Edu Lamas, da Luz para o Dragão

Em final de contrato com o Benfica, Edu Lamas já estará comprometido com o Porto, segundo a imprensa. A Bola avançou a hipótese e o Record apressou-se a dar como certo. Dois anos depois, os dragões 'vingam' a saída de Poka.

Edu Lamas, da Luz para o Dragão

No final da época, Edu Lamas termina um contrato de quatro anos com o Benfica e será, ao que tudo indica, jogador do Porto na próxima temporada.

Contratado pelas águias em 2019 para jogar às ordens de Alejandro Dominguez, seleccionador que o dirigiu nas conquistas de "La Roja" de 2017 (Mundial) e 2018 (Europeu), Edu Lamas nunca se afirmou definitivamente, fosse às ordens do técnico argentino ou do seu sucessor Nuno Resende. Mostrou a espaços o seu valor, principalmente na vertente defensiva e com uma clara mais-valia física, mas longe de justificar um contrato em crescendo que, neste quarto ano, atinge valores difíceis de justificar.

Esta quinta-feira, o "mundo" abateu-se sobre Edu. Os rumores de uma possível ida para o Porto já circulavam desde o final do Mundial e A Bola deu-lhes eco, avançando a possibilidade. Na reacção, o Record deu o acordo como já consumado. A confirmar-se, Edu Lamas reencontrará outro técnico que o conhece bem: Ricardo Ares era o adjunto de Dominguez na conquista dos títulos pela selecção espanhola.

Percurso

Nascido na Catalunha há 32 anos, Eduard Lamas rumou jovem à Corunha. Cumpriu o seu percurso formativo no Liceo, representando o "satélite" Cerceda entre 2008 e 2010. Depois, afirmou-se em "los verdes", saindo em 2015 para o Barcelona.

Vestiu de blaugrana duas temporadas, sempre marcadas por uma lesão prolongada na primeira época, que lhe condicionou a conquista de espaço. Regressou ao Liceo para se reencontrar e ganhou, por pleno direito, um bilhete para o "el dorado" português.

Antecedentes e "vingança"

O último jogador a trocar as águias pelos dragões foi Hugo Santos, em 2018. Tido como uma das maiores promessas do Hóquei em Patins nacional, Hugo chegou aos escalões de formação do Benfica em 2017. Conquistou o Campeonato Nacional da II Divisão pela equipa "B" e chegou a representar a equipa principal. Dizia-se que poderia ter mais espaço entre a elite na época seguinte, mas não esperou. Rescindiu e rumou ao Porto.

Nos dragões, o campeão do Mundo de Sub-20 em 2017 nunca teve os minutos que desejaria, com sucessivos empréstimos à Sanjoanense, onde nasceu para o Hóquei em Patins. Esta temporada, já sem ligação ao Porto e apenas com 22 anos, vai confirmando a sua veia goleadora, com 29 golos pelos alvinegros.

Antes, é preciso recuar até 2011 para encontrar outra ida dos encarnados para os azuis-e-brancos. Caio era um jogador afirmado, um dos melhores da sua geração, mas a sua ida não gerou celeuma. Terminou contrato com o Benfica e, não sendo desejado por Luís Sénica, regressou ao Porto de onde partira dois anos antes para a Luz, a pedido, por motivos pessoais compreendidos e que lhe valeram a porta aberta no regresso.

Edu Lamas lesionou-se frente à Oliveirense para o Campeonato e falhou os jogos frente a Sporting (Taça) e Oliveirense (Liga dos Campeões).
Edu Lamas lesionou-se frente à Oliveirense para o Campeonato e falhou os jogos frente a Sporting (Taça) e Oliveirense (Liga dos Campeões).

O mesmo não aconteceu com o irmão de Caio em 2021. Em fim de contrato no Dragão, Poka já teria um principio de acordo para ali continuar, mas, quando o Porto já sofrera duas derrotas e tinha apenas uma vitória nas meias-finais do play-off, comunicou que estaria de saída para o rival.

Agastado com a decisão, o Porto, mesmo em desvantagem na eliminatória, suspendeu o jogador, multiplicando-se histórias de ameaças e terror de adeptos do Porto, inclusivamente com ameaças ao filho... que Poka não tinha.

Na sua decisão de coração, o Porto acabaria por ser feliz, dando a volta para marcar presença na final, e as diferenças entre os casos são claras, mas faltará perceber o entendimento das águias. Na sua época, Poka terá quebrado um princípio de acordo em prol de uma melhor proposta e os dragões sentiram-se traídos apesar de terem tardado a colocar o "preto no branco". Já Edu Lamas tinha a porta de saída aberta e, livre de decidir, escolheu o seu novo clube. Por acaso, arqui-rival das águias...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Um susto com Rémi, mas Viana largou a 'lanterna-vermelha'

Um susto com Rémi, mas Viana largou a 'lanterna-vermelha'

Um valente susto com Rémi Herman, expôs fragilidades logísticas, mas a Juventude de Viana venceu o Parede e devolveu a lanterna-vermelha a um Paço de Arcos descrente e 'atropelado' pelo Tomar. O Murches somou um ponto e saiu da zona de descida.