Benfica mantém distância para perseguidores

O Benfica venceu na recepção ao Braga e manteve a distância no topo da classificação para Sporting e Porto, que venceram tangencialmente Paço de Arcos e Valongo. Na luta pela manutenção, destaque para o triunfo do Murches.

Benfica mantém distância para perseguidores

O Benfica venceu este sábado o Braga por 5-1 e manteve os quatro pontos de vantagem sobre Sporting e Porto que venceram, tangencialmente, as suas partidas.

Na Luz, o Braga, que a meio da semana impusera um empate ao Porto, logrou impôr o seu jogo de paciência nos primeiros minutos. Sem se remeter apenas à defesa, mas procurando manter a passe de bola em trocas seguras, os bracarenses contiveram o ímpeto inicial dos encarnados.

Roberto Di Benedetto abriu o caminho ao triunfo encarnado, assinando o único tento da primeira parte.
Roberto Di Benedetto abriu o caminho ao triunfo encarnado, assinando o único tento da primeira parte.

No entanto, já sem Tiago Sanches (condicionado pelo acordo de cedência das águias), os bracarenses perderiam cedo também Gonçalo Meira, uma das suas referências, a ressentir-se de uma lesão no ombro pouco depois de entrar e as opções de Tó Neves ficaram ainda mais curtas para contrariar a rotação imposta por Nuno Resende.

Um só golo, aos 10 minutos, por Roberto Di Benedetto faria a diferença na primeira parte, num lance em que o gaulês não foi devidamente acompanhado e conseguiu um remate fácil para bater um desamparado Nélson Filipe. O Braga ainda ensaiou o empate nos primeiros 25 minutos, mas claudicaria na etapa complementar.

Com duas assistências e um golo, Carlos Nicolía foi preponderante no
Com duas assistências e um golo, Carlos Nicolía foi preponderante no "quebrar" da resistência bracarense.

O Benfica regressou à pista com crescente intensidade e mais rematador. Dois "tiros" de Di Benedetto fizeram tremer os ferros da baliza de Nelson Filipe antes de, numa bonita triangulação, o francês combinar com Carlos Nicolia para este servir Nil Roca para o 2-0 aos sete minutos.

De regresso à ficha de jogo [ficou de fora Edu Lamas], Nicolia seria decisivo no confirmar do triunfo encarnado. Não aproveitaria um livre directo, mas assistiu Diogo Rafael para o 3-0 e, de muito longe, com o guardião bracarense traído pela floresta de jogadores à sua frente, concretizaria o 4-0 que "matava" o jogo a 12 minutos do fim.

Vítor Hugo, no regresso a uma casa que foi sua entre 2006 e 2009, logrou um justificado tento de honra dos bracarenses.
Vítor Hugo, no regresso a uma casa que foi sua entre 2006 e 2009, logrou um justificado tento de honra dos bracarenses.

Com o vencedor encontrado, não faltaram oportunidade de um lado e outro, mas o resultado só sofreria alterações no último minuto, com Nelson Filipe e Bernardo Mendes (dono da baliza encarnada nesta partida) a poderem lamentar o "desligar" prematuro dos companheiros nas suas tarefas defensivas. Pablo Álvarez marcou para as águias e Vítor Hugo, jogador do Benfica entre 2006 e 2009, fixaram o resultado final.

Perseguidores vencem tangencialmente

Na perseguição aos encarnados, Sporting e Porto, também em casa, venceram pela margem mínima, respectivamente por 6-5 e 5-4.

Frente a um aflito Paço de Arcos, os leões chegaram ao intervalo a vencer por 6-3 num desenrolar de jogo que perspectivava um triunfo tranquilo. Ferran Font e Henrique Magalhães bisaram e Toni Pérez e João Souto assinaram os outros tentos que valiam uma confortável vantagem sobre dois golos de Gonçalo Nunes e um de João Sardo.

Porém, mantendo a vantagem sem voltar a marcar, a equipa de Alejandro Dominguez ainda teria um susto sobre o final, "patrocinado" pelo ex-leão Gonçalo Nunes. O jogador de 24 anos que não se impôs de verde-e-branco, reduziu a dois minutos do fim, em superioridade numérica depois do segundo azul a Ferran Font, e voltou a marcar logo de seguida para um 6-5 à mercê de qualquer "bala" perdida. Mas os três pontos ficariam no João Rocha.

O Óquei de Barcelos joga em Tomar no encerramento da 16ª jornada, tendo de vencer para se manter a par de Sporting e Porto, perseguidores do líder Benfica.

Os dragões também tiveram dois minutos finais de incerteza, mas num jogo que foi pautado por mais equilíbrio.

Mesmo numa fase de menor fulgor numa temporada em que as decisões ainda estão distantes, o Porto adiantou-se frente ao Valongo com um golo de Rafa aos sete minutos e ampliou aos 15 por Roc Pujadas numa exibição segura do colectivo azul-e-branco.

No entanto, no início da segunda parte, a acção disciplinar reequilibrou a contenda. Tiago Rodrigues e Carlo Di Benedetto viram azul e o mecânico Francisco Monteiro viu vermelho, para um longo período de inferioridade. Aproveitou o Valongo para igualar, com Rafa Bessa a reduzir e Miguel Moura a fazer o 2-2, aos seis minutos. O resultado ficava empatado, tal como, o número de jogadores em pista. Mas a resposta dos dragões foi imediata, com Gonçalo Alves a desequilibrar.

Gonçalo seria preponderante, voltando a dar vantagem aos portistas aos 15 minutos, de grande penalidade, depois de Miguel Moura ter reposto novamente a igualdade. E, na 10ª falta do Valongo, a eficácia do atacante valia o 5-3 a dois minutos e meio do fim.

Na sua rebeldia, mesmo sem o cedido Carlos Ramos ("Carlitos"), o Valongo ainda reduziu, por Diogo Abreu, mas a equipa de Edo Bosch não conseguiria voltar a marcar nem forçar a 10ª falta azul-e-branca que valeria uma soberana oportunidade para tal.

O outro perseguidor das águias, o Óquei de Barcelos, joga este domingo em Tomar, no único jogo desta 16ª jornada que ficou por realizar.

Riba d'Ave e Murches vencem em casa

Também tangenciais foram as vitórias de Riba d'Ave e Murches, ambas por 3-2.

Em dérbi minhoto no Parque das Tílias, os ribadavenses receberam e venceram a Juventude de Viana. Sem golos na primeira parte, o argentino Franco Posito adiantou os anfitriões de grande penalidade aos sete minutos da etapa complementar.

A precisarem de pontos, os vianenses igualaram em superioridade numérica, por Rúben Sousa, e assumiram mesmo a liderança do marcador, com um golo de Pedro Batista a seis minutos e meio do final. Mas haveria nova reviravolta.

Com nova grande penalidade, Posito voltou a ser eficaz, repondo a igualdade a quatro minutos do fim. E, com pouco mais de dois para jogar, Pedro Silva faria o definitivo 3-2, num lance em que os visitantes reclamaram que a bola não terá entrado. Um vermelho ao banco vianense deixou a equipa de Reinaldo Ventura em inferioridade no que faltava jogar, condicionada em busca de um ponto que fosse.

Em Cascais, o Murches conseguiu importantes três pontos, sendo a única equipa abaixo da linha de água a pontuar.

Na recepção ao Famalicense, também não houve golos na primeira parte, mas Tomás Cardoso marcou cedo na segunda. João Maló ampliou aos 11 e, a quatro do fim, Bernardo Sousa fazia um 3-0 que selava o triunfo. Ou quase.

Já nos três minutos finais, a equipa de Famalicão marcou por duas vezes em meio minuto, por Hugo Costa e "Juanjo" López e a vitória dos pupilos de Hugo Lourenço perigou. Mas não escaparia.

O Murches soma agora 11 pontos, mais dois que Paço de Arcos e mais quatro do que Juventude de Viana, mas continua em zona de despromoção. Está, no entanto mais perto de Braga (14 pontos) e Parede (13), este derrotado pela Oliveirense por 2-4.

Oliveirense vence fora

Na Parede, a Oliveirense logrou o único triunfo fora de portas nos seis jogos realizados da 16ª jornada, ficando a três pontos do 5º lugar do Valongo.

O Parede adiantou-se cedo, por André Gaspar, mas Lucas Martinez igualou e Marc Torra virou o resultado ainda na primeira parte. Na segunda, a experiente equipa de Oliveira de Azeméis segurou o jogo e "matou-o" já nos derradeiros cinco minutos, com Tomás Pereira e Xavier Cardoso a ampliarem para 4-1. André Gaspar, como abrira, também fechou a contabilidade da partida, com poucos segundo para o apito final.

16ª jornada

Sporting 6-5 Paço de Arcos • 4.Fev

Murches 3-2 Famalicense • 4.Fev

Riba d'Ave 3-2 Juventude de Viana • 4.Fev

Porto 5-4 Valongo • 4.Fev

Benfica 5-1 Braga • 4.Fev

• Parede 2-4 Oliveirense • 4.Fev

• Tomar vs. Óquei de Barcelos • 5.Fev, 15h • João Duarte e Manuel Oliveira

Classificação

= 1º Benfica (42), 2º Sporting (38), 3º Porto (38), 4º Óquei de Barcelos* (35), 5º Valongo (33), 6º Oliveirense (30), 7º Tomar* (20), 8º Famalicense (17), 9º Riba d'Ave (16), 10º Braga (14), 11º Parede (13), 12º Murches (11), 13º Paço de Arcos (9), 14º Juventude de Viana (7)

#BULLER *menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tomar vence Óquei de Barcelos no fecho da 16ª jornada

Tomar vence Óquei de Barcelos no fecho da 16ª jornada

O Tomar infligiu a terceira derrota no Campeonato PLACARD ao Óquei de Barcelos, vencendo por 3-1 no fecho da 16ª jornada. António Marante 'fechou' a porta e Pedro Martins bisou num triunfo nabantino que, no campeonato, não acontecia desde 2017.

Benfica dá passo de gigante para a vitória no grupo

Benfica dá passo de gigante para a vitória no grupo

O Benfica venceu as catalãs do Cerdanyola por 8-2, com a chilena Cata Flores em destaque ao assinar um poker. As águias estão em excelente posição para garantir o 1º lugar do grupo, evitando as multicampeãs do Gijón nos quartos-de-final.

«Foi vergonhoso!»

«Foi vergonhoso!»

A Juventude de Viana emitiu um comunicado a manifestar o 'seu desagrado face às arbitragens que têm agido em critérios diferenciados', acusando mesmo as equipas de arbitragem de dirigirem 'palavras inapropriadas' à equipa.