A linha que os separa

No arranque da 21ª jornada, Parede e Murches discutem a linha de água. Com iguais 15 pontos, acima, o Parede desloca-se a Tomar. Abaixo, o Murches joga em Paço de Arcos. Entretanto, o Porto, retido em Itália, viu o jogo com o Riba d'Ave adiado.

A linha que os separa

A fase regular do Campeonato Placard é vista como o acesso ao play-off de atribuição do título. Mas o que realmente fica definido ao cabo das 26 jornadas disputadas em passo de corrida para que haja a tal fase final, é a manutenção, o privilégio de continuar a disputar jogos nos palcos maiores. Vá, e talvez também a maldição de ser "profissional" à força.

A linha de água separa a zona de descida da zona de manutenção. Até ao 11º é garantida a continuidade na I Divisão, a partir do 12º há despromoção à II Divisão. À entrada para a 21ª jornada, Parede e Murches têm os mesmos 15 pontos, mas estão separados por essa linha, valendo à equipa de Pedro Caeiro Gonçalves a vitória em Murches para desempatar no confronto directo. Este sábado, ambas jogam fora, em busca de pontos cada vez mais preciosos.

O Parede tem missão complicada em Tomar. Nas celebrações do seu 108º aniversário, a equipa nabantina de Nuno Lopes soma quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos, para 13 pontos que são o actual máximo (a par do Sporting) no campeonato português. Na primeira volta, o Parede venceu os tomarenses, agora confortáveis no 7º lugar, por 5-3.

Não será o melhor palco para os paredenses lograrem pontos, mas será talvez nos palcos inesperados que a manutenção pode ser garantida.

O Murches desloca-se a Paço de Arcos, onde a equipa de André Luís tem de meter as "fichas todas" se o seu paradigma passa (?) por ficar no escalão máximo. Lanterna-vermelha com apenas nove pontos, o Paço de Arcos vem de cinco derrotas sempre com pelo menos cinco golos sofridos (num total de 31) e em que marcou mais do que dois em apenas uma partida... frente ao Sporting. Frente a Riba d'Ave, Braga, Tomar e Valongo, o ataque só rendeu um total de quatro tentos. Por outro lado, há que destacar Gonçalo Nunes que, na frieza dos números (ingrata para os restantes), parece ser o único a remar para o lado certo. No cômputo destas últimas cinco partidas, o Paço de Arcos conseguiu nove tentos e sete deles foram de Gonçalo. Os outros dois foram de João Sardo.

Ainda que não matematicamente, uma derrota condenará desportivamente o Paço de Arcos. Mesmo uma eventual vitória continua a deixar a histórica equipa da Linha, oito vezes campeã nacional, a três pontos de um Murches estreante na categoria máxima, mas ao menos a chama da esperança continuará viva.

Caso o Murches de Hugo Lourenço consiga o inédito feito de vencer fora de portas, chega a uns 18 pontos que na pretérita temporada foram suficientes para o Parede assegurar a manutenção, mas a soma esta época será curta. Até porque, já para 15 de Março há um confronto directo entre Parede e Murches...

Domingo e mais além

Com apenas duas partidas este sábado, a 21ª ronda tem três jogos este domingo. Seriam quatro, não ficasse o Porto retido em Itália depois de defrontar o Sarzana, e agora pendente de data para se deslocar a Riba d'Ave.

Ainda assim, no cardápio da jornada, não faltam bons "pratos". Há a visita do Benfica a Viana, onde será curioso ver onde deixam sentar o castigado Reinaldo Ventura, um jogo maior entre Óquei de Barcelos e Sporting, respectivamente 2º e 3º na classificação, e um "estranho" embate entre Oliveirense e Valongo, sendo pública (mas não oficial) a mudança no final da temporada de Xano Edo, Diogo Abreu, Nuno Santos, Facundo Navarro e do técnico Edo Bosch para Oliveira de Azeméis.

A jornada, não fosse a estadia prolongada do Porto em terras italianas, ficaria completa a 22 de Março, com o dérbi minhoto entre Famalicense e Braga. Os bracarenses jogam este sábado a primeira mão dos quartos-de-final da Taça WSE.

21ª Jornada

• Paço de Arcos vs. Murches • 11.Mar, 18h • João Catrapona e João Duarte

• Tomar vs. Parede FC • 11.Mar, 18h • Pedro Silva e Paulo Almeida

• Juventude de Viana vs. Benfica • 12.Mar, 15h • Pedro Miguel Sousa e Manuel Fernandes

• Óquei de Barcelos vs. Sporting CP • 12.Mar, 16h • Joaquim Pinto e Fernando Vasconcelos

• Oliveirense vs. Valongo • 12.Mar, 18h • Manuel Oliveira e Carlos Correia

• Famalicense vs. Braga • 22.Mar, 21h

• Riba d'Ave vs. Porto • adiado

Classificação

= 1º Benfica (51), 2º Sporting (48), 3º Óquei de Barcelos (47), 4º Porto (42), 5º Oliveirense (37), 6º Valongo (36), 7º Tomar (33), 8º Riba d'Ave (22), 9º Braga (20), 10º Famalicense (19), 11º Parede (15), 12º Murches (15), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Primeiro passo para a Final Four

Primeiro passo para a Final Four

Realiza-se este sábado a primeira mão dos quartos-de-final da Taça WSE realiza-se este sábado, com o Braga a deslocar-se ao mítico Les Comes para defrontar o Igualada. Bassano, Follonica e Lleida também têm portugueses na corrida à Final Four.

Tomar, capital do Hóquei nacional

Tomar, capital do Hóquei nacional

Tomar assume-se como a 'capital' do Hóquei em Patins nacional ao garantir a organização da Final Four da Taça de Portugal desta temporada e da Supertaça António Livramento no arranque da próxima, para além da Elite Cup.