Óquei de Barcelos entra, Braga não
Após dois empates, o Óquei de Barcelos está na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de vencer o Valdagno, deixando Braga pelo caminho. Miguel Vieira foi herói, ficando definidas as 16 equipas da fase de grupos, das quais seis portuguesas.
O Óquei de Barcelos é a sexta equipa portuguesa a garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Vindos de dois empates amargos frente a Braga e Reus, deixando nas duas partidas escapar uma vantagem de dois golos, o Óquei de Barcelos voltou a sofrer... mas desta feita segurou os três pontos, garantindo o que era mais importante: o apuramento.
Os barcelenses adiantaram-se aos seis minutos por Miguel Vieira, mas não conseguiram depois capitalizar algum ascendente sobre um Valdagno anfitrião que perdera os dois primeiros jogos. E, a dois minutos do intervalo, o Valdagno empatava, sendo que a divisão de pontos era insuficiente para assegurar o segundo lugar no grupo B... que ainda era do Braga.
Na etapa complementar, os três pontos foram decididos com um só golo, com Miguel Vieira a voltar a marcar. O jogador que esta época regressou a casa depois de ter representado Benfica e Valongo marcou aos nove minutos e, quando era fundamental, a equipa de Paulo Freitas segurou a vantagem.
O fim do sonho bracarense
Antes do jogo do Óquei de Barcelos, o Braga tinha ficado à mercê do rival minhoto.
Só Sergi Aragonès marcou na primeira parte do encontro com o Reus, mas o Braga logrou virar o marcador na etapa complementar com golos de Diogo Seixas e Vítor Hugo.
No entanto, a reacção do vice-campeão espanhol à reviravolta bracarense foi praticamente imediata. "Checco" Compagno, com dois golos no oitavo e nono minuto, voltava a dar vantagem ao emblema oito vezes campeão da Europa.
Faltavam jogar mais de 16 minutos, mas a equipa de Tó Neves, em busca da primeira presença de sempre na fase de grupos da mais importante prova europeia, não conseguiria evitar a derrota.
O triunfo colocava desde logo o Reus na fase de grupos. O Braga, com um jogo de mérito, ainda não estava afastado... até ao Barcelos confirmar a vitória.
Portugal terá assim seis equipas, entre 16, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Benfica, Porto e Sporting tiveram entrada directa. Valongo, Oliveirense e Óquei de Barcelos entram por qualificação, sendo que os valonguenses ainda tiveram de disputar uma primeira fase antes.
Aos seis portugueses juntam-se Barcelona, Calafell, Liceo, Noia e Reus (Espanha), Forte, Lodi, Sarzana e Trissino (Itália) e Saint Omer (França).
Domingo, 18 de Dezembro de 2022, 16h41