Braga dá passo para o play-off em Tomar

Em jogo antecipado da 25ª jornada que marcou o regresso do Campeonato Placard após a pausa pascal, o Braga venceu em Tomar por 3-4, subiu ao 8º lugar e, restando-lhe dois jogos em casa, será o principal candidato à última vaga para o play-off.

Braga dá passo para o play-off em Tomar

Na corrida ao play-off, o Tomar já tinha o seu lugar garantido. Resta uma vaga entre os oito que disputarão a fase final de decisão do título e o Braga, vencendo na cidade templária por 3-4, assume-se agora como principal candidato.

Nos dias 22 e, esperarão os bracarenses, 23, o Braga luta pela conquista da Taça WSE em Lleida. Na necessidade de alteração do jogo da 25ª e penúltima jornada da fase regular, Tomar e Braga marcaram encontro para esta quinta-feira, antecipando o regresso do Campeonato Placard.

Gonçalo Meira adiantou cedo os bracarenses, desfeiteando António Marante de livre directo. "Tato" Ferruccio, à espera de desfecho de processo disciplinar, igualou, mas António Trabulo não demorou a recolocar a equipa orientada por Tó Neves na frente do marcador. E não mais os bracarenses deixariam a dianteira, muito por "culpa" do guarda-redes Nelson Filipe, que ainda na primeira parte negou o bis, de grande penalidade, a Tato e que na segunda foi frustrando as sucessivas tentativas tomarenses.

As duas equipas trabalham para uma Final Four (o Braga para a Taça WSE e o Tomar para a Taça de Portugal) e, na baliza tomarense, Albert Mola rendeu António Marante ao intervalo. Não demorou a ser chamado a mostrar qualidades, numa grande penalidade de Vítor Hugo aos cinco minutos, mas aos 11, em novo penálti, Tiago Sanches teve a eficácia que faltou à selecção de Sub-23 de Portugal na decisão do Campeonato da Europa no passado fim-de-semana.

Mola ainda enfrentaria duas outras bolas paradas, ganhando o duelo a Meira de livre directo e a Diogo Seixas de grande penalidade. No entanto, pelo meio, nada pôde fazer quando, depois de Tomás Moreira ter reduzido para 2-3, Vítor Hugo surgiu isolado, assinando o 2-4 a cinco minutos do fim.

A equipa de Nuno Lopes precipitava-se em busca de outro desfecho, e seria Lucas Honório, colega de Sanches na selecção, a assumir mais as "despesas" em busca da igualdade. O internacional português reduziu para 3-4 a pouco mais de um minuto do final e ganhou uma grande penalidade que o próprio teve oportunidade de converter. Mas, a escassos 30 segundos do derradeiro apito, Nelson Filipe defendeu e segurou os três pontos, confirmando o estatuto de figura maior deste encontro.

Este foi o derradeiro jogo do Tomar em casa e do Braga fora nesta fase regular. Até ao fim desta primeira fase, os tomarenses jogam no João Rocha e em Valongo, sendo desportivamente muito complicado melhorar o 7º lugar que ocupam actualmente e que matematicamente já não perderão. Os bracarenses, nos dois jogos que restam, recebem na sua casa Riba d'Ave e Murches, e dependem apenas de si para segurar o 8º lugar alcançado com esta vitória e que valerá a presença nos quartos-de-final.

Este domingo, dia 16, disputa-se a 24ª jornada na íntegra. Destaque para o embate entre Oliveirense e Óquei de Barcelos, importante na definição dos quatro mais bem classificados e para o duelo entre Porto e Parede, que pode confirmar matematicamente a descida da equipa do concelho de Cascais, juntando-se aos já despromovidos Juventude de Viana e Paço de Arcos.

Classificação

= 1º Benfica (60), 2º Sporting (55), 3º Óquei de Barcelos (54), 4º Porto (48), 5º Oliveirense (43), 6º Valongo (42), 7º Tomar* (36), 8º Braga* (26), 9º Murches (24), 10º Famalicense (22), 11º Riba d'Ave (22), 12º Parede (15), 13º Paço de Arcos (12), 14º Juventude de Viana (10)

*mais um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
'Venham mais quatro': Seis equipas portuguesas na decisão em Viana

'Venham mais quatro': Seis equipas portuguesas na decisão em Viana

A Benfica, Porto, Trissino e Barcelona, juntam-se as restantes equipas lusas. Com Oliveirense e Valongo, que venceram, e Sporting e Óquei de Barcelos, que, sem surpresa, empataram entre si, estão seis equipas portuguesas na decisão a oito.