Barcelona e Benfica garantem bilhete para a Final Eight

Feitas as contas à 4ª jornada da Liga dos Campeões, Barcelona e Benfica já têm garantido lugar na Final Eight. Porto e Óquei de Barcelos venceram fora, Valongo e Sporting empataram. Giulio Cocco brilhou no campeão Trissino com um poker.

Barcelona e Benfica garantem bilhete para a Final Eight

Barcelona e Benfica são os primeiros a garantir um lugar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, a disputar na Final Eight de Viana do Castelo (com a sede ainda por oficializar), prevista para 5 a 7 de Maio. Os líderes do Campeonato Placard e da OK Liga venceram, respectivamente, Oliveirense e Lodi.

Para o grupo A, o Benfica defrontou a Oliveirense pela terceira vez em duas semanas e não houve duas sem três, vencendo agora por 4-2.

Carlos Nicolia deu uma vantagem às águias, que Tomás Pereira anulou, mas Gonçalo Pinto não tardaria a colocar os encarnados na frente. Sendo os golos sempre importantes, o timing dos tentos encarnados seria crucial.

Roberto Di Benedetto marcou logo após o reatamento e Lucas Ordoñez fez um 4-1 aos nove minutos da etapa complementar que dava tranquilidade. O derradeiro tento do jogo, novamente por Tomás Pereira, não belisca a vitória alheia, mas pode ser importante nas contas finais.

O apuramento encarnado é garantido em virtude do Calafell não ter ganho na Corunha. Esteve quase a acontecer, mas deu empate a quatro.

Pol Manrubia marcou logo a abrir no Palácio dos Desportos do Riazor, a dar jeito ao "seu" Benfica, e Alex Rodriguez ampliou a fechar a primeira parte. Urgia resposta do Calafell, inexperiente a nível da mais importante prova europeia, e aconteceu. Marti Casas e Jordi Ferrer ("Ferreti") igualaram com dois golos a meio da segunda parte, pondo ordem na "revolta" o capitão Dava Torres.

Mas a equipa de Ferran López insistiu e, já nos quatro minutos finais, Humberto Mendes ("Big") e Arnau Xaus viraram o marcador. A festa total foi impedida por Alex Rodriguez a poucos segundos do fim...

Barcelona apurado e Valongo e Forte não desatam

No grupo C, o Barcelona somou a quarta vitória em outros tantos jogos e tem certo, não só apuramento para a Final Eight, como o triunfo no grupo. Defrontará nos "quartos", o segundo classificado do grupo D, onde ainda está tudo em aberto.

Em Lodi, um golo solitário do português Filipe Fernandes marcava a diferença ao intervalo. Andrea Fantozzi marcou logo após o reatamento, alimentando o sonho "gialorossi" de uma vitória sobre o gigante "blaugrana", mas não tardou a despertar. A resposta de Ignacio Alabart foi imediata e, aos cinco minutos, num ápice, João Rodrigues bisava para virar o encontro para um 2-3 que seria final. Vindos da festa na Taça do Rei e a caminho de um Clássico com o Reus, era hora da equipa de Edu Castro gerir o esforço.

Para o segundo lugar, Forte e Valongo não desarmam. Depois de um empate a quatro em Portugal, agora um empate a três em Itália deixa as duas equipas com os mesmos quatro pontos e a terem de fazer contas aos golos frente a Barcelona e Lodi nos jogos que restam. Sendo que a equipa de "Gigio" Bresciani até se pode apurar se vencer as suas duas partidas...

O Forte vencia por 3-0 ao intervalo, com bis de Francesco Rossi e um golo do histórico Marc Gual. Talvez com puxão de orelhas ao intervalo, o Valongo respondeu na segunda parte. Diogo Abreu e Carlitos reduziram. e Facundo Bridge igualaria a sete do final para a divisão de pontos entre duas equipas de paradigmas completamente distintos, entre o crescente investimento financeiro italiano e a aposta nos jovens valonguense.

Porto na liderança

Depois de um arranque "em falso", com dois empates, o Porto salta para o primeiro lugar do grupo B com duas vitórias sobre o Sarzana.

No "Vecchio Mercato", a equipa de Ricardo Ares ainda esteve a perder 2-1, com Davide Borsi a bisar depois do tento inaugural de Xavi Barroso, mas depois o jogo foi completamente dos azuis-e-brancos. Ao intervalo, já venciam por 2-4 e, na etapa complementar, em minuto e meio, chegavam ao 2-6, destacando-se um hat-trick de Gonçalo Alves. Reduziria Facundo Ortiz a largos 16 minutos do fim, mas quer uma, quer outra equipa, têm outros desafios com que se preocuparem. Mena fixou o 3-7 final no último minuto.

Também em Itália, houve chuva de golos entre Trissino e Noia, para um estrondoso 9-5 final. Três golos do ex-portista Giulio Cocco em sete minutos e meio, "inclinaram" o triunfo para os vigentes campeões europeus e o 4-0 por Fran Ipinazar não tardou. Jordi Bargalló e Xavi Costa reduziram, mas Andrea Malagoli fez o 5-2 antes do intervalo, estacando a reacção. Numa segunda parte de golo cá, golo lá, construiu-se o resultado que vale a igualdade pontual entre os italianos e o Porto.

Sporting respira perto do final

No grupo D, Sporting e Óquei de Barcelos vinham de derrotas caseiras e em busca de redenção além-fronteiras.

Em França, os barcelenses vingariam o resultado frente ao Saint-Omer com um triunfo que ainda perigou. Procurando evitar os dissabores da outra partida, Miguel Rocha marcou dois golos em 10 minutos e, a meio da segunda parte, Alvarinho e Miguel Vieira ampliavam para 1-4. O jogo estava na mão dos portugueses, mas dois golos de Roc Llisa ainda assustaram, mostrando que os gauleses podem ainda mexer com as contas de um grupo liderado por Reus e Sporting, igualados a sete pontos.

Na Catalunha, o Reus teve tudo para voltar a vencer o Sporting. Marc Julià adiantou a sua equipa a seis minutos do intervalo e ampliou para 2-0 aos nove da segunda, num momento fulcral. Instantes antes, num jogo em que a estratégia de Jordi Garcia impedia muitas oportunidades para os leões, Ferran Font não conseguira transformar em golo a 10ª falta "reusence". Já Julià não perdoaria perante Girão.

Mas o Sporting não baixaria os braços. Mesmo não conseguindo impor um ritmo que desequilibrasse a defensiva dos "roig-i-negre", voltariam ao jogo. A nove minutos do fim, um desconto de tempo de Alejandro Dominguez deu o mote. E João Souto reduziu pouco depois, desviando um remate de Matías Platero - que em 2017 trocou o Reus pelo Sporting - para o fundo das redes.

Na vantagem tangencial, o Reus procurou segurar os três pontos, mas, já nos dois minutos finais, Alessandro Verona recuperou a bola no ataque e serviu Ferran Font para o 2-2.

A Liga dos Campeões regressa a 23 de Março, para a penúltima jornada.

Grupo A

• Liceo 4-4 Calafell • 9.Mar

Benfica 4-2 Oliveirense • 9.Mar

= 1º Benfica (10), 2º Liceo (5), 3º Oliveirense (4), 4º Calafell (2)

Grupo B

Trissino 9-5 Noia • 9.Mar

• Sarzana 3-7 Porto • 9.Mar

= 1º Porto (8), 2º Trissino (8), 3º Noia (5), 4º Sarzana (0)

Grupo C

• Forte 3-3 Valongo • 9.Mar

• Lodi 2-3 Barcelona • 9.Mar

= 1º Barcelona (12), 2º Valongo (5), 3º Forte (5), 4º Lodi (0)

Grupo D

• Saint-Omer 3-4 Óquei de Barcelos • 9.Mar

• Reus 2-2 Sporting • 9.Mar

= 1º Reus (7), 2º Sporting (7), 3º Óquei de Barcelos (6), 4º Saint-Omer (3)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny