Gonçalo Alves garantido no futuro azul-e-branco
O Porto anunciou a renovação de Gonçalo Alves até 2028, depois de acertado o acordo com Ricardo Ares até 2027 e, há meses, com Rafa até 2026. Assegura-se o futuro no Dragão, mas há vários jogadores com vínculo a terminar esta época.
Ainda cedo na temporada, o Porto trabalha para assegurar massa crítica para a próxima época. E as seguintes.
Pese terem já garantido Rafa até 2026, os dragões entraram em 2022/23 com um plantel de "curto prazo".
Ricardo Ares, treinador de uma dobradinha que - com uma "mãozinha" da pandemia - não acontecia desde 2017, entrava no seu segundo ano de contrato. E em 2023 estariam também livres para sair Reinaldo Garcia, Xavi Barroso, Telmo Pinto, Gonçalo Alves, Carlo Di Benedetto e os guarda-redes Xavi Malián e Tiago Rodrigues.
De facto, apenas o já referido Rafa, até 2026, Ezequiel Mena, até 2024, e os jovens recém-chegados Roc Pujadas e Diogo Barata tinham (e têm) vínculo para 2023/24.
O Porto entrou na nova temporada com nada menos que sete jogadores a terminarem contrato em 2023.
A meio de Novembro, foi dado um passo firme para a nova temporada. E mais além. O Porto anunciou a renovação com Ricardo Ares até 2027, para um contrato que, a ser cumprido, igualaria os seis anos de permanência de Guillem Cabestany, que anteceu o basco, de 2015 a 2021.
Agora, é anunciada a renovação com Gonçalo Alves.
O atacante internacional português de 29 anos é, muito provavelmente, o mais decisivo jogador português (quiçá mundial) da actualidade, com uma ímpar capacidade goleadora - para a qual contribui uma tremenda eficácia nas cada vez mais determinantes bolas paradas - que vem desde tenra idade, e a que vem somando trabalho defensivo e arrancadas a partir da sua meia pista que são difíceis de travar.
Gonçalo Alves está na oitava temporada consecutiva nos dragões. Com o vínculo agora firmado, pode chegar à 13ª.
Gonçalo começou no Porto, mas as vicissitudes da vida levaram-no ao Famalicense e a um Sporting onde ganhou fama nos escalões de formação. Ainda júnior, depois de ajudar o Sporting a subir à I Divisão, apostou no mais sólido projecto da Oliveirense. E, mesmo entre os seniores primodivisionários, continuou a marcar golos. Muitos, em três temporadas. E regressaria, definitivamente (até ver), ao "seu" Porto em 2015.
Está na sua oitava temporada e, a cumprir a ligação até 2028 (quando, em Julho, cumprirá 35 anos), completará 13 épocas de dragão ao peito.
Espinha dorsal
A Rafa e Gonçalo Alves deverá juntar-se na próxima temporada Hélder Nunes, que representou os dragões entre 2012 e 2019, coincidindo com o primeiro a partir de 2014 e o segundo a partir de 2015 até que partiu para cumprir o sonho de representar o Barcelona.
Cumpridas quatro temporadas nos blaugrana, Hélder terminará contrato e já terá deixado tudo certo com o Porto ainda antes de partir para a Argentina, onde conquistaria a prata mundial ao lado dos indiscutíveis internacionais Rafa e Gonçalo Alves.
Os três formarão a espinha dorsal dos azuis-e-brancos, mesmo que seja importante não esquecer o agora campeão do Mundo argentino Ezequiel Mena, já um dos melhores a nível planetário, ou aqueles que ainda deverão renovar, como Telmo Pinto e, assegurada a nacionalidade, Reinaldo Garcia.
Já os casos de Xavi Barroso, com rumores a apontá-lo ao Barcelona, e de Carlo Di Benedetto poderão obrigar os dragões a ir ao mercado, sendo que bem fresca na memória estará ainda a "fuga" de Daniel Oliveira ("Poka"), em 2021, para o rival Benfica.
Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022, 22h56