Eficácia de Nicolia vence reacção do Sporting

O Benfica venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Placard frente ao Sporting. As águias adiantaram-se, os leões reagiram e o jogo seguiu para um prolongamento em que Carlos Nicolia decidiu com dois livres directos.

Eficácia de Nicolia vence reacção do Sporting

A final do play-off do Campeonato Placard arrancou com uma vitória do Benfica perante o seu público por 4-2. Mas arrancada apenas no prolongamento, com um tremenda eficácia de Carlos Nicolia.

No dito "Melhor Campeonato do Mundo", o primeiro jogo começou com quatro campeões do Mundo, três campeões da Europa, dois vice-campeões do Mundo entre os postes, e um vice-campeão da Europa. A jogar em casa, pela vitória na fase regular, o Benfica entrou pressionante, ofensivo e a marcar cedo. Ainda não estavam cumpridos quatro minutos, quando a defesa do Sporting falhou e permitiu a Roberto Di Benedetto, sem oposição, fuzilar Ângelo Girão para o tento inaugural.

Roberto Di Benedetto, na única falha defensiva leonina na primeira parte, inaugurou o marcador.
Roberto Di Benedetto, na única falha defensiva leonina na primeira parte, inaugurou o marcador.

Em conferência de imprensa, Alejandro Dominguez apontaria a excelente prestação defensiva dos leões, apenas com a falha que valeu o primeiro golo das águias, e sem fazer faltas. De facto, nos primeiros 23 minutos, o Sporting fez apenas uma falta, não contabilizada porque valeu azul a Toni Pérez. Foi pouco depois do tento inaugural, e o Benfica não aproveitou o livre directo (Girão ganhou o duelo duas vezes a Lucas Ordoñez) nem os dois minutos de superioridade numérica.

Quando os leões procuravam libertar-se da pressão inicial do rival, Matías Platero veria azul aos nove minutos por puxar a baliza. Girão voltou a estar melhor na bola parada, negando o golo a Nicolia, mas, desta feita, o Benfica aproveitou a superioridade numérica para ampliar. Pablo Álvarez fez o 2-0.

Num bom momento, Alessandro Verona reduziu sobre o final da primeira parte.
Num bom momento, Alessandro Verona reduziu sobre o final da primeira parte.

Com a dupla vantagem, o Benfica refreou o seu "entusiasmo", até porque vinha de um jogo exigente frente ao Porto quatro dias antes. E o Sporting foi crescendo, criando cada vez mais perigo. A dois minutos e meio do intervalo, Roberto Di Benedetto viu o azul num empurrão a Gonzalo Romero (o segundo em poucos segundos) e Ferran Font foi para a marca de livre directo. Como Girão, Pedro Henriques também levou a melhor, mas o Sporting "carregou".

Porque para ganhar é preciso mais do que defender acertadamente, a equipa de Dominguez até cometeu a primeira falta contabilizada com dois minutos para jogar no primeiro tempo e, já justificadamente, chegaria ao golo. Alessandro Verona, que surgiu muito bem no play-off depois de algumas lesões durante a fase regular, rematou fortíssimo, com a bola a bater na barra e a ressaltar no ferro interior da baliza encarnada. Manuel Oliveira não deu golo, mas, do lado contrário, Rui Torres confirmou o tento.

Gonzalo Romero fez o 2-2 que levaria o jogo para prolongamento. O Sporting fez por merecer a igualdade.
Gonzalo Romero fez o 2-2 que levaria o jogo para prolongamento. O Sporting fez por merecer a igualdade.

Na segunda parte, houve mais Sporting, em busca da igualdade, encontrando no entanto em Pedro Henriques uma barreira difícil de passar. Com mais agressividade, a formação leonina igualou o Benfica em faltas (oito) a 10 minutos do fim dos regulamentares 50 e, com uma possível 10ª falta a aproximar-se, os ataques eram mais pensados, mais cautelosos de parte a parte.

Já nos seis minutos finais, Gonzalo Romero igualava num forte remate cruzado, num golo que, tal como na recta final da primeira parte, o Sporting fizera por merecer. Procurou responder de pronto o Benfica, criando várias oportunidades. Numa, a bola entrou mesmo e, num primeiro momento, Manuel Oliveira terá dado golo, mas Rui Torres não o validou. Como noutras situações, ficou sem se perceber exactamente o motivo, ainda que os protestos dos leões tenham sido veementes.

Nestes minutos finais, podia ter caído para o Benfica neste lance, podia ter caído para o Sporting num remate ao ferro de Romero a cerca de 40 segundos do fim, mas o tempo regulamentar terminaria sem mais golos e o jogo seguia para prolongamento com nove faltas para cada lado.

Golo não validado (depois de inicialmente validado) ao Benfica, aqueceu os ânimos.
Golo não validado (depois de inicialmente validado) ao Benfica, aqueceu os ânimos.

Depois de uma primeira metade de tempo extra sem riscos de parte a parte, caiu a 10ª falta leonina no primeiro minuto da segunda metade. Novamente chamado, Carlos Nicolia optou desta vez por um remate directo e, aliando a precisão à força, desfez a igualdade. O Sporting procurou o golo, mas foi traído pelo segundo azul a Matías Platero (por segunda advertência?) quando faltava pouco mais de um minuto para jogar. Nicolia, em novo duelo com Girão, repetia a fórmula no remate directo para o 4-2 final.

Com o Benfica em vantagem, a decisão do título prossegue este domingo, às 15h, no João Rocha.

Nicolia foi o herói encarnado no jogo, com os seus dois golos de livre directo no prolongamento.
Nicolia foi o herói encarnado no jogo, com os seus dois golos de livre directo no prolongamento.

Campeonato Placard 2022/23 - Final

Benfica 4-2 Sporting (2-2, 2-0 prol) • 8.Jun

• Sporting vs. Benfica • 11.Jun, 15h

• Benfica vs. Sporting • 14.Jun, 20h

• Sporting vs. Benfica • 18.Jun, 16h (se necessário)

• Benfica vs. Sporting • 21.Jun, 20h (se necessário)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O Clássico espanhol pelo título, na despedida de Hélder

O Clássico espanhol pelo título, na despedida de Hélder

Barcelona e Liceo iniciam esta quinta-feira a disputa do título da OK Liga, à melhor de cinco. A final entre os dois clubes mais titulados de Espanha marcará a despedida dos blaugrana de Hélder Nunes, que procura dizer adeus com um triplete.