«Não podemos ficar mais calados»

Com Raça, Amor, Humildade e muita, muita Coragem, o Riba d'Ave insurge-se em comunicado, num texto incisivo, contra a qualificação, por uma comissão federativa, das partidas frente ao Murches e ao Valongo como de 'risco acrescido'.

«Não podemos ficar mais calados»

Esta terça-feira, 7 de Fevereiro, em comunicado assinado pela Direcção transcrito na íntegra abaixo, o Riba d'Ave insurge-se contra a classificação das vindouras partidas com Murches (25 de Fevereiro) e Valongo (22 de Abril) como de "risco acrescido", o que obrigará a policiamento obrigatório, com os necessários custos associados.

O emblema minhoto - recorrentemente um dos mais penalizados por multas federativas - questiona o critério (ou falta dele) da Comissão de Qualificação de Jogos da Federação de Patinagem de Portugal, afirmando mesmo que as preocupações federativas deviam ser outras, mormente relacionadas com a arbitragem.

Aproveitando o comunicado, o Riba d'Ave recorda em "post scriptum" que ainda aguarda a avaliação técnica do jogo da 14ª jornada, a 21 de Janeiro, frente ao Famalicense, em que os ribadavenses viram cinco azuis e que redundou num empate a dois.

A Direcção do Riba d’Ave HC não pode ficar no silêncio sobre fenómenos laterais à nossa preocupação maior, a de dirigir o nosso clube. Tal como nestes 51 anos de vida continuaremos iguais a nós próprios, com raça em tudo o que estivermos, amor pelas modalidades que abraçamos e à nossa Escola de Campeões, com humildade na derrota ou na vitória e com coragem sejam com quem for.

Temos permanecido calados na esperança que quem de direito se preocupe em resolver esses fenómenos que grassam por aí e que estão a corroer de morte o Hóquei em Patins. Mas não podemos ficar mais calados, quando o nosso nome é chamado à baila para tomar decisões arbitrárias e expiatórias sobre policiamento a jogos, inicialmente previstos em sentido contrário.

Gostaríamos de manifestar a nossa absoluta incredulidade perante a decisão hoje nos comunicada pela FPP, sem sustentação de alguma autoridade policial e na decorrência de uma reunião da Comissão de Qualificação de Jogos da FPP, de os jogos com GRF Murches e AD Valongo serem qualificados de “risco acrescido”, o que nos termos do artigo 8º, nº 2 do Anexo I, do RPV, determina policiamento obrigatório e eleva a um total de 8 jogos (em 13) policiados e classificados de alto risco na presente época desportiva na condição de visitado.

Exmos. Senhores, lamentamos informar, mas estão a reunir a comissão errada! Por estes dias a Comissão de Ética da FPP deveria andar muito mais vezes reunida e presente no terreno com os seus associados e agentes na defesa da verdade desportiva perante fraudes, como é exemplo e de forma gritante e despudorada, aquela que fomos alvo em nossa própria casa na 14ª jornada do Campeonato Placard 2022/23 (e também na 12ª e na 16ª houve erros negligentes em nosso claro prejuízo).

Aprendemos ao longo das nossas “três vidas”: primeiro a sentida, depois a aprendida e (como já não vamos para novos) a vivida que, para além de questões físicas e técnicas, tem experiências mentais de agrado ou desagrado. Infelizmente e recorrentemente temos (nós, os nossos atletas, treinadores, staff, direção, adeptos sponsors, etc) sido muitas vezes sujeitos a esta última. Falamos de experiências sádicas e grosseiras vividas durante a prestação competiva, que denotam uma problemática geral de degradação de valores, perpetrada por agentes que deveriam ser os primeiros a pugnar pelo seu respeito e zelo. E isto sim é que é vergonhoso!!!

Como seres axiológicos que somos, na medida em que beneficiamos de um cérebro que possibilita atribuir qualidade às percepções, esperamos que esta mensagem faça algum eco junto dos dirigentes da modalidade, nomeadamente naqueles que estiveram reunidos na dita Comissão de Qualificação de Jogos da FPP, por forma a que não sejam “os coveiros” da mesma!

Não é com felicidade que nos manifestamos deste modo, mas é, sim, em perentório e rotundo protesto às arbitrariedades, aos serviçais de ocasião, à sonegação de responsabilidades e também em defesa e respeito do bom nome do nosso clube, seus adeptos e ainda de um futuro mais brilhante para o Hóquei em Patins nacional.

PS: ainda aguardamos o relatório de avaliação técnica à arbitragem do jogo da 14ª jornada do Campeonato Placard. Mas, pela conduta do avaliador nesse dia, estamos em crer que, se calhar, está a ser congeminada no ChatGPT.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Campeoníssimos em Portugal

Campeoníssimos em Portugal

A Liga dos Campeões regressa, duas semanas depois, para a 2ª jornada da fase de grupos. Barcelona e Reus, as duas equipas mais tituladas da mais importante prova europeia, jogam em Portugal, respectivamente em Valongo e Barcelos.