Voltregà garante último bilhete para a Copa
A primeira volta da OK Liga terminou com o Barcelona na frente e as oito equipas que vão disputar a Taça do Rei definidas. O Voltregà 'agarrou' a última vaga com uma vitória em Noia, apesar da igualdade pontual com Lleida e Alcoi.
Havia uma vaga entre os oito primeiros para Voltregà, Lleida ou Alcoi e terminaram os três a primeira volta da OK Liga com os mesmos 16 pontos. Os critérios ditaram que vá a equipa de Sant Hipólit à Taça do Rei, a grande festa do Hóquei em Patins espanhol.
A missão não se antevia fácil para o Voltregà, com uma deslocação a Sant Sadurní, casa do 2º classificado. Mas, no tudo por tudo pela qualificação para a "Copa", o Voltregà vencia por 2-4 à entrada dos três últimos minutos.
Xavi Costa ainda quis estragar a festa, bisando para repor a igualdade quando já faltava menos de um minuto, e o Noia arriscaria - em busca da vitória - sem guarda-redes. Uma perda de bola permitiu o 4-5 a Didac Alonso, num remate com pouco ângulo, para depois Gerard Teixidó, da sua área, apontar o seu segundo golo no jogo (o capitão Eric Vargas também bisou), confirmando o triunfo azul-e-branco... e o apuramento.
79ª edição da Taça do Rei joga-se em Calafell de 2 a 5 de Março. O Barcelona é o mais titulado, com 24 triunfos, cinco deles nas últimas seis edições realizadas.
O selar do 8º lugar pelo Voltregà só seria possível porque o Lleida, o único a depender apenas de si do trio de interessados, não conseguiu pontuar no Palácio dos Desportos do Riazor. Na casa do campeão, o português Nuno Paiva até reduziu para 4-2 perto do intervalo, mas a equipa de Albert Folguera não voltaria a marcar e perderia por um 5-2 em que merece destaque o bis de César Carballeira, a marcar nas duas oportunidades de grande penalidade de que dispôs.
O Alcoi cumpriu, vencendo o Caldes por 6-3, com hat-trick de "Caco" Ceschin, mas, dado o triunfo do Voltregà, não foi suficiente para que os valencianos repetissem a presença da pretérita temporada.
Em relação a essa edição, disputada em Lleida e ganha pelo Barcelona, "saem" Alcoi e Lleida, entram Igualada, que ergueu o troféu duas vezes, e Voltregà, cinco vezes vencedor.
Barcelona sem derrotas
Foi uma 13ª jornada praticamente unificada (às 17h deste domingo), com apenas uma excepção, o embate entre um Barcelona que já sabia que seria 1º e um Vilafranca que já sabia que não largaria a lanterna-vermelha. E os blaugrana venceram por 6-2, com bis de Hélder Nunes.
A equipa de Edu Castro termina a primeira volta com 12 vitórias e apenas um empate. Neste virar de fase regular, o Liceo é segundo, com 30 pontos, seguido de Noia e Reus com 28. Os quatro cabeças-de-série no sorteio dos quartos-de-final da Taça do Rei podem, caso vençam nos quartos-de-final, reeditar em Calafell as meias-finais dos play-offs da última edição da OK Liga.
Então, o Reus foi o carrasco do Barcelona, e a equipa de Jordi Garcia, mesmo sem Raul Marin (que não joga desde Junho), continua a comportar-se bem, principalmente desde que Sergi Aragonès chegou em Janeiro último do Benfica.
O internacional espanhol bisou agora na vitória dos "roginegros" em Arenys de Munt e soma 17 golos na OK Liga, apenas aquém dos números de Pau Bargalló (21) e João Rodrigues e Martí Casas (19). Neste particular dos golos, destaque ainda para os 10 conseguidos por Nuno Paiva ao serviço do Lleida, onde chegou no último defeso.
A Taça do Rei joga-se de 2 a 5 de Março. Entretanto, segue a OK Liga, com a 14ª jornada, no próximo fim-de-semana.
13ª jornada
• Barcelona 6-2 Vilafranca • 8.Jan
• Sant Cugat 1-2 Girona • 8.Jan
• Calafell 3-3 Igualada • 8.Jan
• Alcoi 6-3 Caldes • 8.Jan
• Liceo 5-2 Lleida • 8.Jan
• Noia 4-6 Voltregà • 8.Jan
• Arenys de Munt 2-4 Reus • 8.Jan
Classificação
= 1º Barcelona (37), 2º Liceo (30) ,3º Noia (28), 4º Reus (28), 5º Calafell (24), 6º Igualada (20), 7º Caldes (18), 8º Voltregà (16), 9º Alcoi (16), 10º Lleida (16), 11º Girona (12), 12º Sant Cugat (11), 13º Arenys de Munt (5), 14º Vilafranca (1)
Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2023, 17h22