Benfica fecha ano no topo da classificação
Com uma vitória sobre o Tomar, o Benfica garantiu a liderança do Campeonato PLACARD na pausa natalícia, ainda que a par do Sporting. Os leões e o Porto venceram Riba d'Ave e Murches, ao passo que o Parede venceu o Paço de Arcos e subiu a 6º.
O Benfica venceu o Tomar por 5-0 e assegurou a liderança do Campeonato PLACARD na pausa natalícia e mudança do ano civil independentemente do desfecho das partidas que faltam cumprir a meio da próxima semana.
Tendo vencido na Luz na pretérita temporada - sendo mesmo o único a consegui-lo -, o Tomar entrou destemido, a circular bem a bola e a criar perigo. Mas a ineficácia no último toque, perante uma exibição seguríssima, seria uma constante ao longo da partida, ainda que os tomarenses tenham chegado a esta ronda como um dos melhores ataques da prova.
Com o passar dos minutos, o Benfica conseguia "empurrar" mais o Tomar, mas sem criar reais oportunidades de golo. Um remate de Poka ao poste aos 15 minutos era um sinal de perigo, mas escasso.
A entrada de Diogo Rafael na recta final da primeira parte desequilibraria o jogo. O Tomar voltava a criar situações de perigo com o Benfica mais estendido em pista, mas o risco compensaria as águias. Roberto Di Benedetto inaugurava o marcador a quatro minutos do intervalo.
O Benfica fecha o ano civil na liderança, com a primeira partida oficial da temporada em que não sofre golos.
Procurando o empate ainda antes do intervalo, os nabantinos precipitaram-se numa saída para o ataque e o corte de Nil Roca (ainda que em falta não sancionada, com um corte em apoio no chão) deu contra-golpe para o 2-0 por Diogo Rafael.
A segunda parte trouxe a equipa de Nuno Lopes mais aberta, em busca de um golo que não chegaria. Não faltaram oportunidades, mas faltou arte e engenho para desfeitear Pedro Henriques.
Aos 10 minutos, depois de azul a Pedro Martins, Pablo Álvarez surpreendeu António Marante com um remate directo para o 3-0. Pouco depois, o Benfica chegava à nona falta, tinha o Tomar cinco... mas seriam os tomarenses a chegar à 10ª.
Antes disso, "Pablito" bisava a seis minutos do final, num remate de primeira colocadíssimo quando o Tomar jogava em inferioridade depois de azul a Filipe Almeida. A dois minutos e meio do derradeiro apito, caiu então a 10ª falta nabantina. Gonçalo Pinto não conseguiu bater Marante, mas serviu Nil Roca, que surgiu rapidíssimo a fazer o 5-0 definitivo, no primeiro jogo das águias esta época sem sofrer golos.
Sporting a par, Porto no encalce
A par do Benfica, continua o Sporting, apenas em desvantagem no confronto directo com as águias. Os leões venceram na recepção ao Riba d'Ave por 7-1, num jogo que já estava resolvido ao intervalo.
Gonzalo Romero (com dois golos), João Almeida, João Souto e Alessandro Verona construíram uma vantagem de cinco golos sem resposta antes do descanso. Almeida e Souto voltariam a marcar na segunda parte e o melhor que o Riba d'Ave conseguiu foi um tento de honra por Iñigo Artacho.
A dois pontos dos "velhos rivais", e no 3º lugar até que pelo menos o Óquei de Barcelos acerte calendário, está o Porto, que venceu o Murches por 6-0.
O dilatado triunfo azul-e-branco sobre o lanterna-vermelha foi garantido paulatinamente. Tal como as águias, os dragões venciam por "apenas" 2-0 ao intervalo, com golos de Reinaldo Garcia e Carlo Di Benedetto, mas dilataram na etapa complementar.
Logo nos primeiros cinco minutos após o descanso, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves "mataram" o jogo. Carlo Di Benedetto ampliou a 10 minutos do final e, já nos derradeiros segundos da partida, Rafa selou o resultado.
Parede sobe a sexto
Aproveitando o desaire do Tomar e os jogos adiados de Oliveirense e Braga, o Parede subiu ao 6º lugar com um importante triunfo por 5-2 sobre o Paço de Arcos, no terceiro dérbi da Linha em jornadas consecutivas.
Depois das vitórias de Parede e Paço de Arcos sobre o Murches, as equipas de Pedro Caeiro Gonçalves e André Luís encontraram-se para um triunfo dos anfitriões por 5-2.
"Pichu" Balmaceda inaugurou o marcador de livre directo, mas Gonçalo Nunes, com um golo na primeira parte e outro nos primeiros minutos da segunda, virou o resultado.
Depois, mesmo contando com o quase ubíquo Ricardo Barreiros (que às 16h conduzira a equipa feminina da Stuart no Luso), pesaram de sobremaneira os azuis vistos pelos visitantes, com mérito para o aprovamento dos rubro-negros. André Gaspar marcou de livre directo depois de azul a Gonçalo Nunes e Rafa Lourenço consumou nova reviravolta pouco depois.
Com novo azul a Gonçalo Nunes, o Parede distanciou-se com um tento em powerplay de Rafa Lourenço. E, novamente em powerplay, desta feita depois de azul a João Sardo, Manuel Coimbra fez o 5-2 final que redunda na terceira vitória do Parede nas últimas três rondas.
A 10ª jornada, que encerra o ano civil de 2022, prossegue na próxima quarta-feira, com duas partidas. O Valongo recebe o Óquei de Barcelos naquele que deverá ser o jogo "maior" da ronda, ao passo que o Famalicense visita a Oliveirense
10ª jornada
• Porto 6-0 Murches • 17.Dez
• Sporting 7-1 Riba d'Ave • 17.Dez
• Parede 5-2 Paço de Arcos • 17.Dez
• Benfica 5-0 Tomar • 17.Dez
• Valongo vs. Óquei de Barcelos • 21.Dez, 20h • Pedro Figueiredo e Pedro Silva
• Oliveirense vs. Famalicense • 21.Dez, 21h • Silvia Coelho e Porfírio Fernandes
• Braga vs. Juventude de Viana • 22.Dez, 21h • Paulo Almeida e Manuel Oliveira
Classificação
= 1º Benfica (27), 2º Sporting (27), 3º Porto (25), 4º Óquei de Barcelos* (22), 5º Valongo* (18), 6º Parede (13), 7º Tomar (13), 8º Oliveirense* (11), 9º Braga* (9), 10º Riba d'Ave (9), 11º Famalicense* (7), 12º Paço de Arcos (6), 13º Juventude de Viana* (6), 14º Murches (4)
*menos um jogo
Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 8h37