Portugal volta a festejar na Catalunha
Quatro anos depois da conquista do Campeonato do Mundo, Portugal volta a ser feliz na Catalunha ao vencer a GoldenCAT. Na final, frente à Itália, Gonçalo Alves, melhor marcador e MVP da prova, esteve em destaque com três golos e uma assistência.
Falhada a conquista do Europeu em Portugal (2021) e do Mundial na Argentina (2022), a selecção portuguesa volta a sorrir na Catalunha, onde em 2019 se sagrou campeã do Mundo, com a vitória na GoldenCAT, torneio internacional reconhecido pela World Skate. Na preparação para novo Campeonato da Europa, que também decorrerá - de 17 a 22 de Julho - em terras catalãs, será um bom prenúncio para o grupo liderado por Renato Garrido?
Portugal venceu este domingo a GoldenCAT ao bater na final a Itália por 2-4, com Gonçalo Alves em particular destaque. O atacante que esteve condicionado no Mundial por lesão decidiu com três golos e uma assistência.
A vitória portuguesa começou a ser construída cedo, com pouco mais de três minutos cumpridos, no primeiro golo de Gonçalo. A meio da primeira parte, Itália teve oportunidade de igualar, mas Andrea Malagoli não conseguiu bater Xano Edo de livre directo, e, de grande penalidade, Gonçalo Alves ampliaria.
Gonçalo Alves foi o melhor marcador da prova, com sete golos nos quatro jogos realizados. E, com uma grande exibição na final, reclamou o troféu de MVP.
A Itália voltou a mostrar que, apesar de várias baixas importantes, tem de ser tida em conta e reagiu, com Davide Gavioli a reduzir perto do final da primeira parte e Giulio Cocco a igualar no arranque da segunda. Mas Gonçalo Alves voltou a desequilibrar.
A nove minutos e meio do final, um azul a Alessandro Faccin levou o goleador portista para a marca de livre directo e este não perdoou, recolocando a selecção das quinas na frente. E, quando a Itália procurava a igualdade, Gonçalo serviu João Rodrigues para o 2-4 que sentenciava a partida, e a prova, a minuto e meio do fim.
Catalunha em terceiro
No jogo de decisão dos 3º e 4º lugares, a Catalunha impôs-se à França por 7-4. Em crescendo na prova, motivado por maior rotina de conjunto, a selecção catalã chegou a uma vantagem de 4-1 no início da segunda parte. Carlo Di Benedetto, com três golos, igualou a contenda, mas faltaria frescura a uma selecção gaulesa sem Roberto Di Benedetto (voltará para o Europeu) e os catalães disparariam no marcador nos oito minutos finais.
Destaque na selecção de Jordi Camps para os golos dos "ex-portugueses" Sergi Miras (representou Sporting e Porto) e Arnau Xaus (Juventude de Viana).
Itália melhor na primeira fase
As selecções presentes na GoldenCAT conheceram os seus adversários no último e decisivo dia depois de uma primeira fase de "todos-contra-todos" em que a Itália terminou na frente da classificação.
Os italianos venceram a França por 1-2 no primeiro dia e, num segundo dia com jornada dupla e calendário de horários baralhados em relação ao que inicialmente estava previsto, a Catalunha por 0-3 e Portugal por 4-2.
Frente à selecção das quinas, a "squaddra azzurra" somaria o quarto jogo sem perder nos regulamentares 50 minutos, depois dos empates a quatro no Mundial de 2019 e no Europeu de 2021 e a dois no Mundial de Mundial 2022, mas acabaria por ver quebrada a série na final deste domingo.
Portugal já tinha o apuramento para a final garantido quando entrou em pista frente à selecção italiana. Vencera a Catalunha por 3-9, com Gonçalo Alves a assinar um hat-trick, e a França por 4-2, com João Rodrigues a bisar. Recorde-se que neste apronto para o Europeu, Renato Garrido não contou com Pedro Henriques (substituído por Diogo Alves, da Oliveirense), que tinha casamento marcado, mas o guarda-redes campeão nacional integrará agora a recta final da preparação. O Campeonato da Europa arranca a 17 de Julho em Sant Sadurní d'Anoia.
Primeira fase
• França 1-2 Itália • 30.Jun
• Catalunha 3-9 Portugal • 30.Jun
• Portugal 4-2 França • 1.Jul
• Catalunha 0-3 Itália • 1.Jul
• Itália 4-2 Portugal • 1.Jul
• Catalunha 4-3 França • 1.Jul
= 1º Itália (9 pontos), 2º Portugal (6), 3º Catalunha (3), 4º França (0)
3º e 4º lugares
• Catalunha 7-4 França • 2.Jul
Final
• Itália 2-4 Portugal • 2.Jul
Segunda-feira, 3 de Julho de 2023, 7h16