Valongo mete a 6ª, Oliveirense 'mete-se' em 6º

O Valongo venceu o Óquei de Barcelos e fica a apenas um ponto dos barcelenses. Foi a sexta vitória consecutiva para o campeonato, sendo preciso recuar à época do título para encontrar melhor série. A Oliveirense também fecha 2022 com um triunfo.

Valongo mete a 6ª, Oliveirense 'mete-se' em 6º

No jogo maior da 10ª jornada, o Valongo venceu o Óquei de Barcelos por 2-1, fechando o ano a apenas um ponto dos barcelenses.

Depois de garantido o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, Valongo e Óquei de Barcelos encontraram-se num jogo em que a emoção esteve à altura das expectativas.

Facundo Bridge marcou o único golo da primeira parte a quatro minutos do intervalo, não conseguindo os barcelenses anular a desvantagem apesar da superioridade numérica por azul a Edo Bosch.

O Valongo chegou ao intervalo com nove faltas contra seis do Óquei de Barcelos, mas a necessária pressão barcelense em busca da igualdade equilibrou o jogo nesse capítulo. Um minuto, a meio da etapa complementar seria decisivo. Os anfitriões chegaram à 10ª falta, mas Luís Querido não marcou. No reverso da medalha, Carlos Ramos ("Carlitos") rematou forte para desfeitear Conti Acevedo para o 2-0.

André Centeno reduziu a oito minutos do final e o Óquei de Barcelos pressionou em crescendo em busca da igualdade, mas não conseguiu voltar a marcar à terceira defesa menos batida da prova, com 23 golos consentidos e apenas superada por Benfica (16) e... Óquei de Barcelos (19).

Sexta seguida

Esta foi a sexta vitória consecutiva - com o mérito adicional de quatro delas como visitante - para o campeonato do Valongo, a que se somam três triunfos na segunda fase de qualificação da Liga dos Campeões e um outro para a Taça de Portugal.

No particular da mais importante prova nacional, um sexto triunfo consecutivo do Valongo encontra paralelo nas temporadas de 2017/18 e 2018/19, mas é necessário recuar até à histórica temporada de 2013/14 para encontrar melhor. Então, o Valongo que se sagraria campeão nacional registou uma série de sete vitórias consecutivas e uma outra de nada menos que 13!

Este ano, a equipa superiormente orientada por Edo Bosch regista para o campeonato sete vitórias e "apenas" três derrotas... frente a Porto, Benfica e Sporting. Até ao final da primeira volta, em busca de novas vitórias, o Valongo joga em Viana, recebe o Riba d'Ave e desloca-se a Tomar.

Oliveirense sobe a 6º

Em Oliveira de Azeméis, sete minutos bastaram para se verem mais golos do que em Valongo.

Xavi Cardoso deu uma dupla vantagem à Oliveirense, mas o Famalicense igualou com tentos de Carlos Dias e Hugo Costa.

Depois, o meio desta primeira parte acabaria por ser fatal para a equipa de Jorge Ferreira. Lucas Martínez bisou para o 4-2 e, apesar do Famalicense se manter na disputa do jogo, não mais voltaria a sair da situação de desvantagem.

Xavi Cardoso assinou um hat-trick frente ao Famalicense.

Hugo Costa reduziu para um tangencial 4-3 ao intervalo, mas Marc Torra e Jordi Adroher fizeram o marcador disparar para 6-3 com apenas seis minutos decorridos na etapa complementar. Tomás Castanheira ainda encurtou distâncias, mas Xavi Cardoso (a selar um hat-trick) e Jorge Silva carimbaram um triunfo por 8-4 que vale a Paulo Pereira a subida ao 6º lugar, passando Tomar e Parede.

Para fechar esta 10ª jornada e 2022 no que a Campeonato PLACARD diz respeito, falta apenas cumprir-se o dérbi minhoto entre Braga e Juventude de Viana, agendado para as 21h desta quinta-feira.

10ª jornada

Porto 6-0 Murches • 17.Dez

Sporting 7-1 Riba d'Ave • 17.Dez

Parede 5-2 Paço de Arcos • 17.Dez

Benfica 5-0 Tomar • 17.Dez

Valongo 2-1 Óquei de Barcelos • 21.Dez

Oliveirense 8-4 Famalicense • 21.Dez

• Braga vs. Juventude de Viana • 22.Dez, 21h • Paulo Almeida e Manuel Oliveira

Classificação

= 1º Benfica (27), 2º Sporting (27), 3º Porto (25), 4º Óquei de Barcelos (22), 5º Valongo (21), 6º Oliveirense (14), 7º Parede (13), 8º Tomar (13), 9º Braga* (9), 10º Riba d'Ave (9), 11º Famalicense (7), 12º Paço de Arcos (6), 13º Juventude de Viana* (6), 14º Murches (4)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Dragões e Ana Catarina Ferreira nos indicados da FPP

Dragões e Ana Catarina Ferreira nos indicados da FPP

A FPP reconheceu a temporada do Porto com uma tripla indicação dos dragões para os prémios 'Desportista do Ano' da CDP, nas categorias de 'Equipa', 'Treinador' e 'Atleta Masculino'. Ana Catarina Ferreira é a indicada para 'Atleta Feminino'.

Gonzalo Romero é Olímpia de Prata

Gonzalo Romero é Olímpia de Prata

Gonzalo Romero foi distinguido pelos jornalistas desportivos argentinos com um prestigiado Olímpia de Prata, 'batendo' Luchi Agudo, Anabella Flores e Lucas Ordoñez. Só um hoquista logrou o Olímpia de Ouro, este ano, inevitavelmente, para Messi.

Próxima eliminatória das Taças sorteada

Próxima eliminatória das Taças sorteada

Foram a sorteio os duelos das próximas rondas das Taças de Portugal, ficando conhecidos os '16-avos' no masculino e os 'oitavos' no feminino. Ambas as eliminatórias estão agendadas para 14 e 15 de Janeiro.