Benfica fecha ano no topo da classificação

Com uma vitória sobre o Tomar, o Benfica garantiu a liderança do Campeonato PLACARD na pausa natalícia, ainda que a par do Sporting. Os leões e o Porto venceram Riba d'Ave e Murches, ao passo que o Parede venceu o Paço de Arcos e subiu a 6º.

Benfica fecha ano no topo da classificação

O Benfica venceu o Tomar por 5-0 e assegurou a liderança do Campeonato PLACARD na pausa natalícia e mudança do ano civil independentemente do desfecho das partidas que faltam cumprir a meio da próxima semana.

Tendo vencido na Luz na pretérita temporada - sendo mesmo o único a consegui-lo -, o Tomar entrou destemido, a circular bem a bola e a criar perigo. Mas a ineficácia no último toque, perante uma exibição seguríssima, seria uma constante ao longo da partida, ainda que os tomarenses tenham chegado a esta ronda como um dos melhores ataques da prova.

Com o passar dos minutos, o Benfica conseguia "empurrar" mais o Tomar, mas sem criar reais oportunidades de golo. Um remate de Poka ao poste aos 15 minutos era um sinal de perigo, mas escasso.

A entrada de Diogo Rafael na recta final da primeira parte desequilibraria o jogo. O Tomar voltava a criar situações de perigo com o Benfica mais estendido em pista, mas o risco compensaria as águias. Roberto Di Benedetto inaugurava o marcador a quatro minutos do intervalo.

O Benfica fecha o ano civil na liderança, com a primeira partida oficial da temporada em que não sofre golos.

Procurando o empate ainda antes do intervalo, os nabantinos precipitaram-se numa saída para o ataque e o corte de Nil Roca (ainda que em falta não sancionada, com um corte em apoio no chão) deu contra-golpe para o 2-0 por Diogo Rafael.

A segunda parte trouxe a equipa de Nuno Lopes mais aberta, em busca de um golo que não chegaria. Não faltaram oportunidades, mas faltou arte e engenho para desfeitear Pedro Henriques.

Aos 10 minutos, depois de azul a Pedro Martins, Pablo Álvarez surpreendeu António Marante com um remate directo para o 3-0. Pouco depois, o Benfica chegava à nona falta, tinha o Tomar cinco... mas seriam os tomarenses a chegar à 10ª.

Antes disso, "Pablito" bisava a seis minutos do final, num remate de primeira colocadíssimo quando o Tomar jogava em inferioridade depois de azul a Filipe Almeida. A dois minutos e meio do derradeiro apito, caiu então a 10ª falta nabantina. Gonçalo Pinto não conseguiu bater Marante, mas serviu Nil Roca, que surgiu rapidíssimo a fazer o 5-0 definitivo, no primeiro jogo das águias esta época sem sofrer golos.

Sporting a par, Porto no encalce

A par do Benfica, continua o Sporting, apenas em desvantagem no confronto directo com as águias. Os leões venceram na recepção ao Riba d'Ave por 7-1, num jogo que já estava resolvido ao intervalo.

Gonzalo Romero (com dois golos), João Almeida, João Souto e Alessandro Verona construíram uma vantagem de cinco golos sem resposta antes do descanso. Almeida e Souto voltariam a marcar na segunda parte e o melhor que o Riba d'Ave conseguiu foi um tento de honra por Iñigo Artacho.

A dois pontos dos "velhos rivais", e no 3º lugar até que pelo menos o Óquei de Barcelos acerte calendário, está o Porto, que venceu o Murches por 6-0.

O dilatado triunfo azul-e-branco sobre o lanterna-vermelha foi garantido paulatinamente. Tal como as águias, os dragões venciam por "apenas" 2-0 ao intervalo, com golos de Reinaldo Garcia e Carlo Di Benedetto, mas dilataram na etapa complementar.

Logo nos primeiros cinco minutos após o descanso, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves "mataram" o jogo. Carlo Di Benedetto ampliou a 10 minutos do final e, já nos derradeiros segundos da partida, Rafa selou o resultado.

Parede sobe a sexto

Aproveitando o desaire do Tomar e os jogos adiados de Oliveirense e Braga, o Parede subiu ao 6º lugar com um importante triunfo por 5-2 sobre o Paço de Arcos, no terceiro dérbi da Linha em jornadas consecutivas.

Depois das vitórias de Parede e Paço de Arcos sobre o Murches, as equipas de Pedro Caeiro Gonçalves e André Luís encontraram-se para um triunfo dos anfitriões por 5-2.

"Pichu" Balmaceda inaugurou o marcador de livre directo, mas Gonçalo Nunes, com um golo na primeira parte e outro nos primeiros minutos da segunda, virou o resultado.

Depois, mesmo contando com o quase ubíquo Ricardo Barreiros (que às 16h conduzira a equipa feminina da Stuart no Luso), pesaram de sobremaneira os azuis vistos pelos visitantes, com mérito para o aprovamento dos rubro-negros. André Gaspar marcou de livre directo depois de azul a Gonçalo Nunes e Rafa Lourenço consumou nova reviravolta pouco depois.

Com novo azul a Gonçalo Nunes, o Parede distanciou-se com um tento em powerplay de Rafa Lourenço. E, novamente em powerplay, desta feita depois de azul a João Sardo, Manuel Coimbra fez o 5-2 final que redunda na terceira vitória do Parede nas últimas três rondas.

A 10ª jornada, que encerra o ano civil de 2022, prossegue na próxima quarta-feira, com duas partidas. O Valongo recebe o Óquei de Barcelos naquele que deverá ser o jogo "maior" da ronda, ao passo que o Famalicense visita a Oliveirense

10ª jornada

Porto 6-0 Murches • 17.Dez

Sporting 7-1 Riba d'Ave • 17.Dez

Parede 5-2 Paço de Arcos • 17.Dez

Benfica 5-0 Tomar • 17.Dez

• Valongo vs. Óquei de Barcelos • 21.Dez, 20h • Pedro Figueiredo e Pedro Silva

• Oliveirense vs. Famalicense • 21.Dez, 21h • Silvia Coelho e Porfírio Fernandes

• Braga vs. Juventude de Viana • 22.Dez, 21h • Paulo Almeida e Manuel Oliveira

Classificação

= 1º Benfica (27), 2º Sporting (27), 3º Porto (25), 4º Óquei de Barcelos* (22), 5º Valongo* (18), 6º Parede (13), 7º Tomar (13), 8º Oliveirense* (11), 9º Braga* (9), 10º Riba d'Ave (9), 11º Famalicense* (7), 12º Paço de Arcos (6), 13º Juventude de Viana* (6), 14º Murches (4)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos entra, Braga não

Óquei de Barcelos entra, Braga não

Após dois empates, o Óquei de Barcelos está na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de vencer o Valdagno, deixando Braga pelo caminho. Miguel Vieira foi herói, ficando definidas as 16 equipas da fase de grupos, das quais seis portuguesas.

Oliveirense garante fase de grupos

Oliveirense garante fase de grupos

A Oliveirense está na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de vencer também o Grosseto. Com três vitórias em três jogos, é a quinta equipa portuguesa a garantir a presença depois de Benfica, Porto e Sporting com entrada directa, e Valongo.

Manuel de Pinho
Valongo e Forte com passaporte carimbado

Valongo e Forte com passaporte carimbado

Valongo e Forte garantiram ao segundo dia o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A Oliveirense também voltou a vencer, mas (ainda) não chega. O Braga vence ou espera por desaire do Óquei de Barcelos, que tem sempre de ganhar.