Óquei de Barcelos destaca-se na perseguição a um líder firme

O Óquei de Barcelos assume o 2º lugar no Campeonato Placard ao vencer um Porto que tarda em encontrar-se, e beneficiando do empate entre Oliveirense e Sporting. O Benfica consolida a liderança, havendo surpresa na vitória do Braga em Valongo.

Óquei de Barcelos destaca-se na perseguição a um líder firme

Este domingo, os seis mais bem classificados do Campeonato Placard, todos na Liga dos Campeões, foram a jogo. E há mexidas na perseguição ao Benfica, que passa a ser encabeçada pelo Óquei de Barcelos.

Na ressaca de uma inédita derrota europeia, o Óquei de Barcelos venceu um Porto num claro mau momento por 7-3.

Não houve golos na primeira parte, mesmo com oportunidade de livre directo para Luís Querido e Gonçalo Alves. Após o reatamento, Alvarinho foi mais eficaz e inaugurou o marcador, para Danilo Rampulla ampliar pouco depois. O Porto respondeu.

Rafa reduziu e, depois de Carlo Di Benedetto ter desperdiçado livre directo, Gonçalo Alves igualava aos 11 minutos. Soava a reviravolta, mas o Óquei de Barcelos não esmoreceu e disparou decisivamente no marcador. Alvarinho, Miguel Rocha e Danilo Rampulla colocaram um irrecuperável 5-2 no marcador. Carlo ainda voltou a marcar, para o 5-3, mas Miguel Vieira estancou logo a reacção e, já na recta final, André Centeno fez o definitivo 7-3.

Nas seis jornadas da segunda volta, o Porto conta apenas uma vitória, num total de cinco pontos quando, nas mesmas seis jornadas na primeira volta, tinham somado 13. Apenas as três equipas abaixo da linha de água somaram menos pontos nesta segunda metade do campeonato...

Somando os três pontos, o Óquei de Barcelos contou com a Oliveirense para atrasar o Sporting, que somava os mesmos 41 pontos, com um empate a um.

Franco Platero marcou logo com pouco mais de um minuto cumprido. E o argentino, a defrontar o irmão Matías, seria protagonista em outros dois lances, mas ao ver o azul. O guarda-redes Diogo Alves "salvou" ainda na primeira parte no livre directo de Ferran Font e, depois, a apenas cinco minutos do fim, em livre directo de Gonzalo Romero, condicionando a resposta do Sporting num jogo de equilíbrios e encaixes. A meio da segunda parte, Ferran Font igualara, no único golo dos segundos 25 minutos.

A Oliveirense ainda vislumbrou nova vantagem a pouco mais de dois minutos do final, na 10ª falta leonina, mas Lucas Martinez não conseguiu bater Girão.

Benfica firme

Na liderança, o Benfica não vacilou na ida a Famalicão, vencendo por 4-6. Três golos (dois de Lucas Ordoñez e um de Pablo Álvarez) em oito minutos marcavam desde muito cedo distâncias para um Famalicense que lograra um empate a sete frente ao Porto. "Juanjo" López reduziu, mas Diogo Rafael repôs a tranquila (tripla) vantagem.

Na segunda parte, aos quatro minutos, Juanjo voltou a marcar, mas novo golo de Ordoñez, aos 11, surgiria já num claro contexto de gestão da equipa de Nuno Resende, ainda mais vincado depois de Rafael Almeida assinar o 3-5. O Benfica mostrou segurança e tranquilidade... e eficácia quando foi preciso. Na 10ª falta famalicense, Ordoñez selou um poker e sentenciou a partida, apesar de Juanjo também mostrar a sua eficácia, mas já tarde.

O Benfica soma agora 51 pontos e, no pior cenário para a liderança das águias, o Sporting vence em Braga a meio da semana, ficando a vantagem encarnada em "apenas" seis pontos.

No entanto, o Braga, que na sua pista já empatou frente ao Porto, deixou desde já patente que não será "pêra doce". A equipa de Tó Neves foi a Valongo e fez o que mais ninguém tinha feito para além dos "três grandes".

Vindo de um empate europeu três dias antes, o Valongo chegou ao intervalo a perder por 1-2, com um bis de Vítor Hugo a ter apenas resposta do ex-bracarense Miguel Moura.

Na etapa complementar, Rafa Bessa igualou e Facundo Navarro até teve oportunidade de virar logo o marcador de livre directo. Tardou mais uns minutos, mas aconteceu, aos 11 minutos, por Carlitos. No seu Municipal, a Valongo não costuma permitir reviravoltas nos últimos minutos, mas a aventura das quintas-feiras europeias, vai deixando algumas (naturais) sequelas. Rafa Bessa e Carlitos perderam a oportunidade de "matar o jogo" de livre directo, marcou Pedro Mendes, valonguense nos escalões de formação e depois entre 2016 e 2020, a garantir o triunfo forasteiro.

A equipa de Edo Bosch perde o 5º lugar para a Oliveirense, estando agora a um ponto, ao passo que o Braga se tenta chegar à frente para um lugar no play-off. A equipa de Tó Neves é 9ª, com menos um ponto que o Riba d'Ave, mas também menos um jogo. Braga e Sporting acertam calendário a 1 de Março.

19ª Jornada

• Paço de Arcos 0-7 Tomar • 25.Fev

• Riba d'Ave 2-2 Murches • 25.Fev

• Juventude de Viana 5-2 Parede • 25.Fev

• Oliveirense 1-1 Sporting • 26.Fev

Óquei de Barcelos 7-3 Porto • 26.Fev

• Famalicense 4-6 Benfica • 26.Fev

• Valongo 3-4 Braga • 26.Fev

Classificação

= 1º Benfica (51), 2º Óquei de Barcelos (44), 3º Sporting* (42), 4º Porto (39), 5º Oliveirense (34), 6º Valongo (33), 7º Tomar (30), 8º Riba d'Ave (21), 9º Braga* (20), 10º Famalicense (19), 11º Murches (15), 12º Parede (14), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny