Olmos chega à Europa pela porta do Sarzana
Joaquin Olmos, campeão do Mundo de Sub-19 pela Argentina, será reforço do Sarzana. O jogador que recentemente completou 19 anos é o quarto do cinco base campeão mundial a chegar ao Velho Continente.
A conquista do Campeonato do Mundo de Sub-19 pela Argentina no início de Novembro último mostrou ao planeta do Hóquei em Patins alguns talentos emergentes.
Fran Torres, no Liceo, e Giuliano Giuliani, no Valdagno, já estavam na almejada Europa, e o "maestro" Santi Chambella chegou ao Velho Continente pouco tempo após o Mundial para reforçar o Monza, "agarrado" por Tommaso Colamaria.
Do cinco base de Juan Manuel Garcés, "sobraram" para este defeso o guarda-redes Juan Manuel Carrión, figura reconhecidamente determinante na conquista argentina mas talvez traído pela sua posição específica, e Joaquin Olmos. Agora anunciado como reforço do Sarzana.
Vencedor da Taça de Itália em 2022, o Sarzana sofreu várias baixas para esta temporada e terminou recentemente a campanha na Serie A1 com a eliminação nos quartos-de-final com três argentinos: Facu Ortiz (que representou o Murches), Bruno Alonso (ex-Oeiras) e Jero Garcia. E já no passado apostara no talento do país das pampas, vestindo de rubro-negro jogadores como Fran Ipiñazar, Juan Jose Moyano ou o agora barcelense Danilo Rampulla.
Olmos é a mais recente aposta.
Tendo completado 19 anos neste mês de Maio, o Mundial de San Juan foi já o segundo de Joaquin Olmos. Com apenas 15 anos, esteve presente em Barcelona, terminando vice-campeão. Em "casa", reclamou o ouro.
Jogador raçudo, explosivo e de forte remate, Olmos esteve no radar de várias equipas portuguesas, mas a sempre incerta adaptação a um Hóquei diferente quando se quer impacto imediato, aliado ao necessário investimento na avultada transferência internacional foram elementos dissuasores. Na indecisão lusa, abriu-se a porta em Sarzana. E Joaquin Olmos partirá dali à conquista da Europa.
Quarta-feira, 24 de Maio de 2023, 8h28