Ausência de Espanha no feminino marca Europeus de Sub-17
A ausência de Espanha do primeiro Europeu Feminino de Sub-17 é o destaque no cartaz de equipas das competições do escalão, que terão lugar em Correggio. O timing tardio de anúncio da prova não prevista, estará na base da decisão.
O primeiro Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos realiza-se de 28 de Agosto a 2 de Setembro em Correggio, Itália, em paralelo com a prova análoga, já de longa história, no masculino.
Esta primeira prova de Sub-17 femininos não estava inicialmente prevista, tendo surgido depois de ter caído a realização do Campeonato da Europa de Sub-19 Femininos, inclusivamente anunciado pela federação portuguesa a "substituir" o torneio de Sub-17 que tradicionalmente se realizava em Dezembro.
A Espanha criou um corpo técnico e trabalhou todo o ano as Sub-19 e, ao que foi possível apurar, apesar de aceitar que não se realize esse campeonato por falta de países, não entende como se faz um novo Europeu que não estava previsto em qualquer calendário e foi comunicado já com a época em Espanha terminada. E, apesar de ser - claramente - a mais forte candidata ao troféu, abdica da participação.
Sem Espanha, a prova feminina será disputada por Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal. O modelo implementado terá uma fase de todos-contra-todos de segunda-feira, dia 28 de Agosto, até sexta-feira, 1 de Setembro. No derradeiro dia, sábado, os dois mais bem classificados disputarão a final e os dois seguintes o 3º e 4º lugar.
Miúdos como os graúdos
No masculino, o modelo do Campeonato da Europa de Sub-17 espelha a fórmula do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos. Com as mesmas selecções representadas, Espanha, França, Itália e Portugal integrarão um Grupo A, ao passo que Alemanha, Andorra, Inglaterra e Suíça constituem um Grupo B.
A primeira fase, de grupos, joga-se a 28, 29 e 30 de Agosto, seguindo-se os quartos-de-final, no cruzamento dos dois grupos, no dia 31. A 1 de Setembro jogam-se as meias-finais e, no dia 2, decide-se o título.
A prova regressa a Correggio cinco anos depois da Espanha ali ter conquistado um primeiro de quatro títulos consecutivos. Portugal, vice-campeão nestas quatro edições, vai mais uma vez em busca de um troféu que não conquista desde 2017, também em Itália, mas então em Fanano.
Quarta-feira, 26 de Julho de 2023, 17h06