As escolhas finais de Renato e Hélder para os Europeus

Em busca dos títulos europeus seniores que estão na posse da Espanha, Renato Garrido e Hélder Antunes anunciaram os convocados. Previstos para Julho, o Europeu Masculino realiza-se em Sant Sadurní d'Anoia. O Feminino está por oficializar.

As escolhas finais de Renato e Hélder para os Europeus

Cerca de um mês após a divulgação das pré-convocatórias, a Federação de Patinagem de Portugal anunciou esta segunda-feira nas suas redes sociais as escolhas finais para os Campeonato da Europa de Seniores Masculinos e Campeonato da Europa de Seniores Femininos.

Para a competição masculina, com novo modelo e já oficializada para 17 a 22 de Julho em Sant Sadurní d'Anoia, na Catalunha, Renato Garrido - que, já se sabia, não contava com os mundialistas Ângelo Girão e Diogo Rafael - abdicou de Gonçalo Pinto (Benfica), Miguel Vieira (Óquei de Barcelos) e do guarda-redes Diogo Alves (Oliveirense), promovendo a estreia de Xano Edo em grandes competições seniores e a estreia absoluta de Nuno Santos (ambos do Valongo) para tentar melhor que o 3º lugar "ex aequo" com Itália logrado em 2021, em Paredes.

No feminino, Hélder Antunes deixou fora das escolhas finais Marta Marujo (Stuart), Rita Batista (Sporting) e a guarda-redes Inês Freitas (Carvalhos), reiterando quase na íntegra a aposta no grupo que, brilhantemente, conquistou o bronze no Campeonato do Mundo de San Juan em Novembro último.

Regista-se apenas a estreia da jovem vice-campeã nacional Leonor Coelho (Turquel) no lugar da mundialista Rita Batista, sendo que as vice-campeãs europeias procurarão bater o pé a uma Espanha que venceu as últimas seis edições, todas desde 2009.

O Europeu Feminino está apontado de 3 a 8 de Julho, e a organização foi assumida pela federação portuguesa, mas, para já, não há sede definida e o adiamento do evento está na mesa.

Portugal - Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2023

Guarda-redes: Pedro Henriques (Benfica), Xano Edo (Valongo)

Jogadores de pista: Gonçalo Alves, Rafa e Telmo Pinto (Porto), Hélder Nunes e João Rodrigues (Barcelona), Henrique Magalhães e João Souto (Sporting), Nuno Santos (Valongo)

Seleccionador: Renato Garrido

Portugal - Campeonato da Europa de Seniores Femininos 2023

Guarda-redes: Cláudia Vicente (Turquel), Maria Celeste Vieira (Benfica)

Jogadores de pista: Ana Catarina Ferreira (Gijón), Inês Severino, Maria Sofia Silva, Marlene Sousa, Raquel Santos (Benfica), Joana Teixeira (Académico da Feira), Leonor Coelho (Turquel), Sofia Moncóvio (Sporting)

Seleccionador: Hélder Antunes

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O inglório adeus (ou até já) de Nalo

O inglório adeus (ou até já) de Nalo

A vitória do Porto sobre o Benfica a 1 de Junho acabou por ser a última partida do capitão Reinaldo Garcia de dragão ao peito. Uma despedida inglória para uma figura histórica do Porto, atraiçoado pelas burocracias da nacionalidade.