Benfica ganha pontos a perseguidores

O Benfica venceu em Viana e ganhou pontos aos perseguidores Sporting e Óquei de Barcelos, que empataram entre si, num poker ingrato de Luís Querido. Num jogo entre presente e futuro da Oliveirense, o Valongo venceu em Oliveira de Azeméis.

Benfica ganha pontos a perseguidores

Foi um domingo proveitoso para o Benfica, que, ao vencer em Viana por 3-5, ganhou Sporting e Óquei de Barcelos, que se "empataram" a cinco.

No Municipal José Natário, Reinaldo Ventura, a acompanhar o jogo nas cabines de imprensa, do lado oposto aos bancos, viu Lucas Ordoñez inaugurar logo aos dois minutos, mas os vianenses não baixaram os braços.

No entanto, no desperdício de bolas paradas de Rúben Sousa e Andrés Castaño, Lucas Ordoñez ampliou, rematando de primeira após triangulação simples. E, quando Daniel Oliveira ("Poka") fez o 0-3, o jogo entre o líder do campeonato e o penúltimo da classificação parecia decidido, mesmo que nos encarnados se notasse a ausência de Nil Roca (no banco, mas sem entrar) e do dinamismo que habitualmente imprime.

Não se conformou Nahuel Castro ("Nanu"), jovem argentino que passou pela "cantera" do Liceo antes de chegar a Viana no último defeso, e relançou a discussão. Reduziu para o 1-3 com que se chegou ao intervalo e, aos três minutos da etapa complementar, fazia o 2-3.

O Benfica tremeu. Acusou o golo e valeu Bernardo Mendes a evitar, com um punhado de excelentes intervenções, o empate a uma Juventude de Viana empolgada. Roberto Di Benedetto, com a família na bancada, faria o 2-4, mas, nunca se desunindo, os vianenses regressariam à desvantagem mínima por Pedro Batista.

Um azul, condimentado talvez com demasiado rigor, a Diogo Casanova comprometeria as aspirações da equipa da casa. No correspondente livre directo, Carlos Nicolía não conseguiu bater Bruno Guia, mas, na superioridade, Lucas Ordoñez não se fez rogado e, com uma das suas picadinhas, resolveu o que uma abordagem tradicional certamente não resultaria no 3-5.

Havia nove minutos para jogar e, pesando talvez ainda o desaire da ronda anterior com o Óquei de Barcelos, a equipa de Nuno Resende geriu com posse de bola à espera do que se seguiria entre os seus mais directos perseguidores.

Divisão de pontos em Barcelos

Em Barcelos, bem perto de Viana, lutava-se para o 2º lugar, num jogo marcado por muitas cautelas de parte a parte. Em confronto, duas equipas herdadas. Alejandro Dominguez recebeu de Paulo Freitas todos os 10 jogadores do plantel de 2021/22, sem reforços, e Freitas já pegou no Óquei de Barcelos já com a época em andamento, após a Elite Cup.

Luís Querido adiantou o anfitriões ainda não estavam cumpridos cinco minutos, mas Gonzalo Romero empatou minuto e meio depois. E Miguel Rocha ainda demorou menos a reagir ao golo de João Souto a 10 minutos do intervalo.

Num jogo de encaixes, uma bola parada desequilibraria a primeira parte. Com quatro minutos para o descanso, Miguel Vieira viu azul e Ferran Font, pese uma primeira defesa de Conti, colocaria os leões na frente.

Nestes jogos, já é assumido que as bolas paradas decidam. E, no intervalo, Luís Querido deve-se ter entretido a "limar" arestas no seu stick.

Nos primeiros 10 minutos da etapa complementar, Luís Querido teve uma grande penalidade, o livre directo da 10ª falta leonina e um outro livre directo, por azul a João Souto. E, com três remates fortíssimos, bateu Ângelo Girão nas três ocasiões, virando para 5-3.

O Sporting não mostrava capacidade de reacção e novo azul, a Gonzalo Romero, levava outra vez Luís Querido para a marca de livre directo. Desta feita, Girão ganhou o duelo, e o Óquei de Barcelos não só não aproveitou a vantagem numérica, como ainda chegou à 10ª falta. Acabava um período que parecia abençoado para a equipa da Catedral.

Ferran Font reduziu de livre directo e, pouco depois, já nos 10 minutos finais, Alessandro Verona igualou a cinco. Faltava muito tempo, mas as equipas pareceram acomodadas ao "pontinho". Sorriu o Benfica.

Em casa "emprestada", o futuro levou a melhor

Na pista emprestada da Escola Livre, por interdição "imposta" pelo Tribunal Arbitral do Desporto para além da pena de derrota, o Valongo, praticamente a jogar em casa com os adeptos que levou, entrou melhor que a dita anfitriã Oliveirense e adiantou-se com minuto e meio decorrido, por Rafael Bessa.

Foi uma espécie de duelo entre presente e futuro da Oliveirense, sendo dado como certa a ida do técnico Edo Bosch e dos jogadores Xano Edo, Nuno Santos, Facundo Navarro (todos titulares) e Diogo Abreu (foi o primeiro a sair do banco) para Oliveira de Azeméis no próximo defeso.

O Valongo entrou com irreverência, mas a Oliveirense acalmou a partida e chegaria mesmo à igualdade, num livre directo bem convertido por Lucas Martinez aos 11 minutos.

A defender bem e a impor velocidade nas saídas, o Valongo conseguia desequilibrar e capitalizaria a sua iniciativa com golos de Miguel Moura e Rafael Bessa, mas numa nova bola parada, Tomás Pereira reduziria. Num duelo entre campeões da Europa de Sub-17 de 2015, Tomás marcou de grande penalidade.

Após o descanso, a partida recomeçou com novo livre directo para a Oliveirense, mas desta feita com Xano Edo levou a melhor perante Martinez. E, em "moeda" semelhante, aos três minutos, Facundo Bridge marcava de grande penalidade para o 2-4.

A Oliveirense somava já nove faltas e revelava clara dificuldade em acompanhar o ritmo adversário. Aos 14 minutos, Diogo Abreu surgiu isolado. Foi displicente na hora de bater Diogo Alves, mas Nuno Santos foi o mais rápido a chegar à bola e devolveu a Abreu para o 2-5 num remate pronto.

O Valongo geriu o resto do encontro e, apesar do 3-5 de Jorge Silva, a vitória não estaria em causa.

Com esta vitória, o Valongo sobe ao 5º lugar, por troca com a Oliveirense.

Por jogar

Desta 21ª jornada, ficam por realizar as partidas entre Famalicense e Braga, a 22 de Março, e entre Riba d'Ave e Porto, ainda com data por anunciar.

Entretanto, a 22ª jornada tem já quatro jogos na próxima quarta-feira, dia 15. Sexta-feira, dia 17, o Benfica recebe o Riba d'Ave e no dia 18, calendarizado para Taça de Portugal, defrontam-se os já eliminados Oliveirense e Paço de Arcos. A ronda terminará a 30 de Março com o dérbi minhoto entre Braga e Óquei de Barcelos.

21ª Jornada

• Paço de Arcos 1-9 Murches • 11.Mar

Tomar 9-3 Parede • 11.Mar

• Juventude de Viana 3-5 Benfica • 12.Mar

• Óquei de Barcelos 5-5 Sporting • 12.Mar

• Oliveirense 3-5 Valongo • 12.Mar

• Famalicense vs. Braga • 22.Mar, 21h

• Riba d'Ave vs. Porto • adiado • Rui Torres e Pedro Figueiredo

Classificação

= 1º Benfica (54), 2º Sporting (49), 3º Óquei de Barcelos (48), 4º Porto* (42), 5º Valongo (39), 6º Oliveirense (37), 7º Tomar (36), 8º Riba d'Ave* (22), 9º Braga* (20), 10º Famalicense* (19), 11º Murches (18), 12º Parede (15), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny