Missão cumprida e regresso a casa
Um empate entre Sandrigo e Montebello permitiu a ambos a manutenção na Serie A1, descendo Viareggio e Montecchio para subirem Giovinazzo e Breganze. Cumprido o primordial objectivo, Leonardo Pais, guarda-redes do Montebello, regressa a Portugal.
A uma jornada do fim das seis jornadas do "play-out" entre as quatro equipas mais mal classificadas da fase regular, tudo ficou decidido na italiana Serie A1. Um empate a dois entre Sandrigo e Montebello permite às duas equipas garantir matematicamente a manutenção, relegando Viareggio e Montecchio para a Serie A2, a que regressam um ano depois de terem logrado subir. Inglório para Juan Jose Moyano, que apontou 28 golos pelo Viareggio (oito deles nas cinco partidas do play-out), ou para Marcos Vega (29) e Facundo Posito (25), goleadores do Montecchio.
De regresso à Serie A1 estão Breganze e Giovinazzo, os melhores em cada uma das duas zonas da Serie A2. O Breganze, vencedor do "scudetto" em 1976 e 1979, tinha descido em 2021, depois de uma grave crise financeira, ao passo que o Giovinazzo, campeão italiano e vencedor da extinta Taça das Taças em 1980, deixara a categoria máxima em 2018.
Salvo desistências, a próxima edição da Serie A1 contará assim com Bassano, Breganze, Follonica, Forte, Giovinazzo, Grosseto, Lodi, Montebello, Monza, Sandrigo, Sarzana, Trissino, Valdagno e Vercelli.
Regresso de Leonardo Pais
À margem da disputa pelo título, que arranca sábado entre Trissino e Forte, o Montebello despede-se da temporada esta quinta-feira, frente ao lanterna-vermelha Montecchio. A jogo, em busca de golos, vai Bernardo Marques, ex-Infante Sagres, com 19 tentos conseguidos, apenas aquém dos 26 de Aleix Borregán, sobrinho da glória blaugrana Beto. E a tentar evitar os golos adversários estará Leonardo Pais. Que se prepara para regressar a Portugal.
Na dança entre os postes dos dragões, Leonardo é o eleito como "escudeiro" de Xavier Malián, guarda-redes internacional espanhol, numa aposta segura num guardião experiente e com história de dragão ao peito.
Filho do histórico Franklim Pais, que já era lendário entre os postes ainda antes de assegurar o Olimpo ao conduzir os dragões ao histórico "deca", Leonardo, ou simplesmente "Leo", seguiu as pisadas do pai na Juventude de Viana quando subiu a sénior. Ali esteve cinco temporadas, realizando depois outras cinco temporadas em Valongo, entre 2015 e 2020. Num "verão quente" dos valonguenses, em 2020, rumou a Braga. No último defeso, surgiu a oportunidade de uma aventura em Itália, na baliza do Montebello.
O Montebello granjeara estatuto na Serie A1, mas foi praticamente desmembrada e foi, durante largas jornadas, lanterna-vermelha na fase regular da Serie A1. Ao fim de 19 jornadas, somava apenas sete pontos. Mas, nas derradeiras sete, conquistaria 10, relançando-se na luta pela manutenção. Divididos os pontos ao meio para o "play-out de salvação", o Montebello partia atrás de Sandrigo e Viareggio, mas, com três vitórias e dois empates (e a defesa menos batida), logrou passar os alvinegros na classificação.
Leonardo Pais regressa a Portugal, uma época depois, aos 32 anos (completa 33 em Agosto). E ao Porto 13 anos depois de ali ter concluído o seu percurso nos escalões de formação. Internacional português, Leonardo Pais esteve nas Taça Latina de Sub-23 de 2010 (ao lado de Ângelo Girão) e 2012 (com Pedro Henriques) e, recentemente, esteve de prevenção para o Campeonato da Europa que se realizou em Paredes, em 2021.
Quarta-feira, 24 de Maio de 2023, 17h01