Melhor para 'les bleus', só o título

Vice-campeã europeia e segunda selecção europeia mais bem classificada no Mundial, a França procura confirmar o melhor momento da sua história. Na missão de fazer ainda melhor, Fabien Savreux leva 12 jogadores a Sant Sadurní, oito ligados a Portugal.

Melhor para 'les bleus', só o título

É uma França que vai impondo respeito e reclamando um lugar que era cativo dos históricos Portugal, Espanha e Itália. Em 2021, no Campeonato da Europa, os gauleses foram vice-campeões, caindo apenas no prolongamento da final frente à Espanha. Em 2022, foram bronze no Campeonato do Mundo, apenas atrás de Portugal - carrasco nas "meias" - no que a selecções europeias diz respeito. Agora, em novo Europeu, os Di Benedetto (mas não só) aspiram a conseguir ainda melhor.

A federação francesa anunciou os 12 escolhidos por Fabien Savreux para o Campeonato da Europa que se realiza em Sant Sadurní d'Anoia de 17 a 22 de Julho.

Em relação ao Mundial, há a registar a ausência de Mathieu Le Roux, que já anunciara a despedida dos "les bleus", e de Baptiste Bonneau, uma das figuras maiores do vice-campeonato continental em 2021. "Entram" os guarda-redes Alain Audelin, semifinalista da Taça WSE com o Coutras, e Nicolas Chedmail e os jogadores de pista Fabien Barengo e Nathan Gefflot.

De resto, tirando as quatro novidades na convocatória em relação à selecção que conquiostou o bronze em San Juan, todos os restantes oito jogadores têm ligações a Portugal.

Pedro Chambel, filho do internacional António Chambel, nasceu e cresceu em Portugal, rumando a França em 2016. Anthony Da Costa tem raízes no distrito de Viana do Castelo. Carlo Di Benedetto é do campeão europeu Porto e Roberto Di Benedetto joga no campeão nacional Benfica. Remi Herman está no Minho desde 2018, trocando neste defeso a Juventude de Viana pelo Riba d'Ave. Antoine Le Berre representou o Marinhense esta época. O Di Benedetto que faltava no dito "Melhor Campeonato do Mundo", Bruno, será reforço da Oliveirense. E Leo Savreux chegará para o Óquei de Barcelos.

Já no próximo fim-de-semana, há teste na GoldenCAT, com Portugal, Itália e a anfitriã Catalunha. Na preparação para o Mundial, noutra GoldenCAT, os gauleses venceram a Catalunha na abertura, mas - em jeito de desforra catalã - claudicaram na final.

Depois, num novo modelo de Europeu, a França defronta, numa primeira fase que só serve para definir o emparelhamento para a fase final, Espanha (dia 17), Itália (18) e Portugal (19).

França - Europeu 2023

Guarda-redes: Alain Audelin (Coutras), Nicolas Chedmail (Ploufragan), Pedro Chambel (Saint-Omer)

Jogadores de pista: Anthony Da Costa (Noisy), Antoine Le Berre (Marinhense), Bruno Di Benedetto (Liceo), Carlo Di Benedetto (Porto), Fabien Barengo (Saint-Omer), Leo Savreux (Saint-Omer), Nathan Gefflot (La Vendéenne), Remi Herman (Juventude de Viana), Roberto Di Benedetto (Benfica)

Treinador: Fabien Savreux

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Reacção rápida e Gonçalo Neto garantido

Reacção rápida e Gonçalo Neto garantido

O Tomar não demorou a reagir à perda de Lucas Honório e já tem sucessor. O internacional jovem português Gonçalo Neto, preponderante na subida da Juventude Pacense à categoria máxima, é o escolhido.

Lucas Honório é aposta no Benfica

Lucas Honório é aposta no Benfica

Lucas Honório será chamado de volta ao Benfica para integrar o plantel principal. O internacional jovem português de 20 anos cumpriu a terceira temporada cedido ao Tomar, conquistou a Taça de Portugal e é agora aposta das águias.