Saint-Omer e Coutras erguem a Taça de França
O Saint-Omer conquistou a Taça de França masculina. A equipa de Pedro Chambel venceu na final o anfitrião Coutras, e procurará no campeonato o triplete depois de já ter vencido também a Supertaça. No feminino, o troféu ficou em casa.
Saint-Omer e Coutras são os vencedores da Taça de França, no masculino e no feminino, respectivamente.
No feminino, o Coutras levou a melhor na final frente ao Nantes Loire-Atlantique Vendée, que foi presa fácil do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. A anfitriã das duas Final Four no Patinoire Milou Ducourtioux, venceu por 1-3, depois de nas meias-finais ter derrotado o Lyon, 2º classificado no campeonato, por 2-4. Na outra meia-final, o Nantes surpreendera o já campeão francês Noisy, ao vencer por 0-2. O Coutras fora apenas 3º no campeonato e, com a conquista da Taça, acaba por ter um valoroso prémio na temporada.
No masculino, o Coutras também estava na final, mas o Saint-Omer, dominador do Hóquei em Patins gaulês nos últimos anos, não permitiu o duplo triunfo.
Num duelo entre um Saint-Omer que foi a única equipa gaulesa na fase de grupos da Liga dos Campeões (merecendo destaque a vitória por 4-5 em Barcelos) e um Coutras que logrou a primeira presença de uma equipa francesa numa Final Four europeia (no caso, na Taça WSE), levou a melhor a equipa do seleccionador francês Fabien Savreux. O Saint-Omer venceu por 1-4 e ergueu o troféu.
O desfecho da derradeira partida acabaria por ser o mais desnivelado, depois de duas meias-finais de equilíbrio. O Coutras venceu o Noisy por tangencial 3-4 e entre Saint-Omer e La Vendéenne, só as grandes penalidades resolveram a contenda, depois de 3-3 no tempo regulamentar e um golo para cada lado no tempo extra. Nos penáltis, Thibault Colin e Jacobo Mantinan marcaram, ao passo que apenas Nathan Gefflot conseguiu desfeitear Ferran Mane, chamado a defender as grandes penalidades na baliza habitualmente ocupada por Pedro Chambel.
O guarda-redes português de 29 anos, em Saint-Omer desde 2016 e internacional pela França desde o último Campeonato do Mundo (em que os gauleses terminaram com o bronze), somou o seu 10º troféu, com quatro Supertaças, dois Campeonatos e, agora, quatro Taças.
No horizonte, estará já mais uma conquista. Depois de ganhar a Supertaça no início da temporada e, este fim-de-semana, a Taça, o Saint-Omer ataca o triplete no campeonato, liderando a N1 Elite, faltando disputar seis jogos, com nove pontos de vantagem sobre o Noisy, que até tem mais um jogo realizado. A concretizar-se, será o terceiro título de campeão consecutivo, algo que não é conseguido desde 2005, quando o La Vendéenne logrou o "tri".
Na Taça de França, com 21 edições completas da prova, o Saint-Omer passa a ser o destacado recordista de triunfos (sete), tendo vencido em 2005, 2010, 2012, 2017, 2018, 2019 e, agora, em 2023. Deixa para trás o La Vendéenne, com seis conquistas, a última em 2016, e sucede ao Quevert, vencedor em 2022.
Taça de França de Seniores Masculinos
Meias-finais
• Saint-Omer 6-4 La Vendéenne (3-3, 1-1 prol, 2-1 pen) • 13.Mai
• Noisy 3-4 Coutras • 13.Mai
Final
• Coutras 1-4 Saint-Omer • 14.Mai
Taça de França de Seniores Femininos
Meias-finais
• Noisy 0-2 Loire-Atlantique Vendée • 13.Mai
• Lyon 2-4 Coutras • 13.Mai
Final
• Loire-Atlantique Vendée 1-3 Coutras • 14.Mai
Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 20h37