Taça WSE decide-se este fim-de-semana

Decide-se este fim-de-semana a Taça WSE. O Lleida procura o seu quarto título (terceiro em casa) e o Voltregà busca o segundo, ao passo que Braga e Coutras perseguem um feito inédito. Já ímpar é a presença de uma equipa francesa na final a quatro.

Taça WSE decide-se este fim-de-semana

Realiza-se este fim-de-semana a primeira decisão europeia de clubes de 2023.

A Taça WSE, antes Taça CERS, é a segunda principal prova europeia no masculino, decidindo-se em Final Four desde 2007/08. Depois de uma primeira edição em França, seguiram-se seis organizações em Espanha, sempre na Catalunha, três em Portugal, três em Itália e uma em Andorra. Esta será a sétima vez que a sede da decisão é em Espanha e a terceira vez que acontece em Lleida.

Lleida recebeu a Final Four em 2018 e 2019, depois daquela localidade catalã ter recebido a Final Four da Liga Europeia em 2017. E a equipa comandada desde 2009 por Albert Folguera - vencedor de seis Ligas Europeias pelo Igualada enquanto jogador - aproveitou o "factor casa" para somar títulos.

Campeão perante o seu público em 2018 e 2019, o Lleida voltaria a vencer em 2021, em Andorra, completando o "tri" que não pudera tentar no pandémico ano de 2020. Os três títulos colocam a equipa catalã como um dos recordistas de troféus na prova, a par de Óquei de Barcelos, Hockey Novara e Liceo.

O Óquei de Barcelos faz parte da História de conquistas do Lleida, que só encontrou portugueses na caminhada para o título de 2018. Venceria o Tomar, a duas mãos, nos quartos-de-final, e o Óquei de Barcelos na final, numa espécie de passagem de testemunho depois dos barcelenses terem sido vencedores em 2016 e 2017.

Agora, o Braga é o obstáculo nas meias-finais.

O Braga chegou à Final Four em 2011 e 2012, mas "esbarrou" sempre no anfitrião. Em 2011, caiu frente ao Vilanova nas meias-finais. Em 2012, o "vilão" foi o Bassano, numa final decidida da marca de grande penalidade. À terceira, os bracarenses tentam quebrar a malapata.

No campeonato português, o Braga de Tó Neves é 8º classificado e tem um patim no play-off, depois de - independentemente do desfecho este fim-de-semana - uma grande campanha europeia. Entrando na primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões, a equipa da cidade dos arcebispos é a única que chegou à Taça WSE depois de ter logrado a passagem à segunda ronda de qualificação da principal prova europeia. Por exemplo, os agora também semifinalistas Coutras e Lleida caíram logo na primeira ronda de qualificação.

Na sua caminhada, o Braga não teve facilidades. Afastou Alcoi e Igualada, ambos da OK Liga, a duas mãos, sendo que tal será suficiente para colocar o Lleida em sentido. No campeonato espanhol, o Alcoi é 6º, com os mesmos 33 pontos do Lleida (7º), ambos com apenas mais três pontos que o Igualada.

Intrépidos gauleses

Na outra meia-final, jogam Coutras e Voltregà, com os gauleses a conquistarem, apenas com o "mero" apuramento, um lugar na história: são a primeira equipa francesa numa Final Four das competições europeias masculinas de clubes.

Apurando-se na ronda de qualificação atrás do Igualada, o Coutras ultrapassou o campeão germânico, Germania-Herringen, nos oitavos-de-final e, de forma um pouco surpreendente, os catalães do Caldes nos quartos-de-final.

Em França, o Coutras é 4º, com 26 pontos em 14 jogos, a oito pontos do líder Saint-Omer, que tem menos um jogo, e no seu feito histórico europeu tem um pequeno "senão". De facto, no plantel da equipa gaulesa, apenas entra, por regra, um francês: o guarda-redes Alan Audelin. Já o Voltregà de Lluis Teixidó, que em Portugal representou o Infante Sagres como jogador, conta com um grupo totalmente catalão.

Os azuis-e-brancos de Sant-Hipólit procuram repetir o triunfo de 2002, quando venceu, ainda a duas mãos, o Porto (capitaneado por Tó Neves) na final, num desempate por grandes penalidades. Era o Voltregà de uns tais Guillem Trabal e Sergi Panadero, vencido dois anos antes na decisão da mesma prova pelo Paço de Arcos.

Numa prova "democrática" em termos de vencedores, o Voltregà, a vencer, fica com tantos troféus (dois) como, entre outros, Benfica, Porto e Sporting.

Meias-finais

• MF1 • Coutras vs. Voltregà • 22.Abr, 16h

• MF2 • Lleida vs. Braga • 22.Abr, 19h

horas locais

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 23.Abr, 12h30

horas locais

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny