«Foi vergonhoso!»

A Juventude de Viana emitiu um comunicado a manifestar o 'seu desagrado face às arbitragens que têm agido em critérios diferenciados', acusando mesmo as equipas de arbitragem de dirigirem 'palavras inapropriadas' à equipa.

«Foi vergonhoso!»
Foto de capa: Juventude de Viana

Depois de duras palavras do treinador Reinaldo Ventura, a Juventude de Viana insurgiu-se institucionalmente em comunicado após a derrota em Riba d'Ave por 3-2, arbitrada por Pedro Figueiredo e Miguel Azevedo.

Os vianenses venciam por 1-2 a quatro minutos do fim, mas Franco Posito igualaria de grande penalidade e Pedro Silva consumaria a reviravolta num remate em que os vianenses reclamaram que a bola não terá entrado. Nos protestos, o delegado Miguel Conceição foi expulso e, em inferioridade numérica, a Juventude de Viana não conseguiria evitar a derrota.

Em comunicado transcrito na íntegra abaixo, o clube vianense expõe o seu desagrado quando a "critérios diferenciados", apontando "jogos seguidos em que a equipa de arbitragem dirige palavras inapropriadas" à equipa e questionando se "a quantidade de equipas do norte será um problema para algumas entidades".

A Juventude de Viana foi vice-campeã nacional em 2008/09 e 2009/10, desceu à II Divisão em 2012, mas regressou logo no ano seguinte - e com o título de campeão do escalão secundário - para estar agora na sua 10ª temporada consecutiva na categoria máxima.

Lanterna-vermelha, com apenas sete pontos somados em 16 partidas, os vianenses apenas venceram Riba d'Ave (2-1) e Murches (7-6) na primeira volta, logrando apenas um empate nas últimas 11 partidas realizadas, frente ao Braga (1-1). Na próxima jornada, a Juventude de Viana recebe o Tomar.

A ASSOCIAÇÃO JUVENTUDE DE VIANA comunica, em defesa dos superiores interesses do clube, em particular e da modalidade em geral, o seu desagrado face às arbitragens que têm agido em critérios diferenciados nos últimos jogos. Condenamos os acontecimentos deste final de tarde, no jogo entre Riba D´Ave e a Juventude de Viana a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A Juventude de Viana não pode deixar passar, sem repúdio, atitudes infundadas e que considera, no mínimo, prejudiciais para o clube.

Os protagonistas de qualquer jogo são, e assim devem continuar a ser, os jogadores, e não outros. Aos árbitros exige-se imparcialidade e retidão. Devem pugnar pela verdade desportiva, e o que se passou hoje foi tudo menos isto. Foi vergonhoso!

Jogos seguidos em que a equipa de arbitragem dirige palavras inapropriadas à nossa equipa, é no mínimo lamentável, triste e muito pouco profissional.

Quando alguns profissionais das equipas adversárias nos pedem desculpa no final de cada jogo.. isso diz-nos muito do que nos tem acontecido!

Não queremos retirar qualquer mérito aos nossos adversários, que têm todo o nosso respeito e são alheios ao que neste comunicado é referenciado. Nem queremos com isto justificar um momento menos bom que o clube atravessa. Contudo, somos merecedores de um tratamento digno, quer nas derrotas, quer nas vitórias.

Não sabemos se a quantidade de equipas do norte será um problema para algumas entidades, mas sabemos que merecemos respeito!

O nosso treinador já vinha a falar e a mostrar o desagrado por todos estes critérios há várias jornadas atrás, apenas queremos igualdade.

Devemos elevar e reger o hóquei por bons princípios, com o rigor, a técnica e a honra que fazem dele a grande modalidade que é!

É inacreditável e inaceitável o que sucedeu hoje.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tomar vence Óquei de Barcelos no fecho da 16ª jornada

Tomar vence Óquei de Barcelos no fecho da 16ª jornada

O Tomar infligiu a terceira derrota no Campeonato PLACARD ao Óquei de Barcelos, vencendo por 3-1 no fecho da 16ª jornada. António Marante 'fechou' a porta e Pedro Martins bisou num triunfo nabantino que, no campeonato, não acontecia desde 2017.

Benfica dá passo de gigante para a vitória no grupo

Benfica dá passo de gigante para a vitória no grupo

O Benfica venceu as catalãs do Cerdanyola por 8-2, com a chilena Cata Flores em destaque ao assinar um poker. As águias estão em excelente posição para garantir o 1º lugar do grupo, evitando as multicampeãs do Gijón nos quartos-de-final.

Benfica mantém distância para perseguidores

Benfica mantém distância para perseguidores

O Benfica venceu na recepção ao Braga e manteve a distância no topo da classificação para Sporting e Porto, que venceram tangencialmente Paço de Arcos e Valongo. Na luta pela manutenção, destaque para o triunfo do Murches.