leoas regressaram do balneário em busca da igualdade.
Sofia Moncóvio fez cedo o 3-4 que alimentava a esperança de reviravolta e, a nove minutos do fim dos regulamentares 50 minutos, a jovem Matilde Granadas, do "alto" dos seus 14 anos, igualou a quatro para levar a decisão para os livres directos.
Sofia Moncóvio, Rita Dias, Rita Batista, Sofia Contreiras e Margarida Florêncio não conseguiram bater a "bairrista" Marta Rosa ou a leoa Carolina Correa (colombiana que chegou do CENAP), mas, na derradeira oportunidade da série de três livres directos para cada lado, Beatriz Alves marcou para garantir o lugar na final frente ao Benfica.
No jogo de apuramento dos 3º e 4º lugares, a equipa de Ricardo Pereira voltou a ter de andar atrás do resultado. Sofia Sacadura marcou o único golo da primeira parte, para o Académico da Feira. Joana Teixeira ampliou já na etapa complementar, mas Rita Batista, com um bis, igualou. E Sofia Moncóvio fez o 3-3 que levou o jogo para livres directos depois de Andreia Moreira voltar a colocar as feirenses na frente.
No desempate, foram necessários 10 livres directos para encontrar o vencedor. Andreia Moreira assinou o golo do contentamento do Académico da Feira, no arranque de uma temporada que será marcada pela participação na Liga dos Campeões.
Meias-finais
• Benfica 5-1 Académico da Feira • 10.Set
• Sporting 4-5 CACO (4-4, 0-1 ld) • 10.Set
3º e 4º lugares
• Académico da Feira vs. Vencido J2 • 11.Set
Final
• Benfica vs. Vencedor J2 • 11.Set
Classificação final
1º Benfica, 2º CACO, 3º Académico da Feira, 4º Sporting
Domingo, 11 de Setembro de 2022, 19h01