Missão cumprida e regresso a casa

Um empate entre Sandrigo e Montebello permitiu a ambos a manutenção na Serie A1, descendo Viareggio e Montecchio para subirem Giovinazzo e Breganze. Cumprido o primordial objectivo, Leonardo Pais, guarda-redes do Montebello, regressa a Portugal.

Missão cumprida e regresso a casa

A uma jornada do fim das seis jornadas do "play-out" entre as quatro equipas mais mal classificadas da fase regular, tudo ficou decidido na italiana Serie A1. Um empate a dois entre Sandrigo e Montebello permite às duas equipas garantir matematicamente a manutenção, relegando Viareggio e Montecchio para a Serie A2, a que regressam um ano depois de terem logrado subir. Inglório para Juan Jose Moyano, que apontou 28 golos pelo Viareggio (oito deles nas cinco partidas do play-out), ou para Marcos Vega (29) e Facundo Posito (25), goleadores do Montecchio.

De regresso à Serie A1 estão Breganze e Giovinazzo, os melhores em cada uma das duas zonas da Serie A2. O Breganze, vencedor do "scudetto" em 1976 e 1979, tinha descido em 2021, depois de uma grave crise financeira, ao passo que o Giovinazzo, campeão italiano e vencedor da extinta Taça das Taças em 1980, deixara a categoria máxima em 2018.

Salvo desistências, a próxima edição da Serie A1 contará assim com Bassano, Breganze, Follonica, Forte, Giovinazzo, Grosseto, Lodi, Montebello, Monza, Sandrigo, Sarzana, Trissino, Valdagno e Vercelli.

Regresso de Leonardo Pais

À margem da disputa pelo título, que arranca sábado entre Trissino e Forte, o Montebello despede-se da temporada esta quinta-feira, frente ao lanterna-vermelha Montecchio. A jogo, em busca de golos, vai Bernardo Marques, ex-Infante Sagres, com 19 tentos conseguidos, apenas aquém dos 26 de Aleix Borregán, sobrinho da glória blaugrana Beto. E a tentar evitar os golos adversários estará Leonardo Pais. Que se prepara para regressar a Portugal.

Na dança entre os postes dos dragões, Leonardo é o eleito como "escudeiro" de Xavier Malián, guarda-redes internacional espanhol, numa aposta segura num guardião experiente e com história de dragão ao peito.

Filho do histórico Franklim Pais, que já era lendário entre os postes ainda antes de assegurar o Olimpo ao conduzir os dragões ao histórico "deca", Leonardo, ou simplesmente "Leo", seguiu as pisadas do pai na Juventude de Viana quando subiu a sénior. Ali esteve cinco temporadas, realizando depois outras cinco temporadas em Valongo, entre 2015 e 2020. Num "verão quente" dos valonguenses, em 2020, rumou a Braga. No último defeso, surgiu a oportunidade de uma aventura em Itália, na baliza do Montebello.

O Montebello granjeara estatuto na Serie A1, mas foi praticamente desmembrada e foi, durante largas jornadas, lanterna-vermelha na fase regular da Serie A1. Ao fim de 19 jornadas, somava apenas sete pontos. Mas, nas derradeiras sete, conquistaria 10, relançando-se na luta pela manutenção. Divididos os pontos ao meio para o "play-out de salvação", o Montebello partia atrás de Sandrigo e Viareggio, mas, com três vitórias e dois empates (e a defesa menos batida), logrou passar os alvinegros na classificação.

Leonardo Pais regressa a Portugal, uma época depois, aos 32 anos (completa 33 em Agosto). E ao Porto 13 anos depois de ali ter concluído o seu percurso nos escalões de formação. Internacional português, Leonardo Pais esteve nas Taça Latina de Sub-23 de 2010 (ao lado de Ângelo Girão) e 2012 (com Pedro Henriques) e, recentemente, esteve de prevenção para o Campeonato da Europa que se realizou em Paredes, em 2021.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sporting a uma vitória da final, Porto iguala

Sporting a uma vitória da final, Porto iguala

O Sporting venceu em Barcelos, depois de estar a perder 2-0 e após prolongamento, e está a uma vitória da final do Campeonato Placard. O Porto, com Carlo Di Benedetto em destaque, venceu na recepção ao Benfica e igualou a eliminatória.

Inglaterra regressa aos Europeus, mas sem Mount

Inglaterra regressa aos Europeus, mas sem Mount

A federação inglesa anunciou os convocados de Vítor Pereira para o Europeu que se realiza em Julho. Alexander Mount é ausência notada, num lote com seis jogadores do King's Lynn. A Inglaterra, 12 vezes campeã europeia, regressa após ausência em 2021.

Pákito e Frade propõem Campus de Hóquei

Pákito e Frade propõem Campus de Hóquei

No panorama dos campus de férias de Hóquei em Patins, surge um novo projecto sediado no pavilhão do Paço de Arcos. O Campus de Hóquei é uma iniciativa dos jovens Pákito e Bruno Frade.

Olmos chega à Europa pela porta do Sarzana

Olmos chega à Europa pela porta do Sarzana

Joaquin Olmos, campeão do Mundo de Sub-19 pela Argentina, será reforço do Sarzana. O jogador que recentemente completou 19 anos é o quarto do cinco base campeão mundial a chegar ao Velho Continente.