Qualificação da Taça WSE com 15 equipas (nenhuma portuguesa)

Com os oito 'relegados' do apuramento da Liga dos Campeões, são 15 as equipas na ronda de qualificação da Taça WSE. Sem portuguesas, o regulamento dita cinco grupos de três equipas, passando os vencedores e os três melhores segundos aos 'oitavos'.

Qualificação da Taça WSE com 15 equipas (nenhuma portuguesa)

Finda a 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, ficaram conhecidas as oito equipas que avançam para a 2ª fase de qualificação da principal prova europeia, mas também as oito que se juntarão aos - até agora, desconhecidos - inscritos na Taça WSE.

O anúncio dos participantes na ronda de qualificação da Taça WSE confirma que Tomar e Juventude de Viana, que com os 8º e 9º lugares tinham conquistado o direito desportivo a participar na prova, não se inscreveram, tal como as equipas que se seguiam na classificação da última edição do Campeonato Nacional da I Divisão, deixando a segunda mais importante prova continental orfã de equipas portuguesas. Pelo menos, para já, sendo que, na indesejável eliminação antes da fase de grupos, Braga, Valongo, Oliveirense e Óquei de Barcelos ainda poderão "cair" nesta Taça WSE.

A ronda de qualificação da Taça WSE realiza-se de 16 a 18 de Dezembro e contará então com Alcoi, Igualada, Lleida e Voltregà (Espanha), Bassano e Vercelli (Itália), Coutras, Lyon, Noisy, Ploufragran e Quévert (França), Genève (Suíça), King’s Lynn (Inglaterra) e Remscheid e Walsum (Alemanha).

Regulamentarmente, para 15 equipas, serão formados cinco grupos de três equipas para uma fase concentrada de "todos-contra-todos" a uma só volta em que se apuram para a fase seguinte os vencedores de cada grupo e os três segundos melhores. A estes oito juntar-se-ão as oito equipas eliminadas na 2ª fase de qualificação da Liga dos Campeões (que se disputa também de 16 a 18 de Dezembro) para oitavos-de-final e quartos-de-final a duas mãos, respectivamente a 28 de Janeiro e 11 de Fevereiro e a 11 e 25 de Março, estando a Final Four agendada para 22 e 23 de Abril.

A Taça WSE ou a sua percursora Taça CERS foi conquistada 12 vezes por equipas portuguesas contra 19 conquistas espanholas e 10 italianas, naquela que é a mais "democrática" prova europeia. O Sesimbra venceu a primeira edição em 1981, havendo três triunfos do Óquei de Barcelos, dois do Sporting, Benfica e Porto e um de Paço de Arcos e Oliveirense.

A última edição foi ganha pelo Calafell, numa Final Four realizada em Paredes. A conquista da equipa orientada por Ferran López e que contou com o agora valonguense Xano Edo na baliza, pôs fim a uma série de três conquistas do Lleida, igualando Óquei de Barcelos, Liceo e Hockey Novara como os mais titulados.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny