Óquei de Barcelos vence 'acerto' com poker do capitão

No acerto de calendário, o Óquei de Barcelos venceu em Braga com um poker de bola parada de Luís Querido e 'cola-se' ao 2º lugar. Os bracarenses, no segundo jogo em dois dias, estiveram três vezes na frente e assustaram nos instantes finais.

Óquei de Barcelos vence 'acerto' com poker do capitão

O Óquei de Barcelos venceu o dérbi minhoto em Braga por 4-5 no acerto de calendário. Garantidos os três pontos neste jogo em atraso da 22ª jornada, o Óquei de Barcelos, agora com 54 pontos, "cola" ao 2º lugar do Sporting, com 55, antes dos derradeiros três jogos da fase regular.

Com uma dupla de arbitragem de luxo - com os "Árbitro do Ano" de 2022 (Joaquim Pinto) e de 2021 (Pedro Silva) -, Braga e Óquei de Barcelos acertaram esta quinta-feira o calendário do Campeonato Placard antes de uma pausa pascal que inclui a primeira edição do Campeonato da Europa de Sub-23.

O Braga ainda contou com Tiago Sanches, convocado por Renato Garrido para o Europeu, mas a figura dos bracarenses na primeira metade do jogo foi Vítor Hugo. O atacante inaugurou o marcador aos sete minutos e voltaria a marcar mais tarde.

Entretanto, Luís Querido igualou de grande penalidade aos 11 minutos e meio. Seria o primeiro golo de bola parada (de quatro) do capitão barcelense e a primeira vantagem (de três) que o Braga via fugir.

Logo a seguir ao empate, Gonçalo Meira viu o azul, mas nem Alvarinho, na primeira tentativa, nem Miguel Rocha, na segunda, lograram desfeitear Nelson Filipe, que vai aguardando resolução de processo disciplinar depois da expulsão no final da partida com o Famalicense.

Mais eficaz seria Vítor Hugo, de grande penalidade, a bisar para um 2-1 que persistiu quase até ao descanso. Quase. Com poucos segundos para jogar na primeira metade, Miguel Vieira rematou forte de meia distância para um golo de belo efeito que valia o 2-2.

Também de belo efeito, foi o golo de Diogo Seixas, campeão do Mundo de Sub-20 em 2015 com Miguel Vieira e também Alvarinho, a valer nova vantagem para os bracarenses. Mas, pela terceira vez, o Óquei de Barcelos igualaria. E viraria o jogo. Ou, melhor, Luís Querido.

O capitão barcelense e a sua forte stickada foram protagonistas da marca de livre directo, aos 10 minutos, e de grande penalidade, dois minutos volvidos, para a primeira vantagem da equipa orientada por Paulo Freitas.

Do outro lado, Tó Neves, vencedor em 1990 da então Taça dos Campeões Europeus ao lado de Freitas, via escapar a liderança do marcador depois de estar três vezes na frente. E aí pesaria o segundo jogo em dois dias, depois de, esta quarta-feira, os bracarenses terem vencido em Viana por 4-6.

Na frente do marcador, o Óquei de Barcelos - ainda sem Dario Giménez, que tarda em regressar de lesão - podia gerir as incidências e, a nove minutos e meio do fim, Luís Querido voltou a ter uma bola parada... e voltou a não falhar, chegando ao poker. De livre directo, na 15ª falta contrária, Luís voltou a bater Nelson.

Querido e "Filipão" teriam novo duelo a cinco minutos do fim e, à quinta, foi de vez: Luís não conseguiu converter. E os anfitriões no Pavilhão de Sequeira encontraram forças onde parecia não haver e "voltaram" ao jogo.

Gonçalo Meira não conseguiria marcar de livre directo, depois de azul a Miguel Rocha, mas marcaria no respectivo powerplay, reduzindo para a margem mínima a minuto e meio do derradeiro apito. E o Braga acreditava. No entanto, esgotando todas as soluções, mesmo o ataque a cinco, os três pontos não sairiam do bolso barcelense.

Agora, o Campeonato Placard entra definitivamente de férias, regressando a 13 de Abril com um jogo entre Tomar e Braga, antecipado de 22 de Abril em virtude da participação dos bracarenses na Final Four da Taça WSE. Será, no entanto, apenas um aperitivo. A primeira das derradeiras três jornadas está prevista, na íntegra, para 16 de Abril.

Classificação após a 23ª jornada

= 1º Benfica (60), 2º Sporting (55), 3º Óquei de Barcelos (54), 4º Porto (48), 5º Oliveirense (43), 6º Valongo (42), 7º Tomar (36), 8º Murches (24), 9º Braga (23), 10º Famalicense (22), 11º Riba d'Ave (22), 12º Parede (15), 13º Paço de Arcos (12), 14º Juventude de Viana (10)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny