Gonzalo Romero é Olímpia de Prata

Gonzalo Romero foi distinguido pelos jornalistas desportivos argentinos com um prestigiado Olímpia de Prata, 'batendo' Luchi Agudo, Anabella Flores e Lucas Ordoñez. Só um hoquista logrou o Olímpia de Ouro, este ano, inevitavelmente, para Messi.

Gonzalo Romero é Olímpia de Prata

Gonzalo Romero foi distinguido pela associação de jornalistas argentinos com um prestigiado Olímpia de Prata, 'batendo' os também nomeados Luchi Agudo, Anabella Flores e Lucas Ordoñez. Só um jogador de Hóquei em Patins logrou o Olímpia de Ouro, este ano, inevitavelmente, para Lionel Messi.

O Círculo de Periodistas Deportivos, associação argentina de jornalistas desportivos, entregou esta quarta-feira os prestigiados Prémios Olímpia que, desde 1954, distinguem os melhores do desporto do país das pampas.

No Hóquei em Patins, Gonzalo Romero venceu o Olímpia de Prata, prémio para o mais destacada de cada modalidade, batendo a "concorrência" dos também nomeados Luchi Agudo e Anabella Flores, campeãs do Mundo de seniores femininos que marcaram presença no evento, e Lucas Ordoñez, companheiro de Romero de albiceleste (em pista ou na "hinchada", numa inigualável paixão a dois) e rival no campeonato português.

Gonzalo Romero, que completou 30 anos em Setembro último, chegou ao Sporting em 2018 e não tardou a afirmar-se como pedra basilar para as conquistas leoninas, tendo apenas como "rival" para figura maior de verde-e-branco o guarda-redes Ângelo Girão.

Em Novembro último, "Nolito" voltou a ser determinante, mas de albiceleste vestido, no triunfo no Campeonato do Mundo, o seu segundo, depois do conquistado em 2015. E agora recebe uma das maiores honras do desporto argentino.

Prémios Olímpia

Os Prémios Olímpia são entregues desde 1954, distinguindo com o Olímpia de Prata os melhores de cada modalidade e com o Olímpia de Ouro o melhor entre os melhores.

No Hóquei em Patins, que em alguns anos dividiu prémio com outras disciplinas da Patinagem, o primeiro galardoado foi Ricardo Lopez Colome, em 1972, sendo a mais distinguida a "portuguesa" Vanesa Solimo, radicada em Porto Santo desde 2002 e este ano reeleita para segundo mandato como presidente do Sporting de Porto Santo.

Vanesa ganhou quatro distinções (1998, 2000, 2002 e 2004), superando as três de "Panchito" Velazquez (1995, 1996 e 1991), "Negro" Paez (1986, 1992 e 1993) e Daniel Martinazzo (1978, 1980 e 1984).

Martinazzo, que brilhou também no Liceo, foi um dos heróis do primeiro campeonato do Mundo conquistado pela Argentina sobre rodas, em 1978, superando então todos os outros desportistas - mesmo os campeões do Mundo de futebol - para se tornar o primeiro e, até ao momento, único jogador de Hóquei em Patins a conquistar o Olímpia de Ouro.

Na edição celebrada esta quarta-feira, ainda na euforia da conquista do Mundial de Futebol do Catar, o prémio maior não escapou a Lionel Messi, que repetiu os "triunfos" de 2011 e 2021. Ressalvando as diferentes dimensões mediáticas, é uma espécie de Martinazzo dos pontapés na bola...

Portugueses

Ao longo dos anos, para além de Solimo ou Panchito, houve outros vencedores do Olímpia de Prata com ligações a Portugal.

Diego Allende, que representou o Porto, venceu em 1988. Carlos López e Mariano Velazquez venceram, respectivamente, em 2003 e 2005. E Adriana Gutierrez, que defendeu as cores do Sporting, venceu em 2006 e 2017.

Entre aqueles que ainda brilham em Portugal, Reinaldo Garcia venceu em 2007, Pablo Alvarez em 2009 e Carlos Nicolia "bisou", vencendo em 2013 e 2015.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Dragões e Ana Catarina Ferreira nos indicados da FPP

Dragões e Ana Catarina Ferreira nos indicados da FPP

A FPP reconheceu a temporada do Porto com uma tripla indicação dos dragões para os prémios 'Desportista do Ano' da CDP, nas categorias de 'Equipa', 'Treinador' e 'Atleta Masculino'. Ana Catarina Ferreira é a indicada para 'Atleta Feminino'.

Valongo mete a 6ª, Oliveirense 'mete-se' em 6º

Valongo mete a 6ª, Oliveirense 'mete-se' em 6º

O Valongo venceu o Óquei de Barcelos e fica a apenas um ponto dos barcelenses. Foi a sexta vitória consecutiva para o campeonato, sendo preciso recuar à época do título para encontrar melhor série. A Oliveirense também fecha 2022 com um triunfo.

Próxima eliminatória das Taças sorteada

Próxima eliminatória das Taças sorteada

Foram a sorteio os duelos das próximas rondas das Taças de Portugal, ficando conhecidos os '16-avos' no masculino e os 'oitavos' no feminino. Ambas as eliminatórias estão agendadas para 14 e 15 de Janeiro.