Europeu de Sub-23 tem estreia em Portugal

Portugal vai receber a primeira edição do Campeonato da Europa de Sub-23. A prova, que substitui no calendário internacional a 'restrita' Taça Latina, realiza-se na Semana Santa, entre 3 e 8 de Abril.

Europeu de Sub-23 tem estreia em Portugal

Portugal servirá de palco à primeira edição do Campeonato da Europa de Sub-23. A autarquia-sede ainda não foi anunciada, mas a organização será da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), tal como aconteceu com os quatro últimos Campeonatos da Europa dos diferentes escalões, realizados em 2021.

O Europeu de Sub-23 está previsto ter lugar na Semana Santa, entre 3 a 8 de Abril, sucedendo à Taça Latina. A Taça Latina era também para atletas Sub-23, também tinha lugar por alturas da Páscoa, mas a participação era restrita (salvo pontuais excepções) a Portugal, Espanha, Itália e França.

A prova que teve o seu último evento em 2018, contou 29 edições. Portugal venceu 14 vezes, a Espanha 12 e a Itália três. Em solo luso, aconteceu em 18 vezes, com 10 triunfos portugueses, dois deles nas duas últimas edições organizadas pela FPP, em 2008, em Coimbra, e em 2014, em Viana do Castelo. Já a última edição da prova, em Saint-Omer, não deixou saudades à selecção das quinas, que somou três derrotas nos três jogos realizados.

Em termos de Europeus, Portugal só venceu um dos quatro que organizou em 2021. Sagrou-se campeão de Sub-19, mas foi vice em Sub-17 e Seniores Femininos e não foi além de um 3º lugar, ex aequo com a Itália, em Seniores Masculinos. O Europeu no feminino realizou-se no Pavilhão Municipal Gimnodesportivo do Luso e os restantes no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Este ano de 2023 volta a ser de Campeonatos da Europa, com os Europeus de Seniores Femininos, de 3 a 8 de Julho, e de Seniores Masculinos, de 17 a 22 de Julho, também já calendarizados, sendo que este último está previsto ter lugar em França.

Os Campeonatos da Europa de Sub-19 Femininos, Sub-19 Masculinos e Sub-17 Masculinos deverão ter lugar já na próxima época desportiva, depois de 1 de Agosto, e não têm datas anunciadas.

"Despesas extraordinárias" não deram os frutos mais desejados

Entretanto, a FPP formalizou no passado dia 22 de Dezembro com o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) um aditamento ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo no valor de 150 mil euros extraordinários, ascendendo o total do apoio às actividades regulares de 2022 a perto de 1 milhão e 100 mil euros.

"De forma a garantir o êxito desportivo internacional, 2.º OUTORGANTE [ndr: Federação de Patinagem de Portugal] incorreu em despesas extraordinárias no âmbito do programa de Seleções Nacionais e Alto Rendimento decorrente de acerto do calendário internacional ou ações de preparação não previstas", pode ler-se nas considerações ao aditamento, sendo que uma fatia de 127 mil e 500 euros desta verba extraordinária faz ascender o montante de apoio às Selecções Nacionais e Alto Rendimento a 623 mil e 400 euros.

Desportivamente, no que ao Hóquei em Patins diz respeito (numa federação multidisciplinar), recorde-se que os diferentes campeonatos se saldaram por prata nos Seniores Masculinos e bronze nos Seniores Femininos nos Campeonatos do Mundo, e por prata nos Sub-17, no Campeonato da Europa.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny