Surpresas em terras do 'Melhor Campeonato do Mundo'

O Porto foi a única das cinco equipas portuguesas que jogaram em casa a conseguir vencer no fecho da primeira volta, com vitória do Saint-Omer em Barcelos a ser a maior surpresa. Em duelo português, o Benfica venceu em Oliveira de Azeméis.

Surpresas em terras do 'Melhor Campeonato do Mundo'
Foto de capa: Óquei Clube de Barcelos

A primeira volta da fase de grupos da Liga dos Campeões fechou com algumas surpresas com protagonistas portugueses. Os seis representantes do Hóquei em Patins luso jogaram em solo português, cinco deles na sua pista. E só o Porto venceu.

Foi a primeira vitória dos dragões na fase de grupos da presente edição da mais importante prova europeia. Mas, mesmo já com todos os jogadores disponíveis [ndr: Carlo Di Benedetto viu a "pena" reduzida depois de recurso, não publicado], o triunfo só começou a ser construído na primeira parte. Frente a um Sarzana ainda sem qualquer ponto, o Porto não logrou marcar qualquer tento na primeira parte.

Ao intervalo, tudo mudou em termos de eficácia (e acutilância) ofensiva. Roc Pujadas, o mais novo, deu o exemplo e inaugurou o marcador aos sete minutos. Carlo Di Benedetto ampliou e Ezequiel Mena fez o terceiro. Gonçalo Alves e Rafa fecharam a contagem nos derradeiros cinco minutos, para um triunfo que vale mesmo a liderança do grupo, apesar de em igualdade pontual com Trissino e Noia.

No outro jogo deste grupo B, Noia e Trissino dividiram pontos na Catalunha, com um empate a quatro. João Pinto e Giulio Cocco, com passado no Porto, marcaram os dois golos da primeira parte, mas o Noia foi à luta. Depois de um hat-trick de Xavi Costa e de Cocco voltar a marcar, Aleix Esteller colocou os catalães na frente a dois minutos e meio, mas, a poucos segundos do fim, Andrea Malagoli ditou a divisão de pontos.

Vitórias forasteiras

No grupos A e D, só houve vitórias forasteiras.

Em duelo português, o Benfica venceu em Oliveira de Azeméis por 2-5. Um tento solitário de Lucas Martinez valia vantagem oliveirense ao intervalo, mas o Benfica virou no arranque da etapa complementar com golos de Lucas Ordoñez e Diogo Rafael em dois minutos e meio. Xavi Cardoso empatou aos cinco minutos, mas, no seu embalo após o descanso, as águias voltaram quase de pronto à liderança do marcador, por Roberto Di Benedetto.

Estancado um início louco de segunda parte, o Benfica segurou o jogo. A eficácia de Pablo Álvarez de livre directo foi fulcral, aos 12 minutos, e Gonçalo Pinto fixou o resultado.

Em Calafell, a maior tarimba europeia do Liceo levou a melhor. Jordi Ferrer ("Ferreti") ainda anulou o tento inaugural de Bruno Di Benedetto, mas Àlex Rodriguez faria o 1-2 antes do intervalo e Arnau Canal e Sito Ricart ampliaram para um 1-4 que seria irremediável. Mesmo que Sergi Miras (ex-Sporting e ex-Porto) bisasse para fazer perigar o triunfo de "los verdes", que também já representou. O tangencial 3-4 não se alteraria.

Também tangencial, mas por 4-5 e no grupo D, o Saint-Omer surpreendeu em Barcelos.

A equipa francesa nunca vencera uma equipa portuguesa e é claramente vista como a "menos forte" do grupo, mas Fabien Savreux, como tantas vezes vai fazendo com a França, deixou o mundo do Hóquei em Patins boquiaberto.

Seria o filho do técnico, Leo Savreux, a marcar primeiro, a nove minutos do intervalo, mas Luís Querido repôs a igualdade - e alguma normalidade - antes do intervalo.

Esperando-se a reviravolta dos portugueses, seriam novamente os gauleses a marcar primeiro, por Marçal Cuenca com apenas minuto e meio decorrido nos segundos 25 minutos e a equipa de Paulo Freitas não deixaria de andar atrás no marcador.

Alvarinho igualou, mas Guido Pellizzari (que jogou em Portugal, no Valença) fez o 2-3. E faria, já nos três minutos finais, o 3-4, depois de Querido promover nova igualdade.

Na pressão barcelense, Jacobo Mantiñan fez um 3-5 que seria decisivo. Alvarinho reduziu à entrada do último minuto e até dispôs de livre directo para igualar, mas os gauleses conquistavam três pontos e um lugar na História.

No João Rocha, vindo de uma vitória merecedora de rasgados elogios frente ao Benfica, o Sporting encontrou um Reus resiliente e letal na sua eficácia para um triunfo por 5-7.

Gonzalo Romero marcou logo no primeiro minuto, mas o ex-benfiquista Sergi Aragonès, com uma nova alma desde que chegou ao Reus, não tardou a igualar. Romero fez o segundo e Ferran Font dilatou para 3-1, mas, sem perder o foco, o vice-campeão espanhol recuperaria. E de que maneira.

"Checco" Compagno e David Gelmà, um dos jogadores que deverá deixar o Reus no fim da temporada, igualaram. E novos golos de Aragonès e Gelmà levaram os "roig-i-negres" a vencer por 3-5 para o descanso.

A equipa de Jordi Garcia susteve a pressão leonino no reatamento e Aragonès selou mesmo um hat-trick para o 3-6 aos sete minutos, obrigando o Sporting a precipitar-se numa corrida para virar o rumo dos acontecimentos.

No primeiro embate frente ao emblema que o catapultou como treinador, Alejandro Domiguez veria a sua equipa reduzir para a margem mínima com golos de Romero e Souto, mas, já nos derradeiros minutos, Marc Julià, mantendo a confiança de Garcia apesar de desperdícios anteriores, não enjeitou novo livre directo e sentenciou o jogo.

Barcelona único só com vitórias

No grupo C, o Barcelona venceria por 5-0 o Lodi e, com a derrota do Sporting, termina a primeira volta como a única equipa só com vitórias.

Os blaugrana já venciam por 3-0 ao intervalo, com bis de Ignacio Alabart e um tento de Hélder Nunes, e consolidaram o triunfo na etapa complementar.

Seguríssimo na gestão do jogo, o Barcelona conseguiria mais dois golos, ambos por João Rodrigues.

Em Valongo, a equipa local e os italianos do Forte entraram no Municipal empatados na classificação e no segundo lugar deste grupo C, e empatados - com mais um ponto, de uma igualdade a quatro - saíram.

No confronto entre duas gerações bem distintas, Pedro Gil fez o primeiro, muito cedo, mas Rafa Bessa, já na recta final da primeira parte, virou o marcador. No entanto, ainda antes do intervalo, Elia Cinquini igualou.

Na etapa complementar, o Forte voltou a marcar cedo, desta feita por Federico Ambrosio. A resposta coube a Facundo Navarro, para o 3-3, voltando a marcar depois de Enric Torner ter feito o 3-4.

Na divisão de pontos, Valongo e Forte terão agora novo duelo directo no dia 9 de Março, na 4ª jornada desta Liga dos Campeões. A ronda será um "espelho" da jornada desta quinta-feira, apenas com troca de palcos, e já poderá ter decisões quanto a apurados ou afastados.

Grupo A

• Calafell 3-4 Liceo • 23.Fev

• Oliveirense 2-5 Benfica • 23.Fev

= 1º Benfica (7), 2º Oliveirense (4), 3º Liceo (4), 4º Calafell (1)

Grupo B

Porto 5-0 Sarzana • 23.Fev

• Noia 4-4 Trissino • 23.Fev

= 1º Porto (5), 2º Trissino (5), 3º Noia (5), 4º Sarzana (0)

Grupo C

Barcelona 5-0 Lodi • 23.Fev

• Valongo 4-4 Forte • 23.Fev

= 1º Barcelona (9), 2º Valongo (4), 3º Forte (4), 4º Lodi (0)

Grupo D

• Sporting 5-7 Reus • 23.Fev

• Óquei de Barcelos 4-5 Saint-Omer • 23.Fev

= 1º Reus (6), 2º Sporting (6), 3º Saint-Omer (3), 4º Óquei de Barcelos (3)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny