Paço de Arcos passa 'lanterna'

O Paço de Arcos recebeu e venceu a Juventude de Viana, entregando aos vianenses a 'lanterna-vermelha' do Campeonato PLACARD. No outro jogo deste sábado, o Famalicense derrotou o Tomar e aproximou-se do 7º lugar.

Paço de Arcos passa 'lanterna'

É uma 15ª ronda de duelo entre os dois primeiros, mas também era de embate entre os dois últimos, quiçá com muito mais em jogo.

Em Paço de Arcos, João Catrapona substituiu o nomeado Teófilo Casimiro para fazer dupla com Manuel Oliveira pela primeira vez neste campeonato, no que serviria para ensaiar o dérbi deste domingo. A equipa da Linha venceu a Juventude de Viana por 2-0.

A primeira parte terminou sem golos, com muitas cautelas de parte a parte, com apenas três faltas para os anfitriões e duas para os visitantes. Afinal, estava em jogo a possibilidade de fugir ao sempre indesejável último lugar.

Logo aos dois minutos da segunda parte, João Sardo marcou, pressionando a Juventude de Viana, mas os vianenses voltaram a não capitalizar as oportunidades que tiveram. Por exemplo, depois de um azul a Pedro Vaz aos sete minutos e meio, Andrés Castaño não conseguiu converter de livre directo. E nem os dois minutos em superioridade numérica valeram aos pupilos de Reinado Ventura.

Sem marcar, os vianenses tinham no relógio outro adversário. À entrada do último minuto, a Juventude de Viana chegou às 10 faltas, mas Bruno Frade desperdiçou, adiando a tranquilidade. Os três pontos só seriam confirmados No derradeiro segundo, Gonçalo Nunes marcou de grande penalidade.

Os três pontos somados permitem ao Paço de Arcos entregar a lanterna-vermelha à Juventude de Viana e também passar o Murches, que tem menos um jogo. Mas não permite subir acima da linha de água... Este foi o terceiro triunfo do Paço de Arcos na prova, o segundo frente aos vianenses. O outro foi frente ao Murches. Urge ganhar pontos frente a outras equipas.

Famalicense vence e aproxima-se do Tomar

Confirmando uma excelente campanha, o Famalicense recebeu e venceu o Tomar por 7-2.

Nem começou bem para a equipa de Jorge Ferreira, com um azul a Hugo Costa a "dar" um livre directo aos nabantinos. Mas com Tomás Moreira castigado - tal como o técnico Nuno Lopes, afastado do banco -, a eficácia não foi a mesma. Guilherme Silva não conseguiu converter e, menos de um minuto depois, veria azul. E "Joca" Guimarães não se fez rogado. Seria o primeiro de quatro golos do barcelense.

João Lima ampliaria aos 13 minutos, numa primeira parte que não teria mais golos, com Tiago Freitas a negar uma grande penalidade a "Tato" Ferruccio e António Marante a defender o livre directo de "Juanjo" depois de azul a "Tato". O Tomar resistiu em inferioridade no final da primeira parte e no início da segunda, mas Joca fez o 3-0 aos três minutos da etapa complementar. E, com o 4-0 aos 10, por Hugo Costa, os três pontos estavam no bolso famalicense.

António Marante evitou a derrocada defendendo mais dois livres directos e dois golos, por Tato (de livre directo) e Guilherme Silva, pareciam relançar a discussão, mas o Famalicense conteve a reacção e ampliaria na pressão tomarense. "Joca" voltou a marcar de livre directo e, na recta final, Hugo Costa e, novamente, Joca - a selar um poker - deram uma inusitada expressão ao resultado. A equipa de Famalicão, 8ª na classificação, passa a somar 17 pontos, apenas menos três que o Tomar, 7º.

A 15ª jornada prossegue este domingo com mais quatro partidas, com destaque natural para o dérbi entre Sporting e Benfica, os dois primeiros da classificação. O Porto, 3º classificado, só joga quarta-feira, no fecho da ronda, em Braga.

15ª Jornada

Paço de Arcos 2-0 Juventude de Viana • 28.Jan

Famalicense 7-2 Tomar • 28.Jan

• Sporting vs. Benfica • 29.Jan, 15h • Manuel Oliveira e João Catrapona

• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 29.Jan, 16h • Manuel Fernandes e Rui Leitão

• Oliveirense vs. Murches • 29.Jan, 18h • Silvia Coelho e Pedro Miguel Sousa

• Valongo vs. Parede • 29.Jan, 18h30 • Joaquim Pinto e Porfírio Fernandes

• Braga vs. Porto • 1.Fev, 21h • Miguel Guilherme e Bruno Henriques

Classificação

= 1º Benfica* (36), 2º Sporting* (35), 3º Porto* (34), 4º Óquei de Barcelos* (32), 5º Valongo* (30), 6º Oliveirense* (24), 7º Tomar (20), 8º Famalicense (17), 9º Riba d'Ave* (13), 10º Braga* (13), 11º Parede* (13), 12º Paço de Arcos (9), 13º Murches* (8), 14º Juventude de Viana (7)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Vira' bracarense vale vantagem na Taça WSE

'Vira' bracarense vale vantagem na Taça WSE

Uma reviravolta no derradeiro minuto de jogo vale ao Braga vantagem para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça WSE frente ao Alcoi. Com vários embates equilibrados, só Follonica e Igualada têm patim e meio nos 'quartos'.