Final Four da Taça em Trissino, em 'choque' com Taça WSE

Trissino será a sede da Final Four da Taça de Itália, numa aposta da equipa campeã italiana e europeia na conquista do único troféu nacional que lhe escapou em 2022. As datas coincidem com jogo europeu, para a Taça WSE, de Grosseto ou Bassano.

Final Four da Taça em Trissino, em 'choque' com Taça WSE

O ano de 2022 foi de ouro para o Trissino. A equipa orientada por Alessandro Bertolucci e capitaneada por João Pinto ganhou a Serie A1 com relativa facilidade, conquistou a Liga Europeia, tornando-se a segunda equipa italiana a consegui-lo, e, já na nova época, venceu a Supercopa em 2022.

O Trissino não conseguiria vencer a Taça Continental, derrotado pelo Valongo na final, mas a mágoa maior foi a não conquista da Coppa Italia, inesperadamente derrotado em casa, nos quartos-de-final, pelo Sarzana (que viria a erguer o troféu).

Agora, não se deixando surpreender nos "quartos" ["triturou" o Vercelli por 13-2], o Trissino tem nova oportunidade de vencer de novo a Coppa, quase 50 anos depois da sua única conquista, em 1974. O Trissino é um dos 15 vencedores da prova e terá pela frente nas meias-finais o Bassano, de Miguel Viterbo e Francisco Veludo, que venceu a prova duas vezes. Na outra meia, o Lodi, vencedor em quatro ocasiões, defronta um Grosseto que não conseguiu melhor do que uma presença na final, em 1986.

Taça WSE em conflito

O agendamento da Final Four da Coppa Italia para 25 e 26 de Março encerra em si um problema de calendário.

A federação italiana mostrou-se desde cedo irredutível, avisando que não seria possível qualquer modificação dos jogos do fim-de-semana pelos clubes envolvidos na Liga dos Campeões, que têm jornada agendada para 23 de Março. Será a penúltima jornada da fase de grupos da mais importante prova europeia e o Trissino joga em Sarzana, ao passo que o Lodi recebe o Forte.

Porém, maior ainda é o problema de conflito com a Taça WSE. É que para 25 de Março, data das meias-finais da Coppa, está agendada a segunda mão dos quartos-de-final da Taça WSE e necessariamente terá compromisso um dos outros dois semifinalistas da Taça italiana.

Grosseto e Bassano estão em confronto directo nos oitavos-de-final da Taça WSE, tendo os "bassanesi" vencido na primeira mão, fora, por 3-4. A 11 de Fevereiro, com a segunda mão ficará definido o apurado, bem como o adversário, que sairá do confronto entre Lleida e Valdagno, tendo a equipa italiana vencido, na primeira mão, por 4-5 na Catalunha.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica vence no João Rocha, alicerçado num sólido muro

Benfica vence no João Rocha, alicerçado num sólido muro

O Benfica venceu o Sporting no João Rocha com uma exibição seguríssima de Pedro Henriques, e reforçou a liderança do Campeonato PLACARD. Óquei de Barcelos, Valongo e Oliveirense confirmaram favoritismo e venceram nas suas pistas.