Murches pronto para manter sonho vivo

Numa histórica primeira temporada entre os maiores do Hóquei em Patins português, o Murches assegurou a manutenção. O plantel às ordens de Hugo Lourenço tem muitas mudanças, mas está pronto para novo desafio na categoria máxima.

Murches pronto para manter sonho vivo

Em 2021, Hugo Lourenço era aposta de um "desconhecido" Murches.

Caleta fora campeão nacional da II Divisão em 2018 com a equipa "B" do Benfica e reclamou algum desses campeões e outros talentos que tinham passado pelas suas mãos na formação das águias para lutar pela subida e uma inédita presença na categoria máxima do Hóquei em Patins português. O objectivo foi cumprido, somando-se também o título de campeão.

Vivia-se um conto de fadas no modesto clube do concelho de Cascais. Lutar com os grandes do futebol e os grandes do Hóquei patinado era já o concretizar de um sonho. E o Murches ainda não acordou...

A equipa de Caleta viveu algumas agruras, quiçá por ser visto como um "one hit wonder", uma daquelas equipas de ascensão brilhante, mas de rápido ocaso e regresso ao escalão secundário. Mas não seria...

A estreia na I Divisão terminou com um 9º lugar que até vale o direito desportivo à participação nas provas europeias. Foram 80 golos marcados, curiosamente mais do que o 8º (Braga, 71), mas menos que o 10º (Famalicense, 89) para 24 pontos resultado de sete vitórias e três empates. Destacaram-se as igualdades frente à Oliveirense (1-1), logo na 2ª jornada, e frente ao Sporting (5-5), em pleno João Rocha. Mas, acima de tudo, e depois de vitórias na Parede e em Paço de Arcos, o triunfo sobre o então campeão nacional Porto (3-2) que selou a permanência.

Mudanças

Para a nova temporada, são muitas as mudanças. Saem o fulcral Zé Miranda, chamado pelo Benfica depois de uma brilhante temporada, e o profícuo Tomás Cardoso, que embarca numa aventura em Itália, no Montebello. Mas saem também Bernardo Sousa, para o Paço de Arcos, e Diogo David, Miguel Feio e o guarda-redes Daniel Machial, que continuarão juntos, agora em Oeiras, provavelmente também com António Estrela. E sai o experiente Filipe Bernardino e o guarda-redes João Tigeleiro, que foi colmatando a ausência de Machial, por lesão.

Hugo Lourenço continuará a contar com Rodrigo Vieira entre os postes, com o experiente "Kuno" Santos e o jovem Tomás Teixeira (ex-CACO) como fieis escudeiros. Ficam também João Maló e Paolo Dias e um Bernardo Ramalho que foi reforço já com a pretérita temporada a decorrer.

Entre as chegadas, a mais sonante será a de Tomás Moreira, ex-Tomar, um dos melhores marcadores da pretérita temporada e reconhecido pelo seu tiro de livre directo. Ofuscará talvez a chegada de Gonçalo Nunes, ex-Paço de Arcos, maior talento da sua geração. E, aos dois, junta-se Rafael Lourenço, ex-Parede. Juntos, foram campeões da Europa de Sub-20 em 2016, em Pully.

Em Murches, vão reencontrar-se Gonçalo Nunes, Rafael Lourenço e Tomás Moreira, campeões da Europa de Sub-20 em 2016, em Pully.

Também do Parede, chega Zé Costa, a fechar um lote de contratações já anunciado pelo Record, deixando em aberto uma vaga por preencher. E essa vaga será duplamente preenchida.

Para fechar o plantel, Hugo Lourenço e o Murches garantiram André Martins e Gonçalo Nifo. André Martins ("Keke") tem 36 anos e aporta uma dose de necessária experiência a um grupo pautado pela juventude. Keke chegou a jogar na I Divisão, com Os Tigres, mas a modalidade ter-lhe-á ficado a dever outros palcos. Depois de ter representado os açorianos do Marítimo, será talvez a extensão de Caleta no grupo de trabalho.

Mais jovem, chega Gonçalo Nifo. O jogador de 20 anos representou Paço de Arcos, Sporting e Parede na recta final pelos escalões de formação, tendo participado na subida dos paredenses à I Divisão em 2021. Representou depois Alverca e, esta temporada, o Nafarros, conseguindo 22 golos na Zona Sul A da III Divisão. Num Murches em que não há juniores a que recorrer em caso de lesões, Keke e Nifo darão "largura" ao plantel, alargando as soluções de Hugo Lourenço.

Murches 2023/24

Guarda-redes: João Santos ("Kuno"), Rodrigo Vieira e Tomás Teixeira (ex-CACO)

Jogadores de pista: André Martins ("Keke", ex-Marítimo SC), Bernardo Ramalho, Gonçalo Nifo (ex-Nafarros), Gonçalo Nunes (ex-Paço de Arcos), João Maló, Paolo Dias, Rafael Lourenço (ex-Parede), Tomás Moreira (ex-Tomar), Zé Costa (ex-Parede)

Treinador: Hugo Lourenço

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny