Juanjo 'embala' Famalicense para outra luta

Com uma vitória sobre o Braga, em jogo em atraso da 21ª jornada, o Famalicense foge dos lugares de descida e chega ao 8º lugar, que vale uma vaga no play-off. O Braga, ainda com menos um jogo, é agora a última equipa antes da zona de descida.

Juanjo 'embala' Famalicense para outra luta

O Famalicense venceu esta quarta-feira o Braga por 3-0.

Em jogo em atraso da 21ª jornada arbitrado por Miguel Guilherme e João Duarte (que viajaram cerca de 350 km desde Lisboa para a única partida do Campeonato Placard do dia e que terminou depois das 22h30), o Famalicense assumiu o jogo desde cedo, mas perdeu o embalo inicial quando Hugo Costa viu o azul aos oito minutos e meio.

Em superioridade, os bracarenses não conseguiram marcar, mas equilibraram de alguma maneira uma partida cuja primeira parte terminaria sem golos.

Tiago Freitas e Nélson Filipe foram sempre melhores que os atacantes e nem de bola parada pareciam ceder. Nélson defendeu um livre directo de "Juanjo" López e uma grande penalidade de Hugo Costa, Tiago defendeu um penálti de Pedro Mendes.

No entanto, a oito minutos do fim, Juanjo foi de novo chamado à marca de livre directo e, dessa feita, no seu típico remate enrolado, adiantava a equipa de Famalicão.

O Famalicense fora quase sempre mais perigoso, mas o Braga até crescia quando sofreu o golo. Em vantagem, a equipa de Jorge Ferreira deixou, naturalmente, os visitantes assumirem o jogo, e no derradeiro minuto deram as estocadas fatais.

Quando o Braga tentava a igualdade sem guarda-redes, "Joca" Guimarães recuperou a bola, passou por toda a gente e fez o segundo com a baliza deserta. E, depois de uma entrada mais dura de António Trabulo que valeu azul, Juanjo - que representou o Braga entre 2018 e 2020, antes de rumar a Famalicão - bisou com o mesmo remate enrolado de livre directo.

A vitória permite ao Famalicense subir do 11º para um 8º lugar de play-off (em igualdade pontual com o "vizinho" Riba d'Ave, que tem menos um jogo), somando agora 22 pontos, mais sete que a primeira equipa abaixo da linha de água, o Parede. O Braga, com 20 pontos, mas menos um jogo, é agora a última equipa nos lugares de manutenção.

Noutras contas, a um "sururu" após o apito final, foram considerados expulsos os jogadores Joca Guimarães e Nélson Filipe e o delegado famalicense Vítor Almeida.

Dois jogos em atraso

Da 21ª jornada, continua em atraso o jogo entre Riba d'Ave e Porto, adiado devido a dificuldades no regresso dos dragões de Itália depois de partida da Liga dos Campeões, entretanto agendado para dia 29. No dia 30, o Braga recebe o Óquei de Barcelos para fechar a 22ª jornada, já depois de, neste próximo fim-de-semana, ser jogada praticamente toda a 23ª ronda (haverá um derradeiro jogo no dia 29), última antes da pausa pascal.

Classificação

= 1º Benfica (57), 2º Sporting (52), 3º Óquei de Barcelos* (48), 4º Porto* (45), 5º Valongo (42), 6º Oliveirense (40), 7º Tomar (36), 8º Famalicense (22), 9º Riba d'Ave* (22), 10º Murches (21), 11º Braga* (20), 12º Parede (15), 13º Juventude de Viana (10), 14º Paço de Arcos (9)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Quarteto definido para decisão em Junho

Quarteto definido para decisão em Junho

Benfica, Turquel, Académica de Coimbra e Académico da Feira são os semifinalistas da Taça de Portugal de Seniores Femininos. As feirenses fecharam esta quarta-feira o lote de quatro equipas que discutirão o troféu a 10 e 11 de Junho.